Mestrado Profissional em Administração

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  • Dissertação
    Cadeia de Suprimentos de Alimentos em Áreas de Baixa Renda: um estudo classificatório das áreas de Favelas na cidade de São Paulo
    (2021) Alves, Raquel Carolinne Freitas
    Introdução – A abordagem sobre o contexto mundial atual em relação à qualidade alimentar e consequências futuras na saúde e políticas públicas, chama a atenção para a importância de praticar uma dieta equilibrada no presente. O ambiente alimentar influencia o indivíduo nas decisões alimentares, porém em áreas urbanas, em especial nas de baixa renda, carece-se de um ambiente alimentar estimulador do consumo de alimentos minimamente processados. Por trás disso, a infraestrutura urbana tem papel viabilizador e impacta toda a cadeia de suprimentos alimentar para fazer com que alimentos In Natura cheguem até esses locais. Objetivo – Agrupar as áreas de favela do município de São Paulo em termos de ambiente alimentar e infraestrutura urbana. A partir disso, apoiar o gestor logístico e de políticas públicas na busca por soluções para aumentar a presença de alimentos minimamente processados nesses locais. Métodos – Pesquisa quantitativa, com aplicação do método de clusterização k-means. Resultados – Foram realizadas três clusterizações e cada uma resultou em quatro clusters: 1) Ambiente alimentar das áreas de favela; 2) Infraestrutura urbana das áreas de favela; e 3) Infraestrutura urbana das favelas do município de São Paulo. Conclusão – Áreas de favela com melhor cobertura de infraestrutura urbana apresentam um ambiente alimentar com mais acesso a alimentos In Natura, no geral. Contudo, existem especificidades micro-regionais que também podem influenciar a maior ou menor presença de alimentos minimamente processados, mesmo em locais de alta ou baixa infraestrutura.
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    Fatores que influenciam o atraso em projetos: Análise de um bureau de crédito brasileiro
    (2023) Costa, Douglas Pulini da
    Os projetos desempenham um papel crucial na implementação da estratégia organizacional, traduzindo-a em resultados concretos. O atraso na conclusão dos projetos pode ter impactos diretos no desdobramento da estratégia, resultando em atrasos na geração de valor para seus clientes. Compreender os fatores relacionados ao atraso em projetos pode trazer benefícios tangíveis às organizações, evitando ou minimizando a ocorrência de atrasos e proporcionando vantagens competitivas. Este estudo adotou uma abordagem dedutiva e utilizou a base de dados de uma única organização do segmento de bureau de crédito que é uma referência no mercado brasileiro. Foi empregado um método quantitativo, com análise de dados utilizando o modelo de regressão censurada ou modelo de regressão com variável dependente limitada. Os resultados revelaram que solicitações de mudanças durante a implementação dos projetos têm um impacto direto e positivo no atraso, ou seja, aumentam o atraso. Por outro lado, comunicação frequente e a longevidade na organização dos líderes do projeto impactam negativamente os atrasos. Além disso, observou-se que a adoção de uma abordagem híbrida de gestão de projetos modera a relação entre a comunicação e o tempo de experiência da liderança do projeto, resultando em um impacto negativo no atraso. Essas descobertas abrem possibilidades para explorar fatores secundários, como o tipo e o perfil de liderança nos projetos, bem como o uso de métodos híbridos para potencializar a geração de valor na entrega dos projetos, mitigando possíveis atrasos.
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    Dissertação
    Transformação digital em empresas do agronegócio brasileiro: quais são os desafios e o papel da área de TI nesta jornada?
    (2021) Munhoz, Vainer Tadeu
    Quais são os desafios da transformação digital (TD) que as empresas do agronegócio brasileiro enfrentam atualmente? Qual é o papel e quais são os desafios das áreas de tecnologia da informação (TI) nesta jornada de transformação dessas empresas? Atualmente, o setor agrícola brasileiro enfrenta o desafio de operar sob intensa e complexa regulação de preços dada pelo mercado das comódites agrícolas, com elevados custos, face às inúmeras ineficiências dos sistemas de produção no campo, em que a TD se apresenta como uma oportunidade de diferenciação. Assim, com base em evidências, a partir de 18 entrevistas em empresas desse importante setor econômico brasileiro, o objetivo deste estudo é investigar os desafios dessas empresas e o papel das áreas de TI atrelados à capacidade de realizar a transformação digital. Ao pesquisar e validar as teorias de TD, indústria 4.0, sistemas de informação, governança de TI, estratégias de negócios, capacidades dinâmicas de gerenciamento e conhecimento de TI com a capacidade de realizar a TD digital a partir de 16 empresas, compartilha-se uma série de desafios práticos derivados desses conceitos revisados na literatura. Sugere-se que, para ocorrer a TD, as empresas do agronegócio brasileiro enfrentem desafios distintos, de naturezas internas e externas tais como escassez de talentos digitais e conectividade no campo respectivamente. Além disso, que as áreas de TI também enfrentem sua adversidades e seus próprios desafios particulares para suportar adequadamente a TD nas respectivas empresas. Dessa forma, este estudo faz uma contribuição para a prática ao apresentar um conteúdo em um formato capaz de oferecer um entendimento de como os desafios da TD ocorrem nos ambientes das empresas avaliadas. Os resultados deste estudo contribuem também para a literatura de sistemas de informação, governança corporativa e para a prática profissional.
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    Dissertação
    Como a incerteza gerada pela pandemia da covid-19, afeta o comportamento de compras da indústria: o caso de uma empresa do setor de alimentos
    (2021) Medeiros, Rogério de
    O cenário de pandemia global, no início de 2020, materializado em decorrência do surgimento da “COVID-19” (ou SARS-CoV-2, popularmente chamada de ‘Coronavírus’), impôs uma série de restrições a toda a população com a decretação de lockdown (fechamento ou restrição de acesso aos mais diversos estabelecimentos como escolas, restaurantes, cafés, academias, dentre outros) e necessidade do distanciamento social, gerando nas pessoas a necessidade da busca por novas formas de acessá-los. Isso tudo obrigou as empresas a se adequarem e a ampliarem o formato de oferta dos seus produtos e serviços. A reboque da pandemia, com o desconhecimento dos seus impactos e consequências, veio a incerteza, que afetou diretamente as mais diversas cadeias de suprimentos, assim como todas as empresas nelas inseridas. Enquanto essas cadeias enfrentavam interrupções significativas a montante (upstream), interrupções significativas eram causadas também à jusante (downstream), decorrentes de fatores como, por exemplo, compras em pânico, ocasionando estoques de alimentos em excesso. A partir disto, e como um efeito indireto dessas interrupções de fornecimento das cadeias de suprimentos, o comportamento de compras da indústria também acabou sendo impactado. Desta forma, este estudo tem como objetivo geral responder como a incerteza gerada pela pandemia, e a pandemia em si, afetaram o comportamento de compras da indústria: o tamanho dos pedidos, a frequência de pedidos e o mix de pedidos de compras realizadas pela indústria de alimentos. Para responder a essas questões, se fez uso de uma base de dados secundários de uma empresa pertencente ao setor de alimentos que atua no mercado brasileiro, posicionada a montante dessa cadeia de suprimentos, através de um estudo empírico e quantitativo. O método estatístico aqui utilizado é a regressão múltipla em painel, considerando todas as vendas realizadas para o mercado interno, no período correspondido pelos meses de março a dezembro de 2019, sem pandemia, e de março a dezembro de 2020, com pandemia, totalizando vinte meses de observações. Os resultados obtidos indicam que, em períodos de maior incerteza, os clientes ficam mais reticentes em fazer compras, a ponto de quando as fazem, fazem em tamanhos menores. Por outro lado, verificou-se que em períodos de maior incerteza os clientes recebem um estímulo de comprar em uma quantidade maior de vezes (maior frequência de compras). Contudo, olhando para no mix de pedidos, verificou-se que este não foi afetado pela incerteza. Por fim, pode-se afirmar que a pandemia modera a relação entre a incerteza e o tamanho, a frequência e o mix de pedidos de compras realizadas por seus clientes.
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    Dissertação
    S&OP: principais dificuldades e os impactos de data analytics e da pandemia
    (2020) Paula, Fábio Seabra De
    Mercados cada vez mais competitivos e um cenário global volátil exigem continua análise de cenário e revisão dos planos estratégicos, alinhamento com o nível tático e integração horizontal. Esse dinamismo é alavancado pela acelerada intensificação do uso de dados ao logo de toda a cadeia de negócio nos mais diversos setores. O processo de Sales and Operations Planning é utilizado ao redor do mundo com o objetivo de balancear oferta e demanda através da integração de planos de negócio e operacionais, alavancando indicadores de performance operacional e financeira. Entretanto, a implantação e execução do processo demandam recursos e planejamento e a obtenção dos potenciais benefícios exige a superação de diversas dificuldades. Se por um lado Data Analytics, como prática, disciplina ou processo, pode alavancar a superação de dificuldades através da geração de informação e incrementando a qualidade das decisões, por outro lado, o desenvolvimento das capacidades necessárias para sua aplicação tambem impõem dificuldades adicionais ao processo de S&OP. Sendo o objetivo deste estudo identificar, através da combinação de uma Revisão Sistemática de Literatura e entrevistas semiestruturadas, quais são as dificuldades enfrentadas pelo processo de S&OP e compreender o panorama geral do uso de Data Analytics no processo em empresas Brasileiras, a turbulência promovida pela pandemia de COVID-19 impõem contingência ampla tanto em termos econômicos quanto geográficos e apresenta oportunidade de observar impactos no processo de S&OP em eventos extremos.
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    Dissertação
    Fontes de variação da demanda e seus impactos em uma empresa de bens de consumo
    (2020) Ferreira, Tauan Antunes
    Este estudo teve como objetivo entender as fontes e os impactos da variabilidade da demanda, no contexto de uma empresa do setor de bens de consumo, através da relação entre o coeficiente de variação da demanda e características inerentes aos clientes e aos produtos analisados, de modo que possíveis impactos em custo e no nível de serviço logístico pudessem ser verificados e soluções propostas para minimizar a variabilidade da demanda. Para tal, foi utilizado como base uma grande empresa do setor de bens de consumo, com atuação nacional e que lida com a variabilidade em sua demanda. O método adotado foi a modelagem de equação estrutural a partir de um histórico de vendas no período de doze meses. O estudo permitiu concluir que o aumento da variabilidade da demanda diminui o nível de serviço logístico, representado pela taxa de entregas completas (Fill Rate) e a velocidade de entrega (Lead Time) enquanto aumenta o custo médio de entrega das mercadorias. Foram analisados fatores relacionados aos produtos e aos clientes para que a variação da demanda pudesse ser observada, sendo concluído que os fatores relacionados ao cliente impactam mais na variabilidade da demanda do que os fatores do produto. Para reduzir o custo da indústria e aumentar o nível de serviço logístico, o trabalho sugere duas formas principais para reduzir a variabilidade da demanda: a utilização de uma política de preços mais estável e a adoção ou melhoria no nível de colaboração e compartilhamento de dados entre o cliente e a indústria, pois ambos ajudam a reduzir a variabilidade da demanda e o efeito chicote ao diminuir o tamanho do pedido e aumentar a frequência de compra. Sendo possível minimizar a variabilidade da demanda ao longo da cadeia, é viável ter elevado nível de serviço logístico e reduzidos custos operacionais, fazendo que serviço e custo não sejam necessariamente um tradeoff em ambiente de baixa variabilidade da demanda, gerando vantagem competitiva para a empresa.
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    Dissertação
    A satisfação de serviços logísticos no e-commerce de eletrodomésticos: ocasiões de compra importam?
    (2020) Araujo, Fausto Vinicius Martin De
    Com a consolidação e expansão do e-commerce brasileiro, operações logísticas como o last mile delivery tem se tornado cada vez mais complexas, desafiadoras e cruciais para as empresas do setor. A operação de entrega mais comum no varejo online de eletrodomésticos, é a entrega domiciliar ou home delivery . Nela, o último trecho da entrega acontece na casa do consumidor ou em local indicado por ele previamente na conclusão do pedido, sendo necessário que o próprio consumidor ou algum responsável aguarde a entrega presencialmente. Neste contexto, entregar no prazo prometido ao consumidor torna-se requisito mínimo e obrigatório para satisfação do consumidor, evitando frustrações adicionais e custos extras de entrega. Muitos estudos antecedentes são encontrados relacionando pontualidade de entrega com satisfação e preferência do consumidor na compra online. Entretanto, os estudos não investigam se a relação é moderada pelas diferentes ocasiões e contextos de compra como por exemplo, promocional (Black Friday), comemorativo (Dia das Mães) ou extraordinário (pandemia de Covid-19). As diferentes ocasiões de compra são frequentes e ganham cada vez mais relevância no calendário de vendas do varejo online brasileiro. A questão de pesquisa foi endereçada em uma abordagem quantitativa, através de modelos estatísticos de regressão linear múltipla hierárquica, analisando uma amostra de 233.839 registros de nível de satisfação do consumidor com sua pedido online. Os resultados mostram que a relação positiva entre pontualidade de entrega com satisfação do consumidor, achado de pesquisas antecedentes, também acontece no mercado online brasileiro de eletrodomésticos. Traz também novidades, os resultados demonstram que as ocasiões de compra importam na relação, ou seja, ocasiões de compra ou momento em que o consumidor efetua a compra são significativos e possuem efeito moderador da relação da pontualidade com a satisfação do consumidor com a compra online. Este estudo tem implicações práticas para os varejistas online ao implementarem estratégias de entrega adequadas e ao projetarem opções de entrega eficazes para maximizar a satisfação do consumidor.