Mestrado Profissional em Administração

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Resultados da Pesquisa

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    Dissertação
    O papel das tecnologias de inteligência artificial no desenvolvimento de modelo de negócios sustentáveis
    (2022) Rodrigues, Edson Gonçalves
    Este estudo tem como objetivo investigar o papel da Inteligência Artificial (IA) no desenvolvimento de modelos de negócios sustentáveis (MNS). O estudo discute as relações entre IA, transformação digital e desenvolvimento de modelos de negócios sustentáveis (MNS) e busca entender como é feita a adoção de IA para o desenvolvimento de MNS nas empresas. De uma perspectiva prática, este estudo é relevante para pesquisadores e profissionais entenderem o impacto da IA nos MNS, para apoiar na elaboração de estratégias, gerenciar o uso da IA no ambiente de trabalho e para melhorar a eficiência por meio de melhorias tecnológicas. Metodologicamente, o estudo foi feito em duas fases: primeiro, foi realizada uma revisão sistemática da literatura com análise bibliométrica; em segundo, uma análise de documentos dos relatórios de sustentabilidade das maiores empresas brasileiras complementou os achados da literatura acadêmica. Os resultados mostram que é um campo de pesquisa incipiente, indicando que a literatura se concentrou apenas em alguns aspectos envolvidos no desenvolvimento sustentável por meio da IA, como na transição energética e cadeias de valor mais responsáveis e circulares; no entanto, ainda existem várias lacunas sobre os fundamentos que ligam esses conceitos, principalmente nos países menos desenvolvidos. Os relatórios de sustentabilidade das maiores empresas brasileiras corroboram com os achados da literatura, pois evidenciam a falta de abordagem aprofundada sobre os assuntos de IA e MNS. Assim, empresas e profissionais de pesquisa acadêmica devem se concentrar no desenvolvimento adicional do uso de IA em MNS.
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    Dissertação
    Transformação Digital no Setor Financeiro: uma tipologia de ações, affordances e impactos organizacionais
    (2020) Silva, Luciana Cardia Da
    Transformação digital em organizações diz respeito a um processo de profundas modificações estratégicas nas propriedades da organização por meio do uso de tecnologias digitais, visando geração de valor para o negócio. A despeito da relevância do tema, ainda não há um entendimento amplo sobre o fenômeno, prevalecendo discussões sobre modelos estratégicos e havendo oportunidade para contribuições com ênfase no uso efetivo das tecnologias digitais no contexto organizacional. Assim, este trabalho adota a abordagem de affordances, termo que indica possibilidades de ação criadas na relação entre as propriedades materiais de um artefato tecnológico e as percepções dos usuários orientados por objetivos, e realizadas com o atingimento desses objetivos. Delimitado ao setor financeiro, este trabalho analisa que mudanças têm ocorrido em organizações a partir do uso das seguintes tecnologias digitais: social media, mobile, data analytics, cloud computing, internet of things, artificial intelligence, e blockchain. Esta pesquisa é de natureza qualitativa indutiva, fazendo uso de princípios e técnicas da teoria fundamentada para análise de 34 casos descritivos publicados em revista peer review de circulação global entre 1998 e 2019. Eles descrevem processos de transformação digital em 60 bancos, envolvendo as principais instituições financeiras do mundo. Por meio de codificação aberta, axial e seletiva, a análise visou: i) identificar de que forma diferentes tecnologias digitais estão envolvidas na transformação digital; ii) delinear o processo de criação e realização de affordances organizacionais e seus os impactos no nível organizacional; iii) identificar tipos de ações, affordances e impactos organizacionais. Com base nos resultados, sugere-se que: i) as ações que orientam usos de tecnologias digitais nas organizações do setor financeiro são predominantemente gerenciais, em vez de estratégicos; ii) os tipos de affordances organizacionais desenvolvidos nesse uso caracterizam predominantemente digitalização de produtos e serviços e em vez de transformação estratégica; iii) no nível organizacional, predominam ajustes adaptativos, em vez de mudança robusta. Conclui-se que organizações do setor financeiro ainda não desenvolvem ações de natureza estratégica para fazer uso do potencial de geração de valor das tecnologias digitais, estando em fase de digitalização de produtos e serviços e não de criação de negócios digitais, o que indica baixo desempenho organizacional no ambiente digital.