Graduação em Economia
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Trabalho de Conclusão de Curso Inovação por meio de Corporate Venture Capital: Estudo de Caso do Magazine Luiza(2022) Martins, Lucas ÁvilaO processo de investimento em novas empresas por firmas já estabelecidas, conhecido como Corporate Venture Capital (CVC) demonstra-se cada vez mais relevante no ambiente de negócios. Nesse sentido, observa-se o crescimento dessa prática em diferentes regiões do mundo se deve a constante necessidade de inovação das empresas de forma a manter suas vantagens competitivas e comparativas no longo prazo. No entanto, nota-se que a literatura atual sobre o tema é escassa, em particular ao considerar estudos do caso brasileiro, visto a intensificação apenas recente desse processo e a dificuldade na obtenção dos dados. Dessa forma, pouco se entende como a prática de Corporate Venture impactam as empresas e as startups no Brasil, especialmente em relação a contribuição na inovação. Neste sentido, este estudo busca entender o processo de investimento em CVC e avaliar como isso é estruturado dentro de uma organização, por meio de uma análise do caso do Magazine Luiza, que se posicionava como a maior varejista em valor de mercado no final de 2021. Dessa forma, busca-se observar quais resultados os investimentos trouxeram para a empresa analisada e como ela desempenhou frente aos seus concorrentes. Esse caso foi escolhido dada a posição da empresa como referência no mercado no quesito de inovação, sendo então um possível benchmark para os demais players e para empresas de outras indústrias.Trabalho de Conclusão de Curso Corporate Venture Capital em Banking no Brasil: um Estudo de Caso sobre o BoostLAB(2022) Perin, João Felipe PiannaA inovação é uma área crítica para a determinação de vantagem competitiva de empresas. Nas últimas décadas, algumas corporações optaram por adotar modelos de Corporate Venturing, em que se estreita o relacionamento com startups de interesse, ocasionalmente na forma de investimentos, na configuração de Corporate Venture Capital. A importância da estratégia se torna evidente ao avaliar o valor investido e o número de aquisições feitas nesse tipo de modelo, ambos com um marcante crescimento no período recente. Apesar do grande volume movimentado em países desenvolvidos, o mercado brasileiro deste tipo de investimento ainda se mostra incipiente, o que evidencia a necessidade de pesquisa local sobre o tema. Destaca-se, como área de interesse, o setor financeiro, que aborda o maior número de fundos nesse sentido e mostra grande potencial de disrupção, como já observado pelas mudanças causadas por novas regulações e novos modelos de negócio. Como foco do estudo, foi escolhido o BoostLAB, braço de corporate venturing do BTG Pactual. Este estudo se propõe a compreender quais foram os fatores determinantes para o sucesso do programa de corporate venture capital desenvolvido pelo BTG Pactual e quais os principais aprendizados que podem ser aplicados a outras iniciativas similares.Trabalho de Conclusão de Curso O impacto da crise econômica de 2008 no investimento em inovação das empresas: uma análise agregada por países.(2021) Quadros, Tiago BarianiO trabalho busca abordar o tema do investimento em inovação das empresas em períodos de crises econômicas, mais especificamente a crise de 2008, de forma a entender como esta variável se comporta durante e após a crise em comparação com o período anterior a ela, portanto se tratando de um event study. Através de uma análise dos dados de patentes submetidas ao WIPO por países como proxy para o investimento em inovação por ano das empresas, espera-se ser possível identificar qual o padrão seguido por dois grupos de países, os grandes (em termos de inovação, PIB e capitalização de mercado das empresas) e os países menores, durante momentos turbulentos, podendo esse ser favorável à hipótese de acumulação criativa ou favorável à hipótese de destruição criativa. Por meio da utilização destes dados em painel com efeitos fixos, possibilitando a captura efeitos fixos de cada país em cada instante de tempo, o resultado esperado era de que o padrão de acumulação criativa se mostraria presente, com países grandes se beneficiando e aumentando a disparidade em relação ao outro grupo. Porém o resultado obtido trouxe evidências contrárias à essa hipótese, indicando que países menores aproveitam o momento de crise para inovar e crescer, como previsto no modelo de destruição criativa.Trabalho de Conclusão de Curso Fintechs: história e oportunidades do mercado bancário na era digital(2021) Maria Fernanda Ferreira LisboaA relação entre tecnologia e mercado financeiro é datada de 1866, quando a primeira transmissão de informações financeiras entre fronteiras ocorreu e, desde então – mas notadamente a partir das duas últimas décadas do século passado -, a digitalização foi algo presente entre os bancos tradicionais. No entanto, somente após a crise americana do subprime (modalidade de financiamento sem efetiva garantia) em 2008 e do significativo avanço da tecnologia, foi que, de fato, um novo agente surgiu entre os bancos, as chamadas fintechs. Com a maior regulamentação a que os bancos estão expostos e com a queda de confiança gerada pela crise, o cenário foi propício para que as fintechs surgissem, trazendo não somente mais tecnologia, mas, também, novos produtos e formas diferentes de atendimento, os quais chamaram atenção dos consumidores no mundo inteiro, inclusive no Brasil. Muitos acreditam que esta seja uma grande ameaça e que a era dos grandes bancos vai chegar ao fim. Por outro lado, vários autores argumentam que esta pode ser uma grande oportunidade para que fintechs e bancos unam forças e gerem sinergias para conquistar o mercado.