Mestrado Profissional em Administração
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Dissertação Cadeia de Suprimentos de Alimentos em Áreas de Baixa Renda: um estudo classificatório das áreas de Favelas na cidade de São Paulo(2021) Alves, Raquel Carolinne FreitasIntrodução – A abordagem sobre o contexto mundial atual em relação à qualidade alimentar e consequências futuras na saúde e políticas públicas, chama a atenção para a importância de praticar uma dieta equilibrada no presente. O ambiente alimentar influencia o indivíduo nas decisões alimentares, porém em áreas urbanas, em especial nas de baixa renda, carece-se de um ambiente alimentar estimulador do consumo de alimentos minimamente processados. Por trás disso, a infraestrutura urbana tem papel viabilizador e impacta toda a cadeia de suprimentos alimentar para fazer com que alimentos In Natura cheguem até esses locais. Objetivo – Agrupar as áreas de favela do município de São Paulo em termos de ambiente alimentar e infraestrutura urbana. A partir disso, apoiar o gestor logístico e de políticas públicas na busca por soluções para aumentar a presença de alimentos minimamente processados nesses locais. Métodos – Pesquisa quantitativa, com aplicação do método de clusterização k-means. Resultados – Foram realizadas três clusterizações e cada uma resultou em quatro clusters: 1) Ambiente alimentar das áreas de favela; 2) Infraestrutura urbana das áreas de favela; e 3) Infraestrutura urbana das favelas do município de São Paulo. Conclusão – Áreas de favela com melhor cobertura de infraestrutura urbana apresentam um ambiente alimentar com mais acesso a alimentos In Natura, no geral. Contudo, existem especificidades micro-regionais que também podem influenciar a maior ou menor presença de alimentos minimamente processados, mesmo em locais de alta ou baixa infraestrutura.- Fatores que influenciam o atraso em projetos: Análise de um bureau de crédito brasileiro(2023) Costa, Douglas Pulini daOs projetos desempenham um papel crucial na implementação da estratégia organizacional, traduzindo-a em resultados concretos. O atraso na conclusão dos projetos pode ter impactos diretos no desdobramento da estratégia, resultando em atrasos na geração de valor para seus clientes. Compreender os fatores relacionados ao atraso em projetos pode trazer benefícios tangíveis às organizações, evitando ou minimizando a ocorrência de atrasos e proporcionando vantagens competitivas. Este estudo adotou uma abordagem dedutiva e utilizou a base de dados de uma única organização do segmento de bureau de crédito que é uma referência no mercado brasileiro. Foi empregado um método quantitativo, com análise de dados utilizando o modelo de regressão censurada ou modelo de regressão com variável dependente limitada. Os resultados revelaram que solicitações de mudanças durante a implementação dos projetos têm um impacto direto e positivo no atraso, ou seja, aumentam o atraso. Por outro lado, comunicação frequente e a longevidade na organização dos líderes do projeto impactam negativamente os atrasos. Além disso, observou-se que a adoção de uma abordagem híbrida de gestão de projetos modera a relação entre a comunicação e o tempo de experiência da liderança do projeto, resultando em um impacto negativo no atraso. Essas descobertas abrem possibilidades para explorar fatores secundários, como o tipo e o perfil de liderança nos projetos, bem como o uso de métodos híbridos para potencializar a geração de valor na entrega dos projetos, mitigando possíveis atrasos.
Dissertação Transformação digital em empresas do agronegócio brasileiro: quais são os desafios e o papel da área de TI nesta jornada?(2021) Munhoz, Vainer TadeuQuais são os desafios da transformação digital (TD) que as empresas do agronegócio brasileiro enfrentam atualmente? Qual é o papel e quais são os desafios das áreas de tecnologia da informação (TI) nesta jornada de transformação dessas empresas? Atualmente, o setor agrícola brasileiro enfrenta o desafio de operar sob intensa e complexa regulação de preços dada pelo mercado das comódites agrícolas, com elevados custos, face às inúmeras ineficiências dos sistemas de produção no campo, em que a TD se apresenta como uma oportunidade de diferenciação. Assim, com base em evidências, a partir de 18 entrevistas em empresas desse importante setor econômico brasileiro, o objetivo deste estudo é investigar os desafios dessas empresas e o papel das áreas de TI atrelados à capacidade de realizar a transformação digital. Ao pesquisar e validar as teorias de TD, indústria 4.0, sistemas de informação, governança de TI, estratégias de negócios, capacidades dinâmicas de gerenciamento e conhecimento de TI com a capacidade de realizar a TD digital a partir de 16 empresas, compartilha-se uma série de desafios práticos derivados desses conceitos revisados na literatura. Sugere-se que, para ocorrer a TD, as empresas do agronegócio brasileiro enfrentem desafios distintos, de naturezas internas e externas tais como escassez de talentos digitais e conectividade no campo respectivamente. Além disso, que as áreas de TI também enfrentem sua adversidades e seus próprios desafios particulares para suportar adequadamente a TD nas respectivas empresas. Dessa forma, este estudo faz uma contribuição para a prática ao apresentar um conteúdo em um formato capaz de oferecer um entendimento de como os desafios da TD ocorrem nos ambientes das empresas avaliadas. Os resultados deste estudo contribuem também para a literatura de sistemas de informação, governança corporativa e para a prática profissional.Dissertação Como a incerteza gerada pela pandemia da covid-19, afeta o comportamento de compras da indústria: o caso de uma empresa do setor de alimentos(2021) Medeiros, Rogério deO cenário de pandemia global, no início de 2020, materializado em decorrência do surgimento da “COVID-19” (ou SARS-CoV-2, popularmente chamada de ‘Coronavírus’), impôs uma série de restrições a toda a população com a decretação de lockdown (fechamento ou restrição de acesso aos mais diversos estabelecimentos como escolas, restaurantes, cafés, academias, dentre outros) e necessidade do distanciamento social, gerando nas pessoas a necessidade da busca por novas formas de acessá-los. Isso tudo obrigou as empresas a se adequarem e a ampliarem o formato de oferta dos seus produtos e serviços. A reboque da pandemia, com o desconhecimento dos seus impactos e consequências, veio a incerteza, que afetou diretamente as mais diversas cadeias de suprimentos, assim como todas as empresas nelas inseridas. Enquanto essas cadeias enfrentavam interrupções significativas a montante (upstream), interrupções significativas eram causadas também à jusante (downstream), decorrentes de fatores como, por exemplo, compras em pânico, ocasionando estoques de alimentos em excesso. A partir disto, e como um efeito indireto dessas interrupções de fornecimento das cadeias de suprimentos, o comportamento de compras da indústria também acabou sendo impactado. Desta forma, este estudo tem como objetivo geral responder como a incerteza gerada pela pandemia, e a pandemia em si, afetaram o comportamento de compras da indústria: o tamanho dos pedidos, a frequência de pedidos e o mix de pedidos de compras realizadas pela indústria de alimentos. Para responder a essas questões, se fez uso de uma base de dados secundários de uma empresa pertencente ao setor de alimentos que atua no mercado brasileiro, posicionada a montante dessa cadeia de suprimentos, através de um estudo empírico e quantitativo. O método estatístico aqui utilizado é a regressão múltipla em painel, considerando todas as vendas realizadas para o mercado interno, no período correspondido pelos meses de março a dezembro de 2019, sem pandemia, e de março a dezembro de 2020, com pandemia, totalizando vinte meses de observações. Os resultados obtidos indicam que, em períodos de maior incerteza, os clientes ficam mais reticentes em fazer compras, a ponto de quando as fazem, fazem em tamanhos menores. Por outro lado, verificou-se que em períodos de maior incerteza os clientes recebem um estímulo de comprar em uma quantidade maior de vezes (maior frequência de compras). Contudo, olhando para no mix de pedidos, verificou-se que este não foi afetado pela incerteza. Por fim, pode-se afirmar que a pandemia modera a relação entre a incerteza e o tamanho, a frequência e o mix de pedidos de compras realizadas por seus clientes.Dissertação Tipos de relacionamento (produtor-indústria) e desempenho na indústria de celulose(2015) Godoy, Renan Okumura GermilianoO presente trabalho analisa os tipos de relacionamento (produtor-indústria) e desempenho na indústria de celulose. Nesse segmento há desde modelos integrados verticalmente até operações praticamente baseadas no mercado, na qual, procurou-se avaliar as respectivas características, diferenças na produtividade, e, se a escolha dos modelos teve fundamentos na teoria dos custos de transação. Para o desenvolvimento do trabalho, foram utilizados dados de 2013 da empresa-alvo e realizadas análises descritivas e estatísticas através da análise multivariada da variância (MANOVA) e regressão linear múltipla via modelo de equações simultâneas. Em uma das unidades da empresa-alvo, os resultados indicam elevação do Δ produtividade em tipos de relacionamento em direção à integração vertical na qual, pode ser explicado pelo maior grau de modernidade em equipamentos e processos em modalidades mais verticalmente integradas. Entretanto, os resultados indicaram influência parcial da teoria dos custos de transação na escolha dos tipos de relacionamentos face às características das fazendas. O trabalho procura evoluir na identificação do balanço mais efetivo entre integração vertical e terceirização para alavancar benefícios e reduzir custos, na qual, os resultados apresentam ganhos em modalidades mais integradas verticalmente, porém, tendo a ressalva em não desconsiderar potenciais benefícios em futuras negociações (acordos com valores abaixo da referência utilizada) em tipos de relacionamentos próximos da plena terceirização.Dissertação Aderência às práticas de gestão operacional e desempenho das unidades produtivas de uma empresa de manufatura(2015) Pecoral, Milena StevauxRecentemente, as práticas de gestão operacional foram consideradas como parte da explicação das diferenças de desempenho entre as empresas, já que apenas a adoção de inovações tecnológicas ou investimentos em ativos não eram mais suficientes para explorar parte significativa dessas diferenças. Os estudos empíricos da área de operações têm se concentrado na identificação das melhores práticas operacionais que afetam o desempenho das empresas para que as mesmas possam adaptar sua gestão para alcançar seus objetivos de lucratividade. A questão que tem recebido menos atenção, entretanto, é o quanto a aderência às práticas operacionais pode ou não afetar o desempenho das empresas e não somente sua existência no ambiente organizacional, na tentativa de entender a relação da aderência às práticas operacionais e seus impactos no desempenho médio das empresas. Para esse fim, utilizou-se uma base de dados secundária disponibilizada por uma empresa de grande porte do setor de manufatura, com dados de diferentes unidades produtivas ao longo dos anos de 2012 a 2015. Primeiro, testou-se os impactos no desempenho médio operacional das empresas quanto a aderência às práticas operacionais, a variabilidade do desempenho e uma combinação das duas por meio de análise de variâncias (ANOVA). De forma complementar, identificaram-se as práticas de gestão operacional que levam a um maior desempenho médio das empresas, mostrando quais aderências às práticas de gestão operacional explicam o desempenho das empresas com alto desempenho constante e das empresas que melhoraram seu desempenho ao longo do período estudado. Conclui-se que as empresas com maior aderência às práticas de gestão operacional possuem maior desempenho e menor variabilidade de desempenho e são capazes de sustentá-lo ao longo do tempo.Dissertação Estratégia operacional, nível de terceirização e desempenho da firma: evidências do setor moveleiro(2014) Mendes, Gilson PereiraEste trabalho tem por objetivo geral analisar o uso e o impacto da terceirização e das estratégias operacionais de custo, qualidade, flexibilidade, pontualidade, inovação (fatores competitivos) no desempenho das empresas. Os objetivos específicos podem ser divididos em 3 tópicos. Primeiro, verificar se a adoção de determinada estratégia operacional (fatores competitivos) afeta o nível de terceirização da empresa. Segundo, verificar se o nível de terceirização da empresa afeta o seu desempenho operacional (objetivos de desempenho – produtividade, custo, rapidez, inovação, flexibilidade, pontualidade e qualidade) e o seu desempenho global, neste estudo medidos através de medidas de produtividade (faturamento / número de funcionários e, faturamento / valor dos ativos) e de crescimento (percentual do faturamento). Terceiro verificar se o nível de terceirização da empresa, moderado pelos fatores competivivos afeta o seu desempenho operacional (objetivos de desempenho) e o seu desempenho global e crescimento percentual do faturamento. Para desenvolver o estudo empírico é utilizada uma base de dados secundária, desenvolvida pelo Projeto CNPq (Processo 404818/2012-9), cuja amostra é composta por 75 empresas do setor moveleiro de quatro arranjos produtivos brasileiro. A técnica estatística utilizada neste estudo é a análise de regressão múltipla. Os resultados das análises não indicam uma relação direta e significativa para nenhum dos três tópicos levantados. Entretanto foram observados alguma relação entre a terceirização e alguns dos objetivos de desempenho, por exemplo, a produtividade. Resultado sugere que a empresa que terceiriza mais é mais produtiva. Observa-se que o setor moveleiro é bem vericalizado e tem baixo nível de terceirização.Dissertação S&OP: principais dificuldades e os impactos de data analytics e da pandemia(2020) Paula, Fábio Seabra DeMercados cada vez mais competitivos e um cenário global volátil exigem continua análise de cenário e revisão dos planos estratégicos, alinhamento com o nível tático e integração horizontal. Esse dinamismo é alavancado pela acelerada intensificação do uso de dados ao logo de toda a cadeia de negócio nos mais diversos setores. O processo de Sales and Operations Planning é utilizado ao redor do mundo com o objetivo de balancear oferta e demanda através da integração de planos de negócio e operacionais, alavancando indicadores de performance operacional e financeira. Entretanto, a implantação e execução do processo demandam recursos e planejamento e a obtenção dos potenciais benefícios exige a superação de diversas dificuldades. Se por um lado Data Analytics, como prática, disciplina ou processo, pode alavancar a superação de dificuldades através da geração de informação e incrementando a qualidade das decisões, por outro lado, o desenvolvimento das capacidades necessárias para sua aplicação tambem impõem dificuldades adicionais ao processo de S&OP. Sendo o objetivo deste estudo identificar, através da combinação de uma Revisão Sistemática de Literatura e entrevistas semiestruturadas, quais são as dificuldades enfrentadas pelo processo de S&OP e compreender o panorama geral do uso de Data Analytics no processo em empresas Brasileiras, a turbulência promovida pela pandemia de COVID-19 impõem contingência ampla tanto em termos econômicos quanto geográficos e apresenta oportunidade de observar impactos no processo de S&OP em eventos extremos.Dissertação Gestão da Capacidade: lidando com a incerteza e a variabilidade de uma central de atendimento(2019) Costallat Filho, Vicente FerrãoEsta pesquisa tem como objetivo sugerir práticas de gestão da capacidade em serviços para empresas que lidam com a variação da demanda e com a incerteza. Para tanto foi realizado um estudo de caso em uma empresa do mercado financeiro. A metodologia utilizada foi a de Design Research Methodology (DRM), dividida em três fases: esclarecimento da pesquisa (1), análise descritiva (2) e análise prescritiva (3). Na fase de esclarecimento da pesquisa (1) é explorado o que a literatura diz a respeito da Gestão da Capacidade com foco principalmente em centrais de atendimento. Na segunda fase (2), uma análise descritiva esclarece a situação e destaca os fatores que são determinantes, por meio das análises do comportamento das chamadas e com entrevistas em profundidade com os funcionários e clientes. Por fim, na terceira fase (3) é sugerido intervenções que estão organizadas nas perspectivas por processo, por tecnologia e por pessoas. Acredita-se que tais intervenções estimulem a empresa a ter uma gestão melhor da capacidade para lidar com as variações da demanda e com a incerteza.Dissertação Operações no varejo omnichannel: os impactos do buy-online-and-pickup-in-store nas lojas físicas(2019) Oliveira, Fernanda Marinuzzi deNa última década, o surgimento de novas tecnologias digitais estreitou os mundos físicos e digitais e mudou o comportamento do consumidor que passou a transitar de forma intercambiável e simultânea entre esses dois mundos. Envoltas nesta conjuntura, empresas varejistas foram motivadas a se transformar para o chamado varejo omnichannel, modelo de operação que integra os canais e permite aos clientes experiência consistente e fluída entre eles. Uma das estratégias de omnichannel utilizada é chamada de buy-online-pick-up-in-store, (BOPS) em que o varejista permite que seus clientes comprem no canal online e retirem os produtos nas lojas físicas. Contudo, a execução desta estratégia exige grande esforço da operação, principalmente das lojas físicas. Mas, até que ponto as lojas físicas se beneficiam dessa estratégia? Este estudo teve como objetivo entender os impactos da estratégia BOPS no desempenho das lojas físicas. As duas hipóteses principais que norteiam esta pesquisa são a de que as transações de BOPS impactam positivamente as vendas das lojas físicas e a de que os clientes BOPS quando vão retirar seus produtos nas lojas fazem compras adicionais nelas, denominado crosssell entre canais. Para aprofundamento, foi verificado ainda se a visão da disponibilidade imediata do produto em loja pelo cliente online modera as hipóteses principais e, também, foi verificado se a satisfação do cliente com a loja tem efeito moderador nas hipóteses principais. Os resultados obtidos indicaram que as transações de BOPS impactam positivamente as vendas das lojas físicas e que clientes BOPS compram itens adicionais nessas lojas. Também, foi possível verificar que permitir a visão de disponibilidade imediata do produto na loja para o cliente do canal online, impacta negativamente os clientes BOPS comprarem itens adicionais nas lojas. Em complemento, foi possível constatar que o efeito de BOPS nas vendas das lojas sofre influência da satisfação do cliente com a loja. Esta pesquisa contribui para a literatura existente ao apresentar de forma empírica os impactos desta estratégia de varejo omnichannel na operação do varejo além de contribuir para práticas gerenciais informando às empresas da importância e dos ganhos associados à implantação do BOPS para o aumento das vendas das lojas, para o cross-sell entre canais, além de apresentar os impactos da satisfação dos clientes e da visão da disponibilidade de estoque no canal online nesta operação.
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