Graduação em Economia

URI permanente para esta coleçãohttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3247

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Corporate Venturing como ferramenta de inovação: um estudo de caso sobre a Accenture Ventures
    (2023) Jayme, Eric Wollmann Zornig
    A inovação tem se mostrado uma área crítica na estratégia de várias empresas ao longo das últimas décadas. Recentemente, várias corporações tem optado pela estruturação de fundos de corporate venturing para que sejam capazes de se adaptar mais rapidamente a mudanças de mercado. A importância do tema é evidenciada ao considerar o crescimento na quantidade de empresas investindo na estruturação desse tipo de fundo, assim como os valores investidos globalmente em startups nos últimos anos. Entretanto, existem uma série de desafios neste tipo de investimento e muitas corporações ainda se mostram pouco preparadas para desenvolverem suas iniciativas de inovação, o que aponta para a necessidade de mais pesquisa acerca do tema. O foco deste estudo foi a Accenture Ventures, braço de corporate venture capital da Accenture. Este estudo tem o objetivo de avaliar a estratégia de inovação adotada pela Accenture Ventures e identificar os principais desafios e aprendizados que possam guiar a estruturação de novas iniciativas similares
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Inovação por meio de Corporate Venture Capital: Estudo de Caso do Magazine Luiza
    (2022) Martins, Lucas Ávila
    O processo de investimento em novas empresas por firmas já estabelecidas, conhecido como Corporate Venture Capital (CVC) demonstra-se cada vez mais relevante no ambiente de negócios. Nesse sentido, observa-se o crescimento dessa prática em diferentes regiões do mundo se deve a constante necessidade de inovação das empresas de forma a manter suas vantagens competitivas e comparativas no longo prazo. No entanto, nota-se que a literatura atual sobre o tema é escassa, em particular ao considerar estudos do caso brasileiro, visto a intensificação apenas recente desse processo e a dificuldade na obtenção dos dados. Dessa forma, pouco se entende como a prática de Corporate Venture impactam as empresas e as startups no Brasil, especialmente em relação a contribuição na inovação. Neste sentido, este estudo busca entender o processo de investimento em CVC e avaliar como isso é estruturado dentro de uma organização, por meio de uma análise do caso do Magazine Luiza, que se posicionava como a maior varejista em valor de mercado no final de 2021. Dessa forma, busca-se observar quais resultados os investimentos trouxeram para a empresa analisada e como ela desempenhou frente aos seus concorrentes. Esse caso foi escolhido dada a posição da empresa como referência no mercado no quesito de inovação, sendo então um possível benchmark para os demais players e para empresas de outras indústrias.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Corporate Venture Capital em Banking no Brasil: um Estudo de Caso sobre o BoostLAB
    (2022) Perin, João Felipe Pianna
    A inovação é uma área crítica para a determinação de vantagem competitiva de empresas. Nas últimas décadas, algumas corporações optaram por adotar modelos de Corporate Venturing, em que se estreita o relacionamento com startups de interesse, ocasionalmente na forma de investimentos, na configuração de Corporate Venture Capital. A importância da estratégia se torna evidente ao avaliar o valor investido e o número de aquisições feitas nesse tipo de modelo, ambos com um marcante crescimento no período recente. Apesar do grande volume movimentado em países desenvolvidos, o mercado brasileiro deste tipo de investimento ainda se mostra incipiente, o que evidencia a necessidade de pesquisa local sobre o tema. Destaca-se, como área de interesse, o setor financeiro, que aborda o maior número de fundos nesse sentido e mostra grande potencial de disrupção, como já observado pelas mudanças causadas por novas regulações e novos modelos de negócio. Como foco do estudo, foi escolhido o BoostLAB, braço de corporate venturing do BTG Pactual. Este estudo se propõe a compreender quais foram os fatores determinantes para o sucesso do programa de corporate venture capital desenvolvido pelo BTG Pactual e quais os principais aprendizados que podem ser aplicados a outras iniciativas similares.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Como o Magazine Luiza cresce por meio de investimentos em startups
    (2021) Nelson Bezerra da Silva Filho
    O objetivo do presente estudo é apresentar o conceito de Corporate Venture Capital a partir do estudo de caso da Magazine Luiza de como a corporação aplicou boas práticas e desenvolveu novos negócios de forma inovadora e, consequentemente, atingiu objetivos estratégicos e financeiros de modo a gerar valor aos acionistas. Após analisar a evolução do contexto estratégico da Magazine Luiza, posicionamento nos projetos de inovação, aquisições de startups de diferentes verticais de negócios adjacentes ao core business para agregar valor ao seu ecossistema e os resultados operacionais, podemos formular a hipótese de que a corporação obteve sucesso na estratégia de inovação e geração de valor.