Mestrado Profissional em Administração

URI permanente para esta coleçãohttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3239

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 18
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Tipos de relacionamento (produtor-indústria) e desempenho na indústria de celulose
    (2015) Godoy, Renan Okumura Germiliano
    O presente trabalho analisa os tipos de relacionamento (produtor-indústria) e desempenho na indústria de celulose. Nesse segmento há desde modelos integrados verticalmente até operações praticamente baseadas no mercado, na qual, procurou-se avaliar as respectivas características, diferenças na produtividade, e, se a escolha dos modelos teve fundamentos na teoria dos custos de transação. Para o desenvolvimento do trabalho, foram utilizados dados de 2013 da empresa-alvo e realizadas análises descritivas e estatísticas através da análise multivariada da variância (MANOVA) e regressão linear múltipla via modelo de equações simultâneas. Em uma das unidades da empresa-alvo, os resultados indicam elevação do Δ produtividade em tipos de relacionamento em direção à integração vertical na qual, pode ser explicado pelo maior grau de modernidade em equipamentos e processos em modalidades mais verticalmente integradas. Entretanto, os resultados indicaram influência parcial da teoria dos custos de transação na escolha dos tipos de relacionamentos face às características das fazendas. O trabalho procura evoluir na identificação do balanço mais efetivo entre integração vertical e terceirização para alavancar benefícios e reduzir custos, na qual, os resultados apresentam ganhos em modalidades mais integradas verticalmente, porém, tendo a ressalva em não desconsiderar potenciais benefícios em futuras negociações (acordos com valores abaixo da referência utilizada) em tipos de relacionamentos próximos da plena terceirização.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Aderência às práticas de gestão operacional e desempenho das unidades produtivas de uma empresa de manufatura
    (2015) Pecoral, Milena Stevaux
    Recentemente, as práticas de gestão operacional foram consideradas como parte da explicação das diferenças de desempenho entre as empresas, já que apenas a adoção de inovações tecnológicas ou investimentos em ativos não eram mais suficientes para explorar parte significativa dessas diferenças. Os estudos empíricos da área de operações têm se concentrado na identificação das melhores práticas operacionais que afetam o desempenho das empresas para que as mesmas possam adaptar sua gestão para alcançar seus objetivos de lucratividade. A questão que tem recebido menos atenção, entretanto, é o quanto a aderência às práticas operacionais pode ou não afetar o desempenho das empresas e não somente sua existência no ambiente organizacional, na tentativa de entender a relação da aderência às práticas operacionais e seus impactos no desempenho médio das empresas. Para esse fim, utilizou-se uma base de dados secundária disponibilizada por uma empresa de grande porte do setor de manufatura, com dados de diferentes unidades produtivas ao longo dos anos de 2012 a 2015. Primeiro, testou-se os impactos no desempenho médio operacional das empresas quanto a aderência às práticas operacionais, a variabilidade do desempenho e uma combinação das duas por meio de análise de variâncias (ANOVA). De forma complementar, identificaram-se as práticas de gestão operacional que levam a um maior desempenho médio das empresas, mostrando quais aderências às práticas de gestão operacional explicam o desempenho das empresas com alto desempenho constante e das empresas que melhoraram seu desempenho ao longo do período estudado. Conclui-se que as empresas com maior aderência às práticas de gestão operacional possuem maior desempenho e menor variabilidade de desempenho e são capazes de sustentá-lo ao longo do tempo.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Estratégia operacional, nível de terceirização e desempenho da firma: evidências do setor moveleiro
    (2014) Mendes, Gilson Pereira
    Este trabalho tem por objetivo geral analisar o uso e o impacto da terceirização e das estratégias operacionais de custo, qualidade, flexibilidade, pontualidade, inovação (fatores competitivos) no desempenho das empresas. Os objetivos específicos podem ser divididos em 3 tópicos. Primeiro, verificar se a adoção de determinada estratégia operacional (fatores competitivos) afeta o nível de terceirização da empresa. Segundo, verificar se o nível de terceirização da empresa afeta o seu desempenho operacional (objetivos de desempenho – produtividade, custo, rapidez, inovação, flexibilidade, pontualidade e qualidade) e o seu desempenho global, neste estudo medidos através de medidas de produtividade (faturamento / número de funcionários e, faturamento / valor dos ativos) e de crescimento (percentual do faturamento). Terceiro verificar se o nível de terceirização da empresa, moderado pelos fatores competivivos afeta o seu desempenho operacional (objetivos de desempenho) e o seu desempenho global e crescimento percentual do faturamento. Para desenvolver o estudo empírico é utilizada uma base de dados secundária, desenvolvida pelo Projeto CNPq (Processo 404818/2012-9), cuja amostra é composta por 75 empresas do setor moveleiro de quatro arranjos produtivos brasileiro. A técnica estatística utilizada neste estudo é a análise de regressão múltipla. Os resultados das análises não indicam uma relação direta e significativa para nenhum dos três tópicos levantados. Entretanto foram observados alguma relação entre a terceirização e alguns dos objetivos de desempenho, por exemplo, a produtividade. Resultado sugere que a empresa que terceiriza mais é mais produtiva. Observa-se que o setor moveleiro é bem vericalizado e tem baixo nível de terceirização.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Gestão da Capacidade: lidando com a incerteza e a variabilidade de uma central de atendimento
    (2019) Costallat Filho, Vicente Ferrão
    Esta pesquisa tem como objetivo sugerir práticas de gestão da capacidade em serviços para empresas que lidam com a variação da demanda e com a incerteza. Para tanto foi realizado um estudo de caso em uma empresa do mercado financeiro. A metodologia utilizada foi a de Design Research Methodology (DRM), dividida em três fases: esclarecimento da pesquisa (1), análise descritiva (2) e análise prescritiva (3). Na fase de esclarecimento da pesquisa (1) é explorado o que a literatura diz a respeito da Gestão da Capacidade com foco principalmente em centrais de atendimento. Na segunda fase (2), uma análise descritiva esclarece a situação e destaca os fatores que são determinantes, por meio das análises do comportamento das chamadas e com entrevistas em profundidade com os funcionários e clientes. Por fim, na terceira fase (3) é sugerido intervenções que estão organizadas nas perspectivas por processo, por tecnologia e por pessoas. Acredita-se que tais intervenções estimulem a empresa a ter uma gestão melhor da capacidade para lidar com as variações da demanda e com a incerteza.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Operações no varejo omnichannel: os impactos do buy-online-and-pickup-in-store nas lojas físicas
    (2019) Oliveira, Fernanda Marinuzzi de
    Na última década, o surgimento de novas tecnologias digitais estreitou os mundos físicos e digitais e mudou o comportamento do consumidor que passou a transitar de forma intercambiável e simultânea entre esses dois mundos. Envoltas nesta conjuntura, empresas varejistas foram motivadas a se transformar para o chamado varejo omnichannel, modelo de operação que integra os canais e permite aos clientes experiência consistente e fluída entre eles. Uma das estratégias de omnichannel utilizada é chamada de buy-online-pick-up-in-store, (BOPS) em que o varejista permite que seus clientes comprem no canal online e retirem os produtos nas lojas físicas. Contudo, a execução desta estratégia exige grande esforço da operação, principalmente das lojas físicas. Mas, até que ponto as lojas físicas se beneficiam dessa estratégia? Este estudo teve como objetivo entender os impactos da estratégia BOPS no desempenho das lojas físicas. As duas hipóteses principais que norteiam esta pesquisa são a de que as transações de BOPS impactam positivamente as vendas das lojas físicas e a de que os clientes BOPS quando vão retirar seus produtos nas lojas fazem compras adicionais nelas, denominado crosssell entre canais. Para aprofundamento, foi verificado ainda se a visão da disponibilidade imediata do produto em loja pelo cliente online modera as hipóteses principais e, também, foi verificado se a satisfação do cliente com a loja tem efeito moderador nas hipóteses principais. Os resultados obtidos indicaram que as transações de BOPS impactam positivamente as vendas das lojas físicas e que clientes BOPS compram itens adicionais nessas lojas. Também, foi possível verificar que permitir a visão de disponibilidade imediata do produto na loja para o cliente do canal online, impacta negativamente os clientes BOPS comprarem itens adicionais nas lojas. Em complemento, foi possível constatar que o efeito de BOPS nas vendas das lojas sofre influência da satisfação do cliente com a loja. Esta pesquisa contribui para a literatura existente ao apresentar de forma empírica os impactos desta estratégia de varejo omnichannel na operação do varejo além de contribuir para práticas gerenciais informando às empresas da importância e dos ganhos associados à implantação do BOPS para o aumento das vendas das lojas, para o cross-sell entre canais, além de apresentar os impactos da satisfação dos clientes e da visão da disponibilidade de estoque no canal online nesta operação.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Qualidade no atendimento e eficiência de vendas: necessariamente um trade-off?
    (2018) Horovitz, Matheus Novaes Campello
    Este trabalho investiga o efeito da qualidade do atendimento, dos incentivos e sua contrapartida na eficiência de vendas em equipes operacionais. Em específico, foi analisado a elasticidade das vendas em relação à qualidade do atendimento prestado além de se estudar a sensibilidade destas mesmas vendas em relação aos incentivos diretos. Como proxy da qualidade dos serviços prestados foi utilizada o tempo médio de atendimento. Dentre as principais conclusões do trabalho está a constatação de uma evolução nos níveis de eficiência de venda devido a uma melhora na qualidade do serviço prestado. O estudo se baseia no método de análise de dados em painel.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Cadeia serviço-lucro: análise em uma empresa de manutenção de equipamentos
    (2016) Rocha, Alan Gil Carneiro
    A crescente importância do setor de serviços na composição do PIB mundial, tem estimulado seu desenvolvimento e diversificação, principalmente com adventos das modernas tecnologias que vão surgindo a cada ano. Este desenvolvimento do setor também tem sido puxado pela concorrência entre as empresas e pela crescente exigência dos clientes que passaram a compreender sua importância na cadeia de consumo. Torna-se evidente que uma boa gestão da operação é fundamental para se manter em constante evolução, sempre alinhado com as necessidades do mercado e com a estratégia corporativa. Com o crescimento das exigências dos clientes, a gestão da qualidade tem ganhado destaque na estratégia das empresas, a dimensão tomada pela busca pela qualidade pode ser vista nos complexos sistemas de qualidade existentes e outras inúmeras ferramentas que vêm sendo desenvolvidas ao longo dos anos. Nesta busca por uma qualidade cada dia melhor, algumas empresas perceberam que a qualidade do serviço entregue ao cliente é bastante influenciada pela satisfação com que seus funcionários trabalham. Esta descoberta mudou a maneira como muitas empresas administram o ambiente de trabalho, visando aumentar a satisfação de seus funcionários e assim agregar valor no serviço entregue, consequentemente, aumentando a satisfação e lealdade de seus clientes. De acordo com alguns estudos, este investimento vale a pena, já que a satisfação do cliente traz retorno financeiro sustentável para as companhias. Com base na teoria da Cadeia Serviço-Lucro, este trabalho estudou a aplicação das relações entre fidelidade da equipe, qualidade, satisfação do cliente e resultado financeiro, no mercado brasileiro, especificamente no ramo de manutenção de equipamentos. Para avaliar estas relações, foi utilizada uma base de dados fornecida pela empresa, contendo informações de suas unidades de negócios no período transcorrido de 2011 a 2014. Primeiramente, foram utilizadas regressões para avaliar se, efetivamente, as relações descritas pela Cadeia Serviço-Lucro se aplicavam à empresa em questão. Em um segundo momento, com base nas variáveis da Cadeia Serviço-Lucro, foram avaliadas as diferenças entre as unidades de negócio com melhor e pior desempenho, a fim de se entender em que elas se diferenciavam.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Relacionamento B2B: investir no nível de serviço ou em Programa Fidelidade? Uma análise de uma indústria brasileira
    (2017) Santin Neto, Domingos
    Este trabalho tem como objetivo investigar os efeitos de um programa de fidelidade B2B e da qualidade de serviço nas vendas de uma empresa da indústria brasileira que atua na produção e distribuição de uma commodity. O estudo foi realizado com dados secundários estruturados em um painel mensal de 2 anos, utilizando regressão multivariada de efeitos aleatórios, com o histórico de 13.367 clientes da empresa alvo do trabalho, totalizando 320.808 observações. Resultados indicaram que tanto o programa de fidelidade B2B quanto a qualidade de serviço possuem uma influência direta positiva no volume comprado no período seguinte, sendo o efeito direto da qualidade de serviço apresenta maior intensidade do que o do programa de fidelidade, além da existência de um efeito moderador da qualidade de serviço sobre o programa de fidelidade e o volume anterior.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    O impacto das práticas de manutenção no desempenho de linhas produtivas
    (2017) Braga, Marcelo Ikaro C. M.
    Melhores práticas de gestão operacional são perseguidas por todas as empresas para obtenção de vantagem competitiva e para que funcione como alavanca adicional aos recursos da companhia. Estudos apontam a necessidade de alinhamento as práticas operacionais e a aderência aos padrões de funcionamento, porém não exploram com profundidade os efeitos dessa aderência no desempenho das empresas. O trabalho teve enfoque nas práticas operacionais de manutenção e o impacto no desempenho (OEE) das linhas produtivas, para tal utilizamos uma base de dados secundária com informações de 29 plantas produtivas entre os anos de 2012 e 2015. Identificamos as práticas de manutenção mais relevantes para o desempenho (OEE), posteriormente clusterizamos as práticas em conjuntos de práticas de manutenção (corretiva, preventiva e preditiva) passamos a analisar o impacto do conjunto de práticas no desempenho (OEE). Adicionalmente estudamos a influencia das práticas de manutenção na variabilidade do desempenho (OEE) das plantas. Todos os conjuntos de práticas de manutenção são relevantes para o desempenho (OEE), quanto a variabilidade de desempenho (OEE) plantas mais aderentes as práticas de manutenção possuem desempenho (OEE) mais estável, sendo as plantas que possuem o conjunto de praticas de manutenção corretiva o mais relevante. Por fim, estudamos a influencia que práticas de pessoas associadas aos conjuntos de práticas de manutenção teriam sobre o desempenho (OEE), bem como na variabilidade do desempenho (OEE) das plantas. Como resultado obtivemos que as praticas de pessoas não influencia no desempenho (OEE) de forma geral, porém quando associadas de forma segregada aos conjuntos de praticas de manutenção corretiva e preventiva influenciam o desempenho (OEE). De forma similar, ocorre para a influencia da prática de pessoas na variabilidade de desempenho (OEE), onde foi possível identificar influencia relevante.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Agendamento em centros cirúrgicos: salvando vidas, matando hospitais
    (2017) Zacchi, Marcelo Liguori
    O centro cirúrgico (CC) é uma área hospitalar de operação extremamente complexa, custosa, cujo funcionamento impacta uma variedade de interesses dos mais diversos atores - pacientes, médicos, enfermeiros, auxiliares, fornecedores, prestadores de serviço e gestores. O conflito desses interesses acarreta, dentre outros efeitos negativos, atrasos em cirurgias, gerando perdas financeiras e de recursos para a instituição. Este estudo busca fundamentalmente otimizar a utilização de um centro cirúrgico por meio da racionalização do processo de agendamento cirúrgico. Lançando mão de um estudo de caso com experimentação numérica, de natureza exploratória e indutiva, elaborou-se modelos que racionalizam e otimizam a atividade de agendamento cirúrgico sob a perspectiva dos conceitos e premissas da Teoria da Corrente Crítica (TCC). Os dados secundários são constituídos de uma robusta base de dados referente a um ano de operação do CC de um hospital reconhecido pela sua excelência, enquanto dados primários são oriundos de análises de campo (entrevistas informais com atores do CC). As análises desse conjunto de dados foram elaboradas abordando-se princípios e definições de Dinâmica dos Sistemas (DS) e Simulação de Eventos Discretos (SED). A Dinâmica de Sistemas (DS) ajudou a explicar o fenômeno, suas origens e relações de causa e efeito. Por meio da SED simulou-se modelos de agendamento idealizados no software dedicado ARENA® 15. Pôde-se observar que as ações baseadas na TCC incrementam os resultados do CC, reduzindo os procedimentos atrasados em 38% e a duração dos atrasos em 37%. Os efeitos das ações fundamentadas na TCC são potencializados fomentando-se a demanda por cirurgias em horários específicos. A implementação de políticas que estimule a pontualidade médica e a otimização de procedimentos internos intensificam a melhoria dos resultados.