Mestrado Profissional em Administração

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    Dissertação
    The effects of female representation on organizational performance: Evidence from the São Paulo State Military Police
    (2022) Del Vecchio Junior, Jacintho
    A teoria da burocracia representativa postula que o aumento da representação de grupos desprivilegiados na burocracia estatal (representação passiva) levará a melhores resultados para essas populações (representação ativa). Além disso, a representação passiva pode aumentar a confiança do cidadão nas autoridades públicas quando indivíduos desprivilegiados percebem que estão devidamente representados (representação simbólica). Este trabalho pretende testar os efeitos da melhoria da representação feminina no desempenho organizacional em organizações públicas, usando para isso o caso da Polícia Militar do Estado de São Paulo. O estudo adota uma abordagem quantitativa e faz uso de efeitos fixos de dados em painel e modelos de Diferença em Diferenças (DiD) para avaliar os efeitos da representação feminina (seja na liderança ou pela maior participação no policiamento) nos registros de crimes. Constatamos que a representação feminina na Polícia Militar, juntamente com as estruturas auxiliares de prevenção à violência contra a mulher (Delegacias da Mulher) aumentam as denúncias de estupro e reduzem os homicídios contra a mulher. Os resultados são válidos ao empregar especificações de DiD que avaliam os efeitos da representação feminina antes e após intervenções exógenas (legislação local promulgada para prevenir a violência contra a mulher). No geral, os resultados sugerem que a representação feminina não apenas melhora o desempenho da polícia em favor da população feminina, mas também promove a equidade social.
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    Dissertação
    Marketing Conversacional B2B: Desvendando a eficiência do chatbot na geração de oportunidades de negócio
    (2023) Duran, Fabio Melo
    Em um cenário cada vez mais on-line, no qual telefones celulares funcionam como um pequeno computador (smartphones) e dominam o mercado, as estratégias de marketing digital tornam-se essenciais, porém mais onerosas e complexas. Novas tendências – como o marketing conversacional (utilização de robô de bate-papo nas estratégias de marketing) – despontam com potencial de elevar a taxa de geração de oportunidades de negócio e melhorar o retorno sobre investimento em marketing. Alguns estudos demonstram que o marketing conversacional é uma tendência que, em alguns cenários, já apresenta melhor desempenho na geração de leads em relação à tradicional página de conversão de leads (landing page). Este estudo visa investigar como se comporta a estratégia de marketing conversacional na geração de leads e de leads qualificados (MQLs) em diferentes momentos da jornada de compra do cliente de empresas que comercializam com outras empresas (B2B). Foram realizados dois experimentos, ambos com acesso exclusivamente via telefone celular, gerados por meio de campanhas de anúncio on-line. Adotou-se como ferramenta de conversação (chat), o WhatsApp, principal ferramenta utilizada no Brasil. O primeiro experimento foi realizado no início da etapa pré-compra da jornada de decisão do cliente (reconhecimento de um problema) e os acessos foram gerados por meio de anúncios da plataforma da Meta, com o objetivo de gerar leads em troca de um livro eletrônico (e-book). O segundo experimento atuou ao final da jornada do cliente (pesquisas e decisão do que comprar) tendo sido os acessos gerados por meio de anúncios do Google, buscando gerar MQLs com a oferta de utilização gratuita de uma ferramenta on-line de gestão financeira para empresas, durante sete dias. Em ambos os experimentos o autor aplicou a metodologia de teste A/B e analisou os dados das pesquisas por meio do teste de estatística chi-quadrado de Pearson. Os resultados mostram que no início da jornada de decisão do cliente o chatbot foi mais eficiente gerando leads. Mais próximo da conclusão da jornada do cliente, o chatbot mostrou mais eficiência na geração de MQLs. Essas descobertas ajudam os gestores de marketing a avaliar como e quando o chatbot pode ser adotado em suas estratégias.
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    Dissertação
    O papel da inovação no desempenho da indústria de transformação brasileira
    (2023) Paiva, Rodrigo Alves De
    A indústria de transformação é um dos principais motores da geração de valor na economia brasileira e concentra a maior parte dos investimentos empresariais em pesquisa e desenvolvimento no país. A literatura aponta a inovação como a principal força motriz do desenvolvimento econômico de uma nação e como um dos principais impulsionadores do desempenho das empresas, entretanto, até o presente momento, poucos são os estudos aplicados ao setor da indústria de transformação brasileira que se propõem a analisar se os esforços das atividades inovadoras de fato resultaram em aumento de valor agregado para este segmento. Este estudo tem o objetivo de analisar se existem evidências de que a inovação impacta positivamente no desempenho do segmento, avaliar se a inovação é a principal força motriz do desempenho do setor (quando comparado aos fatores de produção). Utilizamos metadados de séries temporais (de 2008 a 2020) dos 24 setores para construir um modelo econométrico. A regressão com painel dinâmico permite afirmar que existem evidências de que a inovação tem um papel relevante no desempenho dos setores da indústria de transformação. Por outro lado, esta não pode ser considerada a principal força motriz do desempenho neste segmento.
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    Dissertação
    Retorno anormal médio acumulado após a oferta inicial de ações: análise comparativa da performance de empresas investidas por fundos de private equity e venture capital
    (2022) Matheus, Luiz Carlos Bertan
    Tendo em vista o estudo realizado por Minardi et al. (2013), dentre outros que foram publicados, esta dissertação se propõe a fazer uma análise comparativa atualizada da performance de empresas investidas por fundos de private equity e venture capital no mercado brasileiro. Para isso, foi utilizada uma base de dados compilada e divulgada pela B3 contendo 236 ofertas públicas iniciais realizadas entre 2004 e 2021; aos dados originais foram adicionadas outras informações provenientes da Bloomberg, além da classificação de aportes eventualmente recebidos por fundos de investimento em participações feita pelo próprio autor com base nos prospectos das respectivas ofertas e em outras fontes de domínio público. Os dados foram analisados conforme a metodologia do retorno anormal médio acumulado de Ritter (1991), utilizando-se o Ibovespa como índice de referência. Adicionalmente, a amostra foi analisada de forma estratificada a fim de considerar diferentes períodos de 1, 3 e 6 meses e de 1, 2, 3 e 5 anos contados desde a data da respectiva oferta. Com base nos resultados encontrados, foi confirmada a hipótese de que os aportes provenientes de fundos de investimentos em private equity e venture capital são capazes de gerar valor adicional nas empresas investidas tal como indicara a literatura pregressa. Além disso, os resultados também mostraram que essa geração de valor adicional persiste de forma consistente ao longo dos cinco anos após a emissão das ações em bolsa de valores.
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    Dissertação
    O Canal Digital e seu Efeito no Desempenho das Vendas para Varejistas
    (2022) Manduca, Alex Wendell de Lima
    O gerenciamento dos canais de distribuição vem ganhando relevância como uma área estratégica de tomada de decisão. As principais causas para o aumento da preocupação com os canais de distribuição estão relacionadas ao ganho de competitividade, aumento do poder dos distribuidores nos canais de distribuição - especialmente o varejo -, necessidade de redução de custos de distribuição, mudança do comportamento do consumidor e o crescente papel da tecnologia no contexto atual, que vem influenciando o comportamento do cliente e trazendo diferentes pontos de interação com o mesmo (ROSENBLOOM, 2014; VERHOEF; KANNAN; INMAN, 2015). Na maioria dos casos, os estudos têm se concentrado no mercado business to consumer (B2C). Por tanto a importância do trabalho se apresenta como significativa para futuros projetos de implementação de novos canais de atendimento aos clientes B2B, especificamente WhatsApp. De acordo com Anderson e Narus (2014), nos últimos anos, muita atenção tem sido dada ao valor e sua oferta aos clientes. No entanto, notavelmente poucas empresas têm a capacidade de realmente avaliar o valor na prática e obter um retorno equitativo pelo valor que entregam aos clientes. Os fornecedores devem ter uma compreensão exata do que a empresa do cliente valoriza e qual valor é gerado. A análise descritiva dos dados e o modelo estatístico - Diferença em Diferença (diff-in-diff) adotado para o estudo, sobre uma amostra composta por 6.460 clientes ou pontos de vendas (PDV) apontam que os clientes que utilizam, um canal digital, tem reduções menos intensas em relação aos que mantiveram o atendimento apenas pelo vendedor resultando em 17,99 caixas de cerveja e 3,68 de refrigerantes acima da média de compra. Além disto, a diferença entre os que não adotaram o canal digital e os que adotaram diminuiu de 2019 para 2020 passando de -3,6% para 13,7% em cerveja e -5,3% para 2,6% em refrigerante. Observamos também o crescimento no preço médio no período de 0,32, com melhoria das diferenças entre as médias de 2019 de 0.9% para 3,3% em 2020. Portanto, analisando apenas o canal e sem considerar outras possíveis influências sobre as variáveis, observa-se que a adoção do canal digital melhorou a performance dos clientes quanto à compra dos produtos e a geração de receita. O estudo busca ser uma contribuição inicial para o tema de gestão de canais nos mercados B2B e fazer uma provocação e um convite a novos estudos.
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    Dissertação
    Transformação Digital e Gestão de Projetos abordagens de gestão e competências dos gerentes de projetos
    (2022) Leonelo, Wladimir Dezembro
    No atual estágio do desenvolvimento contemporâneo da sociedade humana, a transformação digital não é mais uma alternativa longínqua e abstrata, mas uma necessidade de mercado para perenidade e perpetuidade das organizações, e criação de valor para todos as partes interessadas envolvidas. A transformação digital ocorre através de projetos e programas devido ao amplo escopo, aos recursos empregados e tecnologias digitais utilizadas pelas organizações. A importância e justificativa da presente pesquisa é para entender como a gestão de projetos está sendo executada no contexto da transformação digital, como ocorre a seleção da abordagem de gerenciamento de projetos (preditiva, adaptativa ou híbrida) e, quais são as competências necessárias aos profissionais de gerenciamento de projetos para a gestão de projetos de transformação digital em suas organizações. A metodologia de pesquisa aplicada foi qualitativa e indutiva, de natureza descritiva e exploratória, utilizando entrevistas como meio instrumental. Entrevistas em profundidade, semiestruturadas, com 18 profissionais de gerenciamento de projetos foram utilizadas como principal técnica de coleta de dados. A pesquisa identificou ausência de critérios objetivos na escolha da abordagem de gestão mais adequada para projetos de transformação digital, ausência de comparação de equipes de projetos versus equipes de longa duração para produtos ou serviços, que as competências de desempenho e pessoais dos gerentes de projetos estão desatualizadas em relação as competências de conhecimento, ausência de competências pessoais sobre como gerentes de projetos deveriam se comportar em ambiente organizacional com alto grau de incerteza, confusão na definição da agilidade organizacional versus o uso de métodos ágeis de gerenciamento de projetos, que abordagem híbrida é subutilizada nos projetos de transformação digital e, ausência de uma definição única para o fenômeno da transformação digital. Este estudo contribui para a teoria e a prática. Para a teoria contribui para a compreensão do fenômeno da transformação digital, das tecnologias digitais envolvidas, das implicações e possíveis caminhos para as organizações durante sua própria jornada de transformação. Para a prática contribui para compreender como ocorre a seleção da abordagem de gestão de projeto dentre as várias abordagens disponíveis, para criar o produto, serviço ou resultado da transformação digital, compreender que métodos ágeis não são a solução ideal para todos os projetos de transformação digital e, compreender quais são as competências necessárias para a gestão de projetos de transformação digital liderados pelos profissionais de gerenciamento de projetos.
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    Dissertação
    Quando evolução, liderança e estratégia se encontram: os efeitos da ambiguidade percebida e foco regulatório do liderado na relação entre liderança via dominância e comprometimento organizacional
    (2022) Conejo, André Ferri
    Ambientes voláteis e incertos clamam ainda mais forte pelo fenômeno da liderança. A partir da literatura sobre liderança evolutiva e contingencial, este trabalho propõe examinar o papel moderador da percepção de ambiguidade de papel e foco regulatório do liderado na relação entre liderança via dominância e comprometimento organizacional afetivo do liderado. Uma coleta via survey foi conduzida para testar as hipóteses propostas sobre os efeitos interativos de fatores contextuais e individuais na efetividade da liderança. Em linha com resultados prévios da literatura, encontrou-se uma relação direta e significativa entre as variáveis de interesse e comprometimento organizacional afetivo, relação que é negativa quando na presença de liderança via dominância e de percepção de alta ambiguidade de tarefa, e positiva quando o foco regulatório do liderado é de promoção. Não foi encontrado suporte para a interação proposta nas hipóteses, que atuaria como moderador, atenuando essa relação. Implicações para o campo e prática são discutidos ao final.
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    Dissertação
    Efeito das características de diversidade do Conselho de Administração e Diretoria Executiva sobre o ESG score da Refinitiv
    (2022) Silva, Jonathan Lousado
    O termo ESG (Environmental, Social and Governance) tem recebido muita atenção nos últimos anos. Desastres ambientais e escândalos corporativos contribuíram para a ascensão desse termo. Este estudo analisa o impacto das características de diversidade dos membros do Conselho de Administração e Diretoria Executiva sobre o ESG calculado pela empresa Refinitiv. Analisamos 316 observações de 79 empresas no período de 2017 a 2020. A diversidade foi medida pelo percentual de mulheres, o percentual de millenials e a heterogeneidade etária dos membros dos conselhos e diretoria. Os resultados da pesquisa, no geral, corroboraram com a maioria dos estudos realizados e indicam que a diversidade de gênero e a heterogeneidade etária possuem impacto positivo sobre as políticas sustentáveis. Não foram encontrados impactos do percentual de millenials nos conselhos sobre o ESG, entretanto, a presença deles nas diretorias tem influência negativa sobre o fator. O estudo contribui para o entendimento e importância da diversidade dos membros do Conselho de Administração e Diretoria Executiva sobre as estratégias sustentáveis das organizações em que fazer parte.