Mestrado Profissional em Administração

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    Dissertação
    IPOs e a maldição do vencedor: teste da influência do aquecimento do bookbuilding no retorno de longo prazo de ofertas públicas brasileiras de 2004 a 2009
    (2010) Castanho, Rafael Plantier
    A abertura do capital tem um grande valor estratégico para as empresas e, portanto, torna-se crucial para elas, e demais participantes desse mercado, compreender os fatores que podem afetar os resultados desse processo crítico no longo prazo. O objetivo deste trabalho é, através de paralelos entre a “Maldição do Vencedor” e o processo de um IPO, testar a hipótese de que o aquecimento do bookbuilding – via underpricing, via efeito do ajuste parcial do preço de lançamento ou via aquecimento do mercado em geral – possui uma relação negativa com os retornos de longo prazo de 115 ações brasileiras lançadas em ofertas públicas no período de 2004 a 2009. Os resultados encontrados não suportam a hipótese de “Maldição do Vencedor” através do underpricing ou do fenômeno de ajuste parcial do preço de lançamento. Entretanto, há evidências significativas de que o aquecimento do mercado e o nível de incerteza causam a “Maldição do Vencedor”. Por conta da euforia do mercado durante o bookbuilding, investidores institucionais teriam “perdido” no longo prazo ao terem “ganhado” parte do capital da empresa emissora no IPO. A relação entre ofertas públicas iniciais e conceitos da Teoria de Jogos, mais especificamente a Teoria de Leilões, aponta para um campo ainda pouco explorado, em especial quando se tratando de ofertas públicas brasileiras.
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    Dissertação
    Conduta competitiva das firmas no segmento de Fast-Food
    (2010) Guerra, Alexandre Freire
    O presente trabalho é uma aplicação de um modelo de entrada na indústria de fast-food brasileira. Por meio da análise dos raios limiares das sucessivas entradas, observamos que a alteração da conduta competitiva das firmas ocorre somente nas primeiras entradas, porém, essa mudança de conduta é orientada para um equilíbrio diferente do encontrado em trabalhos anteriores, indicando que os primeiros seguidores se movem rapidamente após o primeiro entrante. Os resultados demonstram que o efeito da presença de uma firma sobre a decisão de entrada da outra, quando significativo, é positivo, indicando que a primeira entrada serve aos primeiros seguidores como fonte de informações, fazendo com que estes adotem uma estratégia me-too.
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    Dissertação
    Estimação da estratégia de entrada no setor de varejo de móveis, eletrodomésticos e eletrônicos no Brasil
    (2013) Balena, Douglas Resmini
    O presente trabalho apresenta um modelo de estimação de estratégia de entrada em novos mercados para firmas do setor de varejo de móveis, eletrodomésticos e eletrônicos no Brasil. Por meio da aplicação de limiares de entrada, são identificados as principais variáveis que influenciam no comportamento das firmas em relação à decisão de qual mercado será escolhido no momento de expansão. Apesar da declarada importância de que os consumidores de classe de renda média e baixa são os mais importantes para este setor, os resultados demonstram que as empresas do setor não priorizam, ao expandir para novos mercados, os locais onde há elevada concentração de famílias destas duas classes. Adicionalmente, foi identificado que a escolha dos mercados de entrada, por outro lado, é fortemente influenciada pela distância para o centro de distribuição da rede. Por fim, foi verificado que os raios dos limiares de entrada, à medida que o número de firmas em um mercado aumenta, crescem até se estabilizarem próximo a um. Este fato é um forte indício de que as empresas pioneiras servem como “sinalizadoras” para as outras empresas de que o mercado apresenta um potencial elevado.
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    Dissertação
    Rebanho bovino de corte no Brasil: Uma análise empírica de poder de mercado
    (2009) Goloni, Lucille Assad
    Esta dissertação analisou a cadeia de carne bovina no Brasil com a finalidade de identificar a existência de poder de mercado entre produtores rurais e frigoríficos no país. A motivação para se fazer esse estudo vem de um cenário de consolidação, mudança e crescente desconfiança, entre essas partes. Para alcançar o objetivo proposto, o estudo foi dividido em uma parte teórica e uma empírica. A parte teórica aborda conceitos de custos de transação e assimetria de informação e como esses custos podem determinar a criação de poder de mercado em um setor. Além disso, é feita a caracterização do setor de carne bovina no Brasil e como foi sua evolução desde a década de 80 até hoje. A parte empírica, para definir se há ou não poder de mercado, foi feita utilizando-se da técnica desenvolvida por Bresnahan e Lau (1982), chamada Nova Organização Industrial Empírica (NEIO) e adaptada para oligopsônios por Perekhozhuk et. al (2009). Os dados utilizados referem-se ao estado de São Paulo e para ele foi calculado um parâmetro de conduta que mede o grau de poder de mercado.Os resultados apontam a existência de poder de mercado por parte dos frigoríficos em relação aos produtores no estado de São Paulo.