Mestrado Profissional em Administração

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Resultados da Pesquisa

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    Dissertação
    Leadership Pipeline: preferência dos liderados em relação à liderança transformacional e transacional na hierarquia organizacional
    (2015) Matos, João Gabriel Machado De
    Esta pesquisa promove um link entre a teoria de Leadership Pipeline com Liderança Transformacional e Transacional ao examinar as preferências dos liderados, ao longo dos níveis organizacionais, em relação aos estilos por eles desejáveis. As hipóteses foram construídas levando-se em consideração as características e necessidades que os liderados possuem no início e ao final da carreira, manifestando desejos diferentes em relação ao seu líder. Para quantificar a liderança desejável e testar as hipóteses foi utilizado o MLQ (Multifactor Leadership Questionnaire) dentro de uma instituição financeira do Brasil. Os resultados demonstram uma preferência para os estilos de liderança transformacionais, bem como uma separação ordenada da preferência entre os níveis organizacionais para determinadas tipologias, como consideração individualizada e influência idealizada, corroborando as hipóteses formuladas.
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    Dissertação
    Os determinantes da longevidade dos clientes de serviços de telefonia fixa no Brasil
    (2015) Rodrigues, Fábio Da Silva
    O objetivo deste trabalho é explorar as principais variáveis que impactam a longevidade do cliente de telefonia fixa em um modelo integrado avaliando as principais alavancas de posicionamento competitivo, além de analisar um setor pouco estudado em um mercado emergente e altamente regulado como o brasileiro. Foram propostas cinco hipóteses para entender a influência de questões a política de descontos aplicada pela empresa, reclamações sobre o serviço prestado pelos clientes e o posicionamento competitivo em que a empresa está inserida, utilizando o modelo de longevidade de Cox. Os resultados encontrados destacam a importância da qualidade e agilidade na resolução de problemas com o cliente, além do poder de mercado da empresa e as vantagens de uma abordagem competitiva monopolística como fatores-chave para aumentar a longevidade do cliente. Outras questões como a relação entre preço e consumo do serviço, idade do cliente e inadimplência se mostraram relevantes, mas menos impactantes na longevidade. A segmentação de clientes na atuação da empresa se mostrou uma estratégia relevante para direcionar ações da empresa.
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    Dissertação
    Board of directors’ centrality, private equity presence and IPO performance
    (2014) Silva, Emília Borges da
    De acordo com a teoria da dependência de recursos as empresas precisam de recursos externos que não estão sob seu controle mesmo, apesar de possuírem poder e influência. Um conselho de administração mais conectado a contatos influentes, mais socialmente ativo no mercado, tem maior probabilidade de obter esses recursos externos que são fundamentais para o progresso de uma empresa e podem influenciar positivamente sua rentabilidade. Este estudo foi desenvolvido para investigar se um conselho de administração com maior centralidade pode ser considerado de melhor qualidade, e, assim, ter uma influência positiva sobre o desempenho da empresa no momento do IPO. Este estudo explora também se a associação com fundos de private equity influencia a centralidade do conselho e também se melhora o desempenho do IPO. O período antes de IPO é um momento de aprendizado em que a empresa refina suas operações e os padrões de governança corporativa, sendo um contexto único para estudar a relação entre governança e desempenho, uma vez que a seleção ex-ante de conselheiros é um movimento estratégico da empresa e uma decisão que pode influenciar o desempenho do IPO (FILATOTCHEV & BISHOP, 2002). Foi utilizada uma amostra de 148 IPOs ocorridos no Brasil lançados de 2004 a 2013. Foram também coletadas informações sobre o conselho de administração de 592 empresas abertas brasileiras para a construção de um banco de dados e, com isso, estimar a rede de empresas de 2002 a 2013 (uma rede feita para cada ano) usando board interlock. As bases de dados foram analisadas utilizando regressões MQO. Apesar de não ter sido possível confirmar a proposição inicial, foram encontrados resultados muito interessantes sobre a dinâmica entre conselhos de administração com alta centralidade e associação com fundos de private equity.
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    Dissertação
    Redes Sociais e Desempenho Profissional: uma abordagem através do tipo de aconselhamento
    (2015) Boccia, Dennys
    A evolução das organizações empresariais é marcada pela própria forma através do qual o ser humano interage com os seus pares. A maneira como o indivíduo (ego) escolhe se relacionar, a quantidade de contatos (alters) e como estes contatos se relacionam entre si formam a rede social desta pessoa, e, por consequência, podem gerar efeitos na sua vida profissional. Uma dessas formas de relacionamento se dá através da constituição de uma rede voltada para o aconselhamento profissional. Antes de tudo faz-se introduzir o conceito de redes sociais e os vários aspectos que derivam do tipo de aconselhamento oferecido pela sua rede de contatos. A base de dados é oriunda de pesquisa PNRD (Personal Network Research Design) aplicada in loco num departamento operacional de uma grande instituição bancária. A pergunta de pesquisa se propõe a preencher uma lacuna com o fim de verificar se existe relação entre desempenho do indivíduo e a sua rede de aconselhamento profissional ao propor duas hipóteses, a primeira disserta quanto à estrutura da rede do indivíduo envolvendo respectivamente o tamanho efetivo, e a segunda a respeito do tamanho total da rede e das formas específicas de aconselhamentos, todas se utilizando da metodologia de análise de redes sociais do ego (ego network analysis) e de regressão logística. Inseridos entre os principais resultados encontrados estão que: 1) não foi possível comprovar estatisticamente que as pessoas que constituem redes sociais de aconselhamento com tamanho efetivo maior são melhor avaliadas, 2) a quantidade total de contatos pelos quais ego se aconselha influencia positivamente o seu desempenho.
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    Dissertação
    Estratégia de entrada de multinacionais brasileiras em países estrangeiros
    (2011) Sepulveda, Maria Pilar
    No decorrer dos últimos 30 anos, diversos estudos foram realizados para verificar quais fatores impactavam e quais eram determinantes na formulação das estratégias das empresas nas suas escolhas de entrada em países estrangeiros. Estas pesquisas focavam essencialmente no estudo dos tipos de constituição das empresas, tais como o estabelecimento de parcerias locais (JVs – joint ventures – majoritárias ou minoritárias), greenfield e aquisições. Os fatores de impacto mais citados na literatura são especificidade dos ativos, custo de transação e incerteza do ambiente institucional, sendo este último, apresentado em recentes estudos, trazendo novos fatores de impacto para tais estratégias baseadas nos aspectos cultural, político, legal e psicológico. Este trabalho tem como objetivo avaliar as estratégias de entrada de empresas brasileiras em países estrangeiros em diversos setores de comércio e indústria, baseado na perspectiva institucional, trazendo este tema da estratégia corporativa internacional, que recentemente tem se voltado aos países em desenvolvimento para, o caso brasileiro. Traz também uma nova perspectiva e alternativa sobre a atual discordância a respeito do efeito da distância cultural na estratégia das empresas investidoras da forma de entrada em países estrangeiros. Por último, o estudo busca trazer o conceito da distância, que tem sido intensivamente empregado nos artigos referentes à cultura, para outros aspectos institucionais
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    Dissertação
    Capital social, recursos e laços de empreendedores
    (2013) Caraccio, Alexandre
    O capital social abrange tanto a rede de contatos pessoais como os ativos ou recursos que podem ser mobilizados através dessa rede. Como outras formas de capital, ele pode ser usado para obtenção de diversos tipos de vantagens. A habilidade de identificar e conseguir recursos apropriados é crítica para abertura de empresas e para seu sucesso. O empreendedorismo vem ganhando cada vez mais destaque. Não obstante esse interesse crescente trata-se de uma atividade caracterizada por altos níveis de incerteza. Os empreendedores precisam usar suas redes pessoais para acessar informação, ideias e oportunidades e superar os obstáculos. O trabalho apresentado tem como objetivo investigar o capital social de empreendedores com uma abordagem centrada em recursos que são potencialmente acionáveis na sua rede social. Essa abordagem visa a visualizar o capital social não como uma única medida, mas como um conjunto de subdomínios ou fatores. As implicações para empreendedores e para instituições de apoio como a Endeavor são discutidas ao final do trabalho.
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    Dissertação
    Análise de redes sociais: correlação entre a centralidade do indivíduo na rede e seu desempenho
    (2012) Faccipieri, Kleber
    Parece existir consenso de que as pessoas dentro das organizações, e a forma como essas são gerenciadas, cada vez mais vem se tornando um dos principais fatores de geração de vantagem competitiva. Este estudo utilizará a análise de redes sociais como arcabouço metodológico e examinará como a centralidade do individuo na rede afeta seu desempenho no trabalho. Este estudo tem como base o argumento que o desempenho do indivíduo no trabalho está relacionado com a facilidade que ele possui de obter informações, ou outros recursos, importantes que o ajudarão a solucionar os problemas que se apresentarem. O acesso a essas informações poderá ser ampliado, ou limitado, dependendo da estrutura das conexões sociais desse indivíduo na rede, o índice de centralidade do indivíduo irá influenciar seu nível de acesso a tais informações, e por conseqüência poderá ser uma variável explicativa do desempenho desse indivíduo. Os dados para os modelos de regressão elaborados foram obtidos em um grupo de 120 pessoas de uma empresa de consultoria, que forneceram informações que permitiram o mapeamento de quatro tipos de redes distintas, a rede de amizades, a de informação, a de reconhecimento de expertise e a de confiança. Os resultados apresentados mostram que os atores mais centrais conseguem aproveitar-se de sua posição na rede para obterem recursos valiosos que os ajudarão a conseguir um desempenho superior ao de seus pares. Além disso, indicou-se que alguns laços são mais valiosos do que outros dentro da estrutura da rede, por exemplo, os laços com atores em posições hierárquicas superiores mostraram-se importantes por proverem o acesso a recursos importantes para auxiliar o indivíduo na execução de suas tarefas.
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    Dissertação
    Fraude no e-commerce : uma abordagem com redes sociais
    (2013) Souza, Thaine Clemente
    Crimes organizados, como a fraude, terrorismo e tráfico de drogas, são realizados por múltiplos agressores colaboradores, que podem formar grupos e equipes que desempenham papéis diferentes e por isso a relevância de introduzir os conceitos de redes sociais nas análises investigativas desses crimes. Primeiramente, introduz-se o conceito de redes sociais e o comportamento dos criminosos. A base de dados utilizada é referente a compras no e-commerce, sendo que quando ocorre o chargeback (estorno do valor da compra pela administradora do cartão ao titular) a compra é considerada fraude, senão é considerada não fraude. Portanto, o trabalho inova na proposta da metodologia (análise de redes sociais) e na unidade de estudo (compras) e propõe três hipóteses a fim de verificar se as redes fraudulentas e não fraudulentas se diferenciam em suas características estruturais, utilizando a metodologia de regressão logística e de ego social network para o desenvolvimento do trabalho. Dentre os principais resultados encontrados, a estrutura da rede de cada compra fraude e não fraude se diferencia na: 1) quantidade de conexões, 2) quantidade de intermediações com outras compras e 3) densidade da rede. As redes ego das compras fraudulentas possuem mais conexões, menos intermediações e maior densidade. Palavras-chave:
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    Dissertação
    O impacto da performance, tenure e cultura organizacional no turnover do CEO
    (2019) Khouri Neto, Salim Georges
    O objetivo do trabalho é analisar a relação de quatro variáveis: performance, tenure, cultura organizacional e turnover do CEO. Essa relação será avaliada através da análise do impacto que o tenure e a performance tem no turnover do CEO e do efeito moderador que a cultura organizacional exerce na relação entre a performance e o turnover. A cultura organizacional é avaliada através da análise de texto de documentos oficiais emitidos pela área de relacionamento com investidores das empresas, que utilizou como base a tipologia do Competing Value Framework. Para isso foi realizada uma regressão múltipla em painel em logit desbalanceado com efeito aleatório com dados de 251 empresas de capital aberto brasileiras entre os anos de 2009 e 2017. Não foi encontrada significância na relação entre performance e o turnover do CEO; já no caso do impacto do tenure na performance foi encontrada uma grande relação, quanto maior ele for, menor será a mudança do CEO. Já a cultura organizacional demonstrou impacto no turnover quando tem inclinações de controle e competição. A cultura de controle tem uma relação positiva com o turnover e a cultura de competição tem uma relação negativa com o turnover. Não foi identificada significância no efeito moderador da cultura organizacional na relação performance e turnover. O trabalho apresenta achados diferentes dos encontrados em estudos prévios em países desenvolvidos e reforça o contexto dos países emergentes, que tem uma dinâmica peculiar repleta de lacunas institucionais. Além disso, é possível se ter um maior entendimento da irrelevância da performance organizacional como ferramenta de monitoramento do desempenho do CEO da organização podendo ainda caracterizar o Brasil com um país com longos períodos dos CEOs nos cargos e consequentemente baixo turnover. Outro ponto importante é a caracterização da cultura organizacional brasileira, que tem grande inclinação para o controle com forte ênfase nos processos internos, na hierarquia e na definição clara de papeis e responsabilidades.
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    Dissertação
    Teoria dos jogos: estudo de caso no mercado brasileiro de adquirência
    (2019) Lorena, Joao Felipe Vaz
    Esse estudo consiste em um estudo de caso do mercado de adquirência brasileiro para discussão em aula com os alunos. O estudo foi dividido em três partes: estudo de caso, notas de ensino e anexo teórico, com o objetivo de dar ferramentas e auxiliar o professor/ instrutor a rever, ensinar, discutir e aplicar conceitos da teoria dos jogos. Os principais conceitos aplicados são: modelos de oligopólios, cálculo de payoffs, equilíbrio de Nash e equilíbrio de Nash perfeito de subjogo. Através da aplicação desse estudo de caso os alunos entenderão o que aconteceu durante a abertura do mercado de adquirência brasileiro embasados em teoria dos jogos.