Mestrado Profissional em Administração

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    Dissertação
    Diversidade institucional: evidências empíricas sobre o impacto na performance das empresas
    (2012) Santos, Leandro Domiciano Dos
    Gestores de políticas públicas e fundos internacionais de financiamento normalmente se deparam com a priorização de projetos de investimentos nos países. A teoria do Institutionbased view propõe uma correlação entre a abundância de recursos de um país com a performance das empresas nele estabelecidas. A identificação do grau de desenvolvimento do país e a correlação deste grau à performance das empresas poderá ser útil aos gestores de políticas públicas na identificação de investimentos prioritários. Este trabalho analisa empiricamente a relação macro-micro existente entre a abundância dos recursos de um país e a performance de suas empresas, proposta pela literatura do Institution Based View. Essa relação é evidenciada em trabalhos anteriores de Peng e Luo (2000) que analisa o impacto das relações pessoais entre os gestores (guanxi) com o resultado de empresas chinesas. Este trabalho também estende a análise feita por Wan e Hoskisson (2003) que estabelece a relação entre as características de 6 países do oeste europeu e a estratégia de diversificação das empresas neles inseridas. Através da criação de indicadores institucionais e de fatores, foi possível evidenciar os diferentes impactos dos ambientes institucionais e de fatores no desenvolvimento das aptidões (mercado e não mercado) e nas estratégias de diversificação (produtos e internacional inbound) das empresas. Utilizou-se a base de dados do World Bank para a criação dos indicadores (WDI) e para a seleção da amostra de empresas (WBES). O resultado evidencia que o ambiente dos países modera a relação entre as variáveis estratégicas e de aptidões de mercado com o Markup e EBITOA (ebit on asset) das empresas.
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    Dissertação
    Análise do impacto da inovação, diferenciação de produtos e orientação para mercado no desempenho de exportação de empresas exportadoras brasileiras
    (2010) Canela, Adriano
    A crescente intensificação da competição no cenário global tem levado um grande número de empresas a procurar nos mercados internacionais, oportunidades de atingirem seus objetivos, garantindo sua posição de mercado, e em algumas oportunidades mais que isso, sua sobrevivência. Esta dissertação tem por objetivo avaliar como a inovação, a diferenciação de produtos e a orientação da empresa para o mercado impactam o desempenho de exportação de empresas exportadoras localizadas no Brasil. O trabalho analisa também como estas variáveis alteram sua relação com o desempenho de exportação, de acordo com condições distintas de operação, através de fatores moderadores como: tamanho das empresas, experiência na prática de exportação, diversificação internacional e tipos de produtos que exportam. A amostra em questão conta com 213 empresas brasileiras espalhadas ao longo do País, de diferentes segmentos e atuando em mercados distintos. O trabalho conclui, com base no universo das empresas exportadoras brasileiras, que a inovação impacta negativamente o desempenho de exportação, a orientação da empresa para mercado impacta positivamente desempenho de exportação e a inovação e a diferenciação de produtos quando utilizadas conjuntamente, exercem impacto positivo no desempenho de exportação. Em análise exploratória da base de dados o trabalho conclui ainda que o tamanho da empresa exerce impacto negativo no desempenho de exportação, a experiência em exportação exerce impacto positivo no desempenho de exportação e as empresas exportadoras brasileiras que exportam produtos básicos apresentam um melhor desempenho de exportação do que empresas que exportam produtos manufaturados. Finalmente, verifica-se que a inovação e a diferenciação de produtos quando aplicadas a empresas brasileiras que exportam manufaturados tendem a reduzir ainda mais o desempenho de exportação destas empresas, e a inovação combinada à diversificação internacional pode ser uma estratégia eficaz na melhoria do desempenho de exportação de empresas exportadoras brasileiras.
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    Dissertação
    The impact of size of the firm and exchange rate in the export propensity of domestic and foreign owned firms in a developing country: a study of the Brazilian exporters
    (2012) Pessoa, Francisco Garcez Palha Da Costa
    Integrando a visão baseada em recursos e teoria sobre taxas de câmbio, este estudo analisa a propensão à exportação de empresas controladas por capitais domésticos e estrangeiros. Dados em painel de 214 das maiores empresas com atividade no Brasil, entre os anos 2001 a 2010, são usados numa regressão logística com efeitos fixos. Os resultados mostram que, dependendo da fonte de controle da empresa, o tamanho e a taxa de cambio real efectiva afectam a propensão à exportação de formas diferentes. Tamanho tem um impacto positivo na propensão à exportação de empresas estrangeiras, enquanto a taxa de câmbio real efectiva tem um efeito fraco, mas positivo na propensão à exportação das empresas domésticas.
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    Dissertação
    Custos de transação, instituições e o grau de comprometimento da firma: empresas estrangeiras no mercado brasileiro
    (2011) Matos, Leonardo Figueiredo
    O ambiente institucional e macroeconômico do país hospedeiro, bem como a distância cultural entre país hospedeiro e país de origem possuem papel relevante na estratégia das firmas com relação ao grau de comprometimento em processos de internacionalização. O presente trabalho, utilizando-se da teoria dos custos de transação (TCE), teoria institucional e comportamental, investiga de que forma a incerteza com relação aos impactos culturais, desenvolvimento das instituições formais e estabilidade econômica afetam o modo de entrada de empresas estrangeiras no Brasil. Com base em resultados estatísticos utilizando modelos de regressão logit e tobit, em uma amostra com 1382 transações envolvendo fusões e aquisições de empresas multinacionais no Brasil, o indicador de distância cultural proposto por Kogut e Singh (1988), indicadores anuais de liberdade econômica publicados pela Heritage Foundation e risco-país publicados pelo JP Morgan, este trabalho encontra que características institucionais (formais e informais) do país hospedeiro, tais como a percepção sobre o nível de corrupção e diferença cultural entre as nações terão papel determinante no nível de comprometimento de recursos em cada país, bem como o ambiente macroeconômico também possui alto poder explicativo no grau de investimento e comprometimento da firma no país hospedeiro. De acordo com as hipóteses apresentadas, esse trabalho encontra que quanto maior a distância cultural maior a propensão a subsidiárias integrais; quanto maior a percepção de corrupção, maior a chance de parceria e, com relação ao ambiente econômico, quanto menor o risco-país, maior a chance da firma entrar via subsidiária. A combinação desses três resultados indicam que os gestores, com o objetivo de maximização de lucro, avaliam as características do país anfitrião e seus impactos nos custos de transação de forma a ajustar sua estratégia e o modo de governança. Tudo o mais constante, com o fortalecimento das instituições formais e redução do risco no mercado brasileiro, espera-se um aumento do fluxo de investimento estrangeiro no país sob a forma de aquisição integral ou participação maior no capital do que em momentos de alta incerteza. Tais resultados servem como suporte para tomada de decisão de gestores de empresas multinacionais que pretendem entrar no Brasil por meio de fusão ou aquisição de empresas locais, bem como aumento ou redução de suas participações já existentes