Mestrado Profissional em Administração
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Dissertação A relação do score ESG com a demanda e o underpricing de IPOs nos EUA(2024) Shiraishi, Paula YumiQuando analisados os mercados em que os aspectos ESG ainda não são diretamente padronizados e regulados, como ocorre no processo de abertura de capital, as implicações operacionais e financeiras versus o valor gerado e percebido pelos stakeholders podem ser menos evidentes e ainda potencializadas pela assimetria de informação entre as partes envolvidas. Por impactar a dinâmica de precificação do processo de emissão das ações, a compreensão de tais implicações é crucial para empresas, investidores e reguladores na busca de melhores práticas que alinhem retorno financeiro com a responsabilidade social e ambiental. Este estudo, portanto, busca investigar o impacto do desempenho ESG das empresas na variação da demanda e no fenômeno de underpricing nos IPOs ocorridos nas bolsas de valores dos Estados Unidos NYSE e Nasdaq no período entre 2015 e 2023. Para averiguar tal impacto, foi considerada a existência do score ESG proveniente da LSEG Data & Analytics® seguida pela análise do seu desempenho conforme a sua escala de avaliação (0-100 pontos). Como principais achados, foi identificada uma relação positiva entre a existência do score ESG e a variação da demanda no momento antecedente ao IPO. Quando considerado o desempenho (score ESG), foi identificada uma relação positiva com o underpricing quando analisada individualmente a dimensão Ambiental.Dissertação IPOs brasileiros de 2004 a 2007: influência da estratégia organizacional, relacionada à estrutura de propriedade e à governança corporativa, no preço da emissão(2010) Hoffmann, RicardoA fixação de preço de um IPO reflete a qualidade da empresa emissora e das condições de mercado no momento da emissão. Este trabalho busca identificar e quantificar o quanto a Estratégia Organizacional, as características da firma e do mercado afetam o Ajuste Parcial de Preços (APP), que é a definição final do preço da emissão. Os dados foram coletados de IPOs realizados por empresas não financeiras no Brasil, no período de 2004 a 2007. Os resultados mostram que os aspectos relacionados ao mercado que afetam o APP são: retorno médio do mercado nos 30 dias antes da emissão, a volatilidade do mercado nos 60 dias anteriores à emissão e se o período é de Hot Market. Os aspectos da firma e da emissão que afetaram o APP são: investimento em pesquisa e desenvolvimento, dividendos mínimos, número de fatores de risco citados nos prospectos da emissão, se a empresa tem atuação internacional e o tamanho da emissão. O impacto da Estratégia Organizacional no APP foi avaliado em relação a Estrutura de Propriedade e a Governança Corporativa. Os aspectos relacionados à estrutura de propriedade que afetam o APP são: concentração do controle pós IPO, emissão de ações PN e se a empresa é familiar. Os aspectos de Governança Corporativa que afetam o APP são: se a empresa pertence ao Novo Mercado e se CEO e Presidente do Conselho é a mesma pessoa. O modelo final explica 66% da variação do APP.Dissertação IPOs e a maldição do vencedor: teste da influência do aquecimento do bookbuilding no retorno de longo prazo de ofertas públicas brasileiras de 2004 a 2009(2010) Castanho, Rafael PlantierA abertura do capital tem um grande valor estratégico para as empresas e, portanto, torna-se crucial para elas, e demais participantes desse mercado, compreender os fatores que podem afetar os resultados desse processo crítico no longo prazo. O objetivo deste trabalho é, através de paralelos entre a “Maldição do Vencedor” e o processo de um IPO, testar a hipótese de que o aquecimento do bookbuilding – via underpricing, via efeito do ajuste parcial do preço de lançamento ou via aquecimento do mercado em geral – possui uma relação negativa com os retornos de longo prazo de 115 ações brasileiras lançadas em ofertas públicas no período de 2004 a 2009. Os resultados encontrados não suportam a hipótese de “Maldição do Vencedor” através do underpricing ou do fenômeno de ajuste parcial do preço de lançamento. Entretanto, há evidências significativas de que o aquecimento do mercado e o nível de incerteza causam a “Maldição do Vencedor”. Por conta da euforia do mercado durante o bookbuilding, investidores institucionais teriam “perdido” no longo prazo ao terem “ganhado” parte do capital da empresa emissora no IPO. A relação entre ofertas públicas iniciais e conceitos da Teoria de Jogos, mais especificamente a Teoria de Leilões, aponta para um campo ainda pouco explorado, em especial quando se tratando de ofertas públicas brasileiras.