Mestrado Profissional em Administração
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Dissertação O papel das tecnologias de inteligência artificial no desenvolvimento de modelo de negócios sustentáveis(2022) Rodrigues, Edson GonçalvesEste estudo tem como objetivo investigar o papel da Inteligência Artificial (IA) no desenvolvimento de modelos de negócios sustentáveis (MNS). O estudo discute as relações entre IA, transformação digital e desenvolvimento de modelos de negócios sustentáveis (MNS) e busca entender como é feita a adoção de IA para o desenvolvimento de MNS nas empresas. De uma perspectiva prática, este estudo é relevante para pesquisadores e profissionais entenderem o impacto da IA nos MNS, para apoiar na elaboração de estratégias, gerenciar o uso da IA no ambiente de trabalho e para melhorar a eficiência por meio de melhorias tecnológicas. Metodologicamente, o estudo foi feito em duas fases: primeiro, foi realizada uma revisão sistemática da literatura com análise bibliométrica; em segundo, uma análise de documentos dos relatórios de sustentabilidade das maiores empresas brasileiras complementou os achados da literatura acadêmica. Os resultados mostram que é um campo de pesquisa incipiente, indicando que a literatura se concentrou apenas em alguns aspectos envolvidos no desenvolvimento sustentável por meio da IA, como na transição energética e cadeias de valor mais responsáveis e circulares; no entanto, ainda existem várias lacunas sobre os fundamentos que ligam esses conceitos, principalmente nos países menos desenvolvidos. Os relatórios de sustentabilidade das maiores empresas brasileiras corroboram com os achados da literatura, pois evidenciam a falta de abordagem aprofundada sobre os assuntos de IA e MNS. Assim, empresas e profissionais de pesquisa acadêmica devem se concentrar no desenvolvimento adicional do uso de IA em MNS.Dissertação Circularidade no setor de embalagens de aço: uma análise das principais barreiras e oportunidades(2021) Castro, Sebastião Juarez deAs últimas inovações tecnológicas trouxeram grandes mudanças nos hábitos de consumo. Há consenso de que a forma com que lidamos com os recursos naturais precisa ser repensada, suplantando a filosofia de consumo baseado em extrair, produzir e descartar. O novo paradigma de produção e consumo deverá adotar modelos inspirados nos conceitos de circularidades de materiais, em que as matérias-primas pós-consumo deverão ser reinseridas nas respectivas cadeias de valor, quer seja pela redução, quer pela reutilização ou pela reciclagem. Nesse contexto, esta pesquisa contribui para explicar como o setor de embalagens de aço no Brasil pode tornar sua cadeia de valor mais circular, quais as principais barreiras, habilitadores e os insights necessários para o setor avançar em uma economia circular. Os resultados dessa pesquisa mostraram que as embalagens de aço têm um grande potencial para fazer parte de um grupo de produtos cujas matérias-primas possam operar em ciclo fechado de produção, o aço pode ser reciclado infinitas vezes sem perder a característica da matéria-prima original e a flexibilidade do produto, ou seja, as embalagens pós consumo podem transformar-se em quaisquer outros produtos de aço. Hoje, 47,3% das embalagens já são recicladas no Brasil. Se 100% das embalagens de aço forem recicladas, a contribuição para a cadeia do aço será a de que nenhum quilograma de minério de ferro precisará ser extraído da natureza para atender ao setor, sendo que um quilograma de embalagem pós-consumo é transformada em outro quilograma de aço novo, mas a falta de conscientização do consumidor final e a informalidade dos coletores de embalagens pós-consumo são grandes barreiras a um aumento no índice de reciclagem. Este estudo encontrou seis barreiras que impedem o setor de se tornar circular, e apresentou sete oportunidades que, se exploradas, poderão contribuir para remover essas barreiras e tornar o setor mais inserido nos conceitos de economia circular. Por fim, cinco implicações gerenciais no que se refere ao uso das embalagens de aço são apresentadas e discutidas.Dissertação Estudo exploratório dos fatores que influenciam o comportamento empreendedor em profissionais de engenharia(2021) Matos, Paulo Cezar SantosO empreendedorismo é considerado uma fonte de inovação e um criador de empregos. Ter o próprio negócio representa uma oportunidade de desenvolvimento de uma carreira individual ou até mesmo a realização de um sonho. Este trabalho tem como objetivo explorar os fatores que influenciam o comportamento empreendedor dos profissionais formados em engenharia, além discutir se o modelo atual de formação do engenheiro fomenta o empreendedorismo. Na literatura há estudos que retratam o impacto da educação para o empreendedorismoo e enfatizam a sua capacidade de melhorar o comportamento empreendedor do profissional no mercado de trabalho. Entretanto, o quanto a formação dos engenheiros fomenta ou impacta o este comportamento entre os profissionais formados nesta área é o que este estudo procurou descrever. Para responder à questão de pesquisa foi realizado um estudo empírico quantitativo, modelado a pardir da escala EBS (Entrepreneurial Behavior Scale), que mede a competências preditivas de empreendedorismo. Este estudo investiga quais são as variáveis demográficas, sociais e educacionais que apresentam o maior impacto no comportamento empreendedor e de quais formas as instituições de ensino superior podem ajustar as suas grades curriculares de modo a incentivar o desenvolvimento deste comportamento. Exemplos de intervenções nos cursos e instituições incluem os conselhos de classes e o papel dos sindicatos, oferecimento de cursos extras, seminários ou palestras que dão suporte aos profissionais de forma a aprimorar os conhecimentos e experiências de empreendedorismo, dentre outros. Esses e outros resultados do estudo são discutidos em nossa pesquisa.