Mestrado Profissional em Administração
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Dissertação IPOs e a maldição do vencedor: teste da influência do aquecimento do bookbuilding no retorno de longo prazo de ofertas públicas brasileiras de 2004 a 2009(2010) Castanho, Rafael PlantierA abertura do capital tem um grande valor estratégico para as empresas e, portanto, torna-se crucial para elas, e demais participantes desse mercado, compreender os fatores que podem afetar os resultados desse processo crítico no longo prazo. O objetivo deste trabalho é, através de paralelos entre a “Maldição do Vencedor” e o processo de um IPO, testar a hipótese de que o aquecimento do bookbuilding – via underpricing, via efeito do ajuste parcial do preço de lançamento ou via aquecimento do mercado em geral – possui uma relação negativa com os retornos de longo prazo de 115 ações brasileiras lançadas em ofertas públicas no período de 2004 a 2009. Os resultados encontrados não suportam a hipótese de “Maldição do Vencedor” através do underpricing ou do fenômeno de ajuste parcial do preço de lançamento. Entretanto, há evidências significativas de que o aquecimento do mercado e o nível de incerteza causam a “Maldição do Vencedor”. Por conta da euforia do mercado durante o bookbuilding, investidores institucionais teriam “perdido” no longo prazo ao terem “ganhado” parte do capital da empresa emissora no IPO. A relação entre ofertas públicas iniciais e conceitos da Teoria de Jogos, mais especificamente a Teoria de Leilões, aponta para um campo ainda pouco explorado, em especial quando se tratando de ofertas públicas brasileiras.Dissertação Conduta competitiva das firmas no segmento de Fast-Food(2010) Guerra, Alexandre FreireO presente trabalho é uma aplicação de um modelo de entrada na indústria de fast-food brasileira. Por meio da análise dos raios limiares das sucessivas entradas, observamos que a alteração da conduta competitiva das firmas ocorre somente nas primeiras entradas, porém, essa mudança de conduta é orientada para um equilíbrio diferente do encontrado em trabalhos anteriores, indicando que os primeiros seguidores se movem rapidamente após o primeiro entrante. Os resultados demonstram que o efeito da presença de uma firma sobre a decisão de entrada da outra, quando significativo, é positivo, indicando que a primeira entrada serve aos primeiros seguidores como fonte de informações, fazendo com que estes adotem uma estratégia me-too.Dissertação Rebanho bovino de corte no Brasil: Uma análise empírica de poder de mercado(2009) Goloni, Lucille AssadEsta dissertação analisou a cadeia de carne bovina no Brasil com a finalidade de identificar a existência de poder de mercado entre produtores rurais e frigoríficos no país. A motivação para se fazer esse estudo vem de um cenário de consolidação, mudança e crescente desconfiança, entre essas partes. Para alcançar o objetivo proposto, o estudo foi dividido em uma parte teórica e uma empírica. A parte teórica aborda conceitos de custos de transação e assimetria de informação e como esses custos podem determinar a criação de poder de mercado em um setor. Além disso, é feita a caracterização do setor de carne bovina no Brasil e como foi sua evolução desde a década de 80 até hoje. A parte empírica, para definir se há ou não poder de mercado, foi feita utilizando-se da técnica desenvolvida por Bresnahan e Lau (1982), chamada Nova Organização Industrial Empírica (NEIO) e adaptada para oligopsônios por Perekhozhuk et. al (2009). Os dados utilizados referem-se ao estado de São Paulo e para ele foi calculado um parâmetro de conduta que mede o grau de poder de mercado.Os resultados apontam a existência de poder de mercado por parte dos frigoríficos em relação aos produtores no estado de São Paulo.