Mestrado Profissional em Administração

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    Dissertação
    Tipos de relacionamento (produtor-indústria) e desempenho na indústria de celulose
    (2015) Godoy, Renan Okumura Germiliano
    O presente trabalho analisa os tipos de relacionamento (produtor-indústria) e desempenho na indústria de celulose. Nesse segmento há desde modelos integrados verticalmente até operações praticamente baseadas no mercado, na qual, procurou-se avaliar as respectivas características, diferenças na produtividade, e, se a escolha dos modelos teve fundamentos na teoria dos custos de transação. Para o desenvolvimento do trabalho, foram utilizados dados de 2013 da empresa-alvo e realizadas análises descritivas e estatísticas através da análise multivariada da variância (MANOVA) e regressão linear múltipla via modelo de equações simultâneas. Em uma das unidades da empresa-alvo, os resultados indicam elevação do Δ produtividade em tipos de relacionamento em direção à integração vertical na qual, pode ser explicado pelo maior grau de modernidade em equipamentos e processos em modalidades mais verticalmente integradas. Entretanto, os resultados indicaram influência parcial da teoria dos custos de transação na escolha dos tipos de relacionamentos face às características das fazendas. O trabalho procura evoluir na identificação do balanço mais efetivo entre integração vertical e terceirização para alavancar benefícios e reduzir custos, na qual, os resultados apresentam ganhos em modalidades mais integradas verticalmente, porém, tendo a ressalva em não desconsiderar potenciais benefícios em futuras negociações (acordos com valores abaixo da referência utilizada) em tipos de relacionamentos próximos da plena terceirização.
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    Dissertação
    Internacionalização inward: um estudo exploratório no contexto de gestores de recursos
    (2015) Ligabo Júnior, Moacyr
    Existe uma necessidade nos estudos acadêmicos atuais: expandir os conceitos já amplamente difundidos sobre internacionalização. No novo contexto de fronteiras e mercados globais, as operações de internacionalização devem ser vistas necessariamente como movimentos que expandam os relacionamentos das empresas com o exterior. Com esta perspectiva, foi desenvolvido este estudo, ou seja, uma investigação exploratória sobre movimentos de internacionalização inward. A pesquisa foi feita no contexto de gestores de recursos. O objetivo foi trazer melhor compreensão sobre como ocorrem as incursões internacionais por parte dessas organizações com vistas a levantarem capital (i.e. ‘importação de capital’) para investimentos em seu país de origem. Este trabalho se diferencia de trabalhos de natureza similar por analisar o fenômeno de internacionalização inward em situações onde os ativos resultantes da operação apresentam baixíssima liquidez. A partir da análise aqui realizada, infere-se que a internacionalização inward ocorre como meio de suprir a inexistência no mercado nacional de fontes de recursos capazes de amplos aportes em operações financeiras mais sofisticadas. Além disso, foi observado, no contexto estudado, que a disponibilidade de recursos suplanta a distância psíquica. Todavia, isso se dá porque as operações ocorrem por meio de parcerias entre os agentes envolvidos, as quais precisam de comprometimento, confiança e credibilidade dos agentes envolvidos.
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    Dissertação
    Aderência às práticas de gestão operacional e desempenho das unidades produtivas de uma empresa de manufatura
    (2015) Pecoral, Milena Stevaux
    Recentemente, as práticas de gestão operacional foram consideradas como parte da explicação das diferenças de desempenho entre as empresas, já que apenas a adoção de inovações tecnológicas ou investimentos em ativos não eram mais suficientes para explorar parte significativa dessas diferenças. Os estudos empíricos da área de operações têm se concentrado na identificação das melhores práticas operacionais que afetam o desempenho das empresas para que as mesmas possam adaptar sua gestão para alcançar seus objetivos de lucratividade. A questão que tem recebido menos atenção, entretanto, é o quanto a aderência às práticas operacionais pode ou não afetar o desempenho das empresas e não somente sua existência no ambiente organizacional, na tentativa de entender a relação da aderência às práticas operacionais e seus impactos no desempenho médio das empresas. Para esse fim, utilizou-se uma base de dados secundária disponibilizada por uma empresa de grande porte do setor de manufatura, com dados de diferentes unidades produtivas ao longo dos anos de 2012 a 2015. Primeiro, testou-se os impactos no desempenho médio operacional das empresas quanto a aderência às práticas operacionais, a variabilidade do desempenho e uma combinação das duas por meio de análise de variâncias (ANOVA). De forma complementar, identificaram-se as práticas de gestão operacional que levam a um maior desempenho médio das empresas, mostrando quais aderências às práticas de gestão operacional explicam o desempenho das empresas com alto desempenho constante e das empresas que melhoraram seu desempenho ao longo do período estudado. Conclui-se que as empresas com maior aderência às práticas de gestão operacional possuem maior desempenho e menor variabilidade de desempenho e são capazes de sustentá-lo ao longo do tempo.
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    Dissertação
    Conhecer o cliente vale a pena? Estudo de caso de implantação de CRM analítico em PME brasileira
    (2015) Fores, Mayumi Kawakami
    As pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam um grande desafio para manter a vantagem competitiva sustentável, em um cenário de alta competitividade e escassez de clientes. Tornou-se necessário agregar maior valor através do relacionamento entre as partes. A ferramenta de gestão de relacionamento mais conhecida para este propósito é o Customer Relationship Management (CRM). Neste contexto, este estudo de caso em uma empresa de porte médio de instrumentação analítica tem como objetivo verificar os efeitos da implantação de CRM analítico no relacionamento da empresa com seus clientes. Para isso, foram coletados dados transversais em dois períodos, antes e após a implantação do CRM analítico. Utilizou-se a técnica econométrica de análise de dados em painel, que consiste em uma série temporal para cada registro do corte transversal do conjunto de dados. Foram escolhidas três variáveis dependentes para caracterizar o relacionamento antes e depois da implantação da ferramenta -ticket médio, cross-selling e retenção de clientes-, a serem testadas em três modelos pelo método dos mínimos quadrados ordinários. Observou-se que, mesmo com o aumento do ticket médio, cross-selling e da retenção de clientes, após a implantação da ferramenta, estes foram associados independentemente com a implantação do CRM analítico. A implantação isolada da tecnologia do CRM analítico mostrou resultados negativos para o relacionamento da empresa com o cliente. A ferramenta não foi conduzida como uma estratégia, envolvendo a combinação equilibrada de mais dois recursos: pessoas e processos organizacionais, encabeçada pela alta gerência da empresa. Ao contrário das grandes empresas, fatores críticos de sucesso na implementação da ferramenta são intensificados nas PMEs, pela carência de recursos financeiros, tecnológicos, humanos, de marketing, de processos e centralização no CEO da empresa. A implementação do CRM, no entanto, difere em cada empresa, principalmente devido a carência de um modelo padrão de orientação da estrutura estratégica desta ferramenta tecnológica.
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    Dissertação
    O comportamento de compra do individuo em contexto organizacional: o caso de seleção de viagens corporativas em empresas no Brasil
    (2015) Rocha, Leone Mateus Aguilar
    O deslocamento dos funcionários nas organizações brasileiras além de suas localidades-base tem se tornado cada vez mais frequente diante do crescimento econômico do país e da maior expansão regional e internacionalização das corporações nos últimos 10 anos. Por outro lado, a carência da infraestrutura nacional e o descasamento da relação “oferta versus demanda” por serviços relacionados ao turismo vêm provocando uma elevação significativa dos custos da viagem a negócios, fazendo com que as empresas adotem medidas para otimizar os seus recursos com a maior assertividade possível. As empresas tendem assim a implementar procedimentos e controles internos aos seus funcionários (por exemplo, via políticas de viagens), que se refletem em um maior ou menor grau de liberdade ao indivíduo durante o processo de decisão de compra das viagens. Espera-se que mediante um dado grau de liberdade dado ao indivíduo nesse processo, e considerando contingentes variados, a natureza do comportamento de compra do indivíduo oscile, podendo agir predominantemente em função dos interesses próprios ou em função dos interesses da empresa. Espera-se assim também diferentes resultados para a empresa quanto às despesas com viagens corporativas. Esta dissertação tem por base uma pesquisa de natureza exploratória e explicativa, de metodologia mista de design comparativo (i.e. QCA). O objetivo reside em compreender o comportamento de compra do indivíduo em um contexto organizacional no qual a política de viagens da empresa concede ou não certo grau de liberdade de escolha dos serviços de transporte aéreo. Estuda-se assim sob que condições é que o indivíduo terá ou não um comportamento com maior tendência a preferências individuais. Consideram-se fatores diversos, tais como os programas de fidelidade, a qualidade de serviço das companhias aéreas ou os incentivos oferecidos pela organização ao funcionário que podem afetar a sua escolha. Pretende-se desta forma compreender como é que o nível de despesas das empresas com viagens a negócios é afetado, resultado de um conjunto de condições associadas ao grau de liberdade de escolha delegada ao indivíduo e aos fatores mencionados. Com isso, o trabalho indica direções dos elementos que condicionam a decisão de compra individual e as associadas despesas com viagens das empresas. Proporciona-se desta forma aos gestores um conhecimento útil quando da elaboração de políticas internas de viagem para um melhor aproveitamento dos recursos financeiros e satisfação e segurança dos seus funcionários.
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    Dissertação
    Os efeitos da identidade, da liderança, da per- cepção de suporte organizacional e do apoio à carreira sobre o engajamento do profissional
    (2015) Costa, José Eduardo Teixeira
    O engajamento é definido como a conexão física, emocional e intelectual que o profissional desenvolve com seu trabalho. Muitos fatores contribuem para o engaja- mento e esta pesquisa tem por objetivo medir o efeito que a identidade do funcionário com a empresa, a liderança – por meio do gestor ou chefe direto –, a percepção de suporte organizacional e o apoio à carreira do empregado tem sobre o engajamento dele. Para isso, foi utilizada uma base de dados com informações de 112.305 traba- lhadores de 364 empresas nacionais e multinacionais com sede no Brasil, que conta- ram sobre o seu ambiente de trabalho e sobre as práticas de recursos humanos de suas empresas. Os dados foram coletados por meio de um questionário online de 67 questões, durante o ano de 2014, pela equipe do Guia VOCÊ S/A-EXAME As Melho- res Empresas Para Você Trabalhar, da Editora Abril. Utilizou-se, primeiramente, a téc- nica de análise fatorial a fim de validar as escalas para cada um dos construtos: iden- tidade, liderança, percepção de suporte organizacional e apoio à carreira. A amostra foi dividida em duas para esta análise e seus coeficientes resultaram positivos e sig- nificativos para os construtos, demonstrando que as quatro escalas possuem vali- dade, além de alta confiabilidade, de acordo com o alfa de Cronbach. Posteriormente, foi feita a regressão dos fatores contra a variável dependente engajamento. Ficou de- monstrado que os quatro fatores contribuem positivamente e de forma significante para o engajamento. Porém, a identidade do funcionário com a empresa e a percep- ção de suporte organizacional são aspectos preponderantes para a conexão física, emocional e intelectual do profissional com seu trabalho.
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    Dissertação
    Leadership Pipeline: preferência dos liderados em relação à liderança transformacional e transacional na hierarquia organizacional
    (2015) Matos, João Gabriel Machado De
    Esta pesquisa promove um link entre a teoria de Leadership Pipeline com Liderança Transformacional e Transacional ao examinar as preferências dos liderados, ao longo dos níveis organizacionais, em relação aos estilos por eles desejáveis. As hipóteses foram construídas levando-se em consideração as características e necessidades que os liderados possuem no início e ao final da carreira, manifestando desejos diferentes em relação ao seu líder. Para quantificar a liderança desejável e testar as hipóteses foi utilizado o MLQ (Multifactor Leadership Questionnaire) dentro de uma instituição financeira do Brasil. Os resultados demonstram uma preferência para os estilos de liderança transformacionais, bem como uma separação ordenada da preferência entre os níveis organizacionais para determinadas tipologias, como consideração individualizada e influência idealizada, corroborando as hipóteses formuladas.
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    Dissertação
    Análise dos fatores estratégicos que impactam nas vendas de empresas do segmento de Biotecnologia no mercado brasileiro
    (2015) Rodrigues, Fábio Wiliam Chilante
    O escopo deste trabalho é entender quais fatores influenciam a receita líquida de uma empresa do segmento de biotecnologia e como o ambiente econômico do Brasil impacta na receita líquida. São propostas seis hipóteses para a construção do modelo, duas variáveis ambientais relativas às condições do ambiente econômico, duas a partir de variáveis internas da empresa alvo do estudo e, por fim, duas relativas à disponibilidade de recursos para a compra dos bens e serviços do segmento de biotecnologia. Para o desenvolvimento do trabalho, utilizam-se dados mensais de volume de vendas, despesas comerciais e de marketing e inicio das atividades com vendas diretas de uma empresa representativa do segmento, analisados em modelos de séries temporais com regressão, com variáveis estabilizadas através de transformações log-retorno. Os resultados obtidos comprovam a importância de fatores tais como o dispêndio com saúde, tecnologia e inovação por parte do governo, a taxa Selic e as despesas comerciais e com marketing como fatores estratégicos chaves que influenciam as Vendas de Empresas do Segmento de Biotecnologia no Mercado Brasileiro.
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    Dissertação
    Os determinantes da longevidade dos clientes de serviços de telefonia fixa no Brasil
    (2015) Rodrigues, Fábio Da Silva
    O objetivo deste trabalho é explorar as principais variáveis que impactam a longevidade do cliente de telefonia fixa em um modelo integrado avaliando as principais alavancas de posicionamento competitivo, além de analisar um setor pouco estudado em um mercado emergente e altamente regulado como o brasileiro. Foram propostas cinco hipóteses para entender a influência de questões a política de descontos aplicada pela empresa, reclamações sobre o serviço prestado pelos clientes e o posicionamento competitivo em que a empresa está inserida, utilizando o modelo de longevidade de Cox. Os resultados encontrados destacam a importância da qualidade e agilidade na resolução de problemas com o cliente, além do poder de mercado da empresa e as vantagens de uma abordagem competitiva monopolística como fatores-chave para aumentar a longevidade do cliente. Outras questões como a relação entre preço e consumo do serviço, idade do cliente e inadimplência se mostraram relevantes, mas menos impactantes na longevidade. A segmentação de clientes na atuação da empresa se mostrou uma estratégia relevante para direcionar ações da empresa.
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    Dissertação
    O que afeta a Propensão a Doar? Uma Análise Experimental
    (2015) Folly, Eduardo Wille
    O objetivo desse estudo é examinar os determinantes de doações individuais para entidades filantrópicas com o uso de metodologia experimental de campo para testar hipóteses derivadas de duas perspectivas teóricas distintas. Com base na teoria de assimetria informacional, buscou-se testar a influência da divulgação de informações, acerca do que as ONGs fazem com os recursos recebidos, sobre o comportamento de doação. De outro lado, baseado no modelo de identidade moral, testou-se a influência do reconhecimento público no comportamento de doação do indivíduo. O experimento utiliza o contexto de incentivos do Programa da Nota Fiscal Paulista, que permite aos indivíduos doar seus créditos fiscais para ONGs de sua escolha. Foi criado um aplicativo para dispositivos móveis (Smartphones e Tablets) para permitir a realização do experimento, cujo objetivo foi verificar o comportamento do doador quando submetido aos tratamentos relacionados à assimetria de informação e à identidade moral. Os tratamentos envolveram apresentar informações sobre a ONG e oferecer a publicação de uma foto com o nome do doador em um Portal na Internet como reconhecimento público. Foi encontrado apenas efeito consistentemente significativo no caso do tratamento envolvendo agradecimento público, logo gerando suporte à teoria de identidade moral.