Mestrado Profissional em Administração
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Dissertação Internacionalização inward: um estudo exploratório no contexto de gestores de recursos(2015) Ligabo Júnior, MoacyrExiste uma necessidade nos estudos acadêmicos atuais: expandir os conceitos já amplamente difundidos sobre internacionalização. No novo contexto de fronteiras e mercados globais, as operações de internacionalização devem ser vistas necessariamente como movimentos que expandam os relacionamentos das empresas com o exterior. Com esta perspectiva, foi desenvolvido este estudo, ou seja, uma investigação exploratória sobre movimentos de internacionalização inward. A pesquisa foi feita no contexto de gestores de recursos. O objetivo foi trazer melhor compreensão sobre como ocorrem as incursões internacionais por parte dessas organizações com vistas a levantarem capital (i.e. ‘importação de capital’) para investimentos em seu país de origem. Este trabalho se diferencia de trabalhos de natureza similar por analisar o fenômeno de internacionalização inward em situações onde os ativos resultantes da operação apresentam baixíssima liquidez. A partir da análise aqui realizada, infere-se que a internacionalização inward ocorre como meio de suprir a inexistência no mercado nacional de fontes de recursos capazes de amplos aportes em operações financeiras mais sofisticadas. Além disso, foi observado, no contexto estudado, que a disponibilidade de recursos suplanta a distância psíquica. Todavia, isso se dá porque as operações ocorrem por meio de parcerias entre os agentes envolvidos, as quais precisam de comprometimento, confiança e credibilidade dos agentes envolvidos.Dissertação A influência do Conselho de Administração na Inovação das Empresas(2015) Andreucci, Bruno GrohmannO conselho de administração ganhou destaque a partir da década de 80 como um dos principais mecanismos de monitoramento e aconselhamento dos interesses dos acionistas nas organizações cada vez mais complexas. Desde então, diversos estudos relacionados à governança corporativa têm demostrado a importância do conselho na criação de valor para as empresas. No entanto, com a crescente demanda do mundo atual por tecnologia e comunicação em ambientes extremamente competitivos, além das dinâmicas criadas pelos mercados de capitais para facilitar a diversificação do portfólio de seus investidores e estimular as preferências destes por orientações estratégias agressivas dentro das organizações, a inovação tornou-se fator crítico de sucesso para as empresas e sua adesão passou a ser cada vez mais intensa nos conselhos de administração. Ao direcionar o estudo para este contexto, uma nova abordagem surge para compreender como os conselhos de administração influenciam na inovação das empresas brasileiras. Os resultados demonstram que apesar do conselho atuar estrategicamente na definição dos mercados alvos de seus novos produtos e serviços, este não decide como os investimentos em P&D atenderão suas orientações estratégicas.Dissertação Determinantes da escolha de canais na ótica do cliente: um estudo do mercado industrial da tecnologia da informação.(2010) Soares, GuilhermeCompreender a natureza dos canais de distribuição é importante, pois escolher entre estes canais é uma das decisões mais complexas a serem tomadas pelos fabricantes. No segmento de tecnologia, tradicionalmente competitivo, estabelecer canais de marketing alinhados às expectativas dos clientes é imprescindível. O que a literatura de marketing tem revelado há bastante tempo é que o atendimento às expectativas dos clientes vai além de uma simples oferta de menores preços. Portanto, esta dissertação analisa de forma empírica os principais determinantes da escolha dos clientes corporativos de serem atendidos pela da força direta do próprio fabricante ou através da intermediação de um canal de vendas. A pesquisa foi feita com base nos dados levantados junto aos clientes corporativos do mercado de tecnologia da informação brasileiro, especificamente no setor de hardware. O trabalho revisa os conceitos de canais de marketing, de valor percebido e de relacionamento corporativo bem como identifica que os fatores lealdade, confiança, importância do cliente, intimidade entre cliente e fornecedor, e custo de troca de fornecedores podem afetar a escolha do canal de marketing pelo cliente. Com base em um modelo estatístico logit binomial, as análises das percepções de 678 firmas revelaram que os fatores ‘importância do cliente’ e ‘intimidade’ levam os clientes a terem preferência pelo atendimento direto do fabricante. Por sua vez, os demais fatores não foram identificados (estatisticamente) como determinantes para a escolha do canal de marketing.Dissertação Determinantes de desempenho de aquisições internacionais por firmas de mercados emergentes: evidências das empresas brasileiras(2012) Silva, Paula Godinho Pereira DaCada vez mais, as corporações brasileiras possuem unidades no exterior, em vez de só exportarem. Com a ascensão mundial dos países chamados de BRICS e a estabilidade econômica brasileira, o número de aquisições internacionais feitas por empresas brasileiras cresceu muito nos últimos anos, na tentativa de ganhar competitividade. Este estudo inovou ao tentar identificar os determinantes do desempenho de internacionalização via aquisição, ao verificar se os determinantes mais encontrados na literatura acadêmica para internacionalização também são válidos para o caso brasileiro, utilizando como desempenho a criação ou destruição de valor via retornos anormais. As teorias de negócios relacionados, aquisição motivada por gerencialismo se mostraram em linha com a literatura acadêmica. Já as teorias de aprendizagem anterior em aquisição e distâncias geográficas, culturais e econômicas não mostraram ter significância neste estudo.Dissertação Efeitos do momento de entrada e da estratégia de imitação no desempenho mercadológico das firmas: uma análise do setor farmacêutico brasileiro.(2014) Paula, Marcio Luiz DeEste trabalho tem como objetivo avaliar os efeitos do tempo de entrada dos imitadores na capacidade deles superarem os inovadores em participação de mercado. Avaliou-se também qual estratégia de imitação (i.e. diferenciação ou imitação pura) teria maior probabilidade de levar o imitador a superar o inovador. Foram analisados dados de 114 firmas farmacêuticas que comercializaram no Brasil 86 tecnologias de uso oral para cardiologia, entre 2010 e 2013. O painel de 3284 observações foi submetido a análises de regressão probit. Concluiu-se que para cada ano adicional de defasagem de lançamento entre inovador e imitador a probabilidade de o imitador em superar o inovador diminui 1,2%. Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas que justificasse a superioridade de uma estratégia de imitação sobre a outra. A imitação pura, entretanto, demonstrou atenuar os efeitos negativos do tempo no desempenho de mercado das firmas.Dissertação A influência do board interlock no desempenho das fusões e aquisições no Brasil(2013) Fores, Thiago PereiraO aumento do número de fusões e aquisições ocorridas no Brasil desde a década de 1990 sugere que a prática de compra entre as firmas se tornou uma importante opção estratégica para as empresas que operam nesse mercado. Todavia, nem sempre essa opção estratégica é fonte de criação de valor. O presente estudo investiga se o desempenho das aquisições é diferenciado quando envolve empresas adquirentes que possuem profissionais em seus conselhos de administração e que também participam de conselhos em outras empresas (fenômeno conhecido como board interlock). A pesquisa contempla 103 eventos de F&A de empresas adquirentes listadas na BOVESPA ocorridos no Brasil entre janeiro de 2010 e dezembro de 2012. Como o conselho de administração tem o propósito de garantir o alinhamento entre os interesses dos gestores e dos acionistas e a presença de interlock pode propiciar um maior fluxo de informações e troca de experiências na tomada de decisão, esperava-se que a presença do interlock melhorasse o desempenho da aquisição. No entanto, os resultados encontrados não constataram influência significante do board interlock no desempenho das aquisições, nem mesmo quando o interlock ocorria por meio de conselheiros independentes. Palavras-Dissertação Efeitos do poder de mercado, do grau de semelhança entre negócios e da distância econômica no desempenho das aquisições internacionais realizadas por empresas brasileiras(2013) Fontes, Fabrini de CarvalhoA internacionalização de empresas é um fenômeno de grande importância no mundo corporativo. Em um movimento mais recente, os investimentos estrangeiros diretos (IED), com destaque das fusões e aquisições (F&A), com origem em países emergentes têm representado uma parcela importante dos investimentos globais. Diante dessa nova configuração dos IED, o presente trabalho busca analisar se fatores como o poder de mercado da empresa adquirente em seu país de origem, o “relatedness” entre negócios e a distância econômica entre os países influenciam o desempenho das F&A internacionais realizadas por empresas brasileiras. Utilizando-se como “proxy” para o desempenho o retorno anormal acumulado (“Cumulative Abnormal Return” – CAR) de curto prazo, em uma janela de três dias anteriores e três dias posteriores ao anúncio da transação, identificou-se a existência de um efeito moderador da distância econômica na relação entre “relatedness” e desempenho da F&A internacional, além de corroborar com resultados de pesquisas anteriores sobre a influência positiva do “relatedness” também para adquirentes de países emergentes. Não houve identificação da relevância do poder de mercado sobre o desempenho.Dissertação Monitoramento e eficiência dos agentes: evidências do setor brasileiro de telecomunicações(2011) Quartarolo, Cinthia MazzieroA provisão de serviços de telefonia no Estado de São Paulo é feita por uma empresa concessionária que subcontrata prestadoras de serviços técnicos. As atividades desempenhadas por essas subcontratadas não vêm sendo bem avaliadas pela Agência Reguladora responsável. O objetivo deste trabalho é investigar se a distância geográfica entre a concessionária e as subcontratadas dificulta o monitoramento das atividades desempenhadas pelos agentes e se isso gera impactos no desempenho das subcontratadas. Usando Análise Envoltória de Dados obtém-se o ranking de eficiência relativa entre as subcontratadas e calcula-se a correlação entre a distância e a eficiência. Os resultados revelaram que quanto maior a distância, pior a eficiência relativa da empresa subcontratada.Dissertação Efeitos das diversificação e da experiência do franqueado na expansão de suas lojas: evidências do varejo de vestuário e calçados(2014) Silva, Claudemir De SousaEste estudo busca analisar o impacto da diversificação do franqueado e da sua experiência prévia em negócios na quantidade de lojas franqueadas que ele possui, e assim contribuir para a literatura sobre o setor de franquias. A pesquisa foi desenvolvida através do estudo de setenta e um franqueados de cinco franqueadores nacionais, totalizando cento e noventa e cinco franquias, atuantes nos segmentos: vestuário feminino, vestuário unissex e calçados femininos. A análise empírica foi executada através do Método dos Mínimos Quadrados Ordinários, do Modelo Tobit e do Modelo de Regressão de Poisson em três modelos diferentes. Utilizaram-se os resultados do Modelo de Regressão de Poisson dado a natureza da variável dependente, positiva e não negativa, que apresentam evidências que a diversificação do franqueado, através da abertura de unidades franqueadas de diferentes marcas, influencia positivamente a quantidade de unidades que ele possui. Ainda, o modelo apresenta evidências que a experiência do franqueado, medida pela quantidade de anos dele atuando como empreendedor, está positivamente relacionada com sua expansão. Além disso, os resultados indicam que o franqueado atua regionalmente através de unidades franqueadas na mesma cidade, sugerindo que ele busca minimizar seus custos de coordenação ao diversificar.Dissertação A síndrome do “não inventado aqui” e a hierarquia como antecedente do fenômeno nos processos intraorganizacionais(2015) Correia Junior, WanderleyO conhecimento é a matéria prima da inovação e a partir dos anos noventa passou a ser entendido como a principal fonte de vantagem econômica para as empresas. Ao voltar as atenções para a questão do conhecimento, inúmeros estudos se depararam com problemas relacionados à sua transmissão. Dentre estes problemas, a síndrome do “não inventado aqui” ficou bastante conhecida e é frequentemente lembrada pelos profissionais que atuam na área de inovação por indicar a tendência que um grupo tem de rejeitar ideias externas a si. Apesar de bastante conhecida e citada, a síndrome do “não inventado aqui” recebeu pouca atenção na literatura acadêmica, principalmente na avaliação da sua dimensão intraorganizacional, ou seja, na rejeição da transferência do conhecimento entre departamentos e áreas de uma mesma empresa. A escassez de estudos quantitativos deste fenômeno, associado a indicações de maior valorização do conhecimento externo pelos grupos, em função da maior raridade que este apresenta, põem em questão a própria existência da síndrome. O presente estudo se debruçou sobre este tema e usando a base de dados oriunda de um programa de gerenciamento de ideias constatou a prevalência do fenômeno. Mais que apresentar evidências quantitativas para a existência da síndrome do não inventado aqui, o estudo contribuiu, também, apontando a hierarquia como um antecedente do fenômeno nos processos intraorganizacionais. Entendida como fonte de poder legítimo baseada na autoridade formal, o estudo aponta que a hierarquia pode tanto aumentar como reduzir a incidência da síndrome dependendo de qual é o fluxo de conhecimento seguido em relação a origem e destino do mesmo na estrutura organizacional. Assim, quando uma ideia é originada num nível hierárquico maior dentro da organização e é encaminhada para um nível abaixo na estrutura, observa-se uma diminuição na ocorrência da síndrome, contudo, quando uma ideia é gerada num nível organizacional inferior àquele para qual a ideia é destinada, então o que se observa é o oposto, ou seja, um aumento da síndrome com uma maior rejeição das ideias propostas.