Graduação em Economia

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Resultados da Pesquisa

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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Luxo e sustentabilidade: uma análise das estratégias organizacionais frente as mudanças no comportamento do consumidor
    (2019) Oliveira, Mariana Venturim de
    Sustentabilidade tem se tornado o principal tema nas últimas décadas e o maior desafio para as empresas do setor de luxo. Essa pesquisa visa analisar como as empresas de luxo reportam seu posicionamento frente ao desafio da sustentabilidade. Em particular, examina a mudança observada pela literatura no comportamento do consumidor, que converge para um patamar mais sustentável, e as atitudes das companhias em relação a esse novo comportamento através da análise de relatórios de sustentabilidade divulgados pelas companhias do setor, com foco nos grupos LVMH Moët Hennessy-Louis Vuitton SE (LVMH), Kering SA (Kering) e Hermès International SCA (Grupo Hermès). Estudos já sinalizaram que o posicionamento do consumidor perante sustentabilidade é diferente para o mercado da moda e ainda mais peculiar quando fragmentado pelo setor de luxo, o que leva as companhias a tomarem atitudes diferentes daquelas observadas no mercado da moda.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Investigando a influência da música na percepção do consumidor quanto ao seu retorno à lojas de departamento popular
    (2019) Schiphorst, Ianê Kamoi
    O presente trabalho tem como principal objetivo verificar a percepção do consumidor quanto à influência da música sobre o seu retorno à lojas de departamento popular. Sabe-se que a música pode atuar como influenciadora de impressões sobre marcas/experiências e novas aquisições, logo, o que se busca descobrir, neste trabalho, é o quão relevante esta pode ser para o consumidor em termos de percepção quanto à decisão de retorno a um determinado estabelecimento de compra. A pesquisa foi conduzida por meio do método de questionário e após coleta de dados, estes foram dispostos em um modelo de regressão linear simples que, após condução de teste de normalidade dos dados, teve seus parâmetros validados com o objetivo de alcançar resultados relevantes.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Pirataria no Brasil: fatores de influência do comportamento do consumidor
    (2015) Fernandes, Daniel Cappellette Monteiro
    A pirataria tem crescido muito nos últimos anos em todo mundo, incluindo o Brasil. A prática está presente no cotidiano da maioria dos brasileiros e atingem diversos agentes na sociedade. O presente estudo tem como objetivo estudar o comportamento do consumidor de produtos piratas e assim identificar quais os fatores de influência que afetam as chances de consumo de cada indivíduo comprar ou não produtos piratas. Para isso foi elaborada uma pesquisa na cidade de São Paulo e via internet a fim de coletar uma base de dados para estimar um modelo econométrico logit que capta exatamente as chances de consumo dos indivíduos a partir das suas características e motivações pessoais. Os resultados obtidos nos mostram que os indivíduos que se motivam a consumir produtos piratas pela relação custo/benefício são os que têm maior chance de consumo, seguido pelos que se motivam pela facilidade de acesso e pelo desejo pessoal de ter certo produto em relação aos que não possuem tais motivações. Observou-se ainda uma menor chance de consumo para aqueles que disseram acreditar que os produtos piratas têm má qualidade e uma menor chance de consumo para cada ano a mais de vida de uma pessoa.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Pirataria de música digital: uma análise do consumidor
    (2009) Alvim, Bruno Canongia Baeta
    Esse trabalho analisa a conjuntura da pirataria e do consumidor de música digital , através do estudo da história da pirataria musical e da Web 2.0, aliada a uma pesquisa de opinião realizada com estudantes universitários, para descobrir o que a indústria musical poderia fazer para diminuir esse tipo de pirataria, ou ao menos aumentar suas receitas com a nova realidade, baseada no que o estudante universitário, consumidor de downloads ilegais, pensa a respeito desse tema, e quais as características de modelos de venda de música digital que podem atraí-lo para esse consumo. Os resultados da pesquisa e das análises do autor mostram que as características legalidade, facilidade no download e popularidade do modelo de venda de música digital são importantes para esse consumidor e têm uma relação positiva com o fato de uma pessoa, na amostra pesquisada, admitir a possibilidade aumentar seu consumo de downloads legais. Além disso, uma atenção especial também deve ser dada a outras características, como a segurança nas transações.
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    Trabalho de Conclusão de Curso
    Análise do perfil do consumidor de microcrédito em uma instituição financeira privada brasileira em 2012
    (2013) Malerman, Thaís Jarcober
    O objetivo desse trabalho é traçar o perfil do consumidor de microcrédito produtivo orientado no Brasil. A amostra é constituída por 6907 clientes de uma instituição privada brasileira no ano de 2012. Além de uma análise de estudos passados do perfil do tomador, também são levantados aspectos econômicos do microcrédito, como efeitos nas sociedades de uma forma geral, nos tomadores e também especificamente no gênero feminino. Quatro modelos econômicos são estimados – via Mínimos Quadrados e Probit - com o objetivo de traçar o perfil do tomador. Os resultados apontam maior relevância para as variáveis que representam formalidade do empreendimento, tempo de experiência no ramo, escolaridade e gênero.