Mestrado Profissional em Administração

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Resultados da Pesquisa

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  • Dissertação
    Efeito de promoções sobre a demanda: Uma análise com produtos de uma franquia de cosméticos
    (2024) Carvalho, Vitor Guedes de
    Esta dissertação investigou a relação entre a promoção de vendas e a quantidade de produtos vendidos. A metodologia adotada consistiu em uma análise longitudinal, por meio de um modelo de regressão em painel, utilizando dados agrupados de quinze lojas de uma franquia de cosméticos. O objetivo foi analisar os efeitos das promoções, dos tipos de descontos, da propaganda em outdoor e de outras variáveis relacionadas às promoções sobre as vendas ao longo do tempo. Para isso, foram testadas seis hipóteses: as cinco primeiras referem-se às promoções e aos tipos de desconto utilizados pela franquia — compre 2, leve 3; PROMOBACK; desconto na mesma marca do produto; desconto progressivo; e desconto no próprio produto — e se esses fatores aumentam a quantidade vendida. A sexta hipótese postula que a propaganda em outdoor aumenta as vendas. Além disso, o estudo também analisou diferentes variáveis que podem afetar as vendas, como o lançamento de novos produtos, feriados e o preço. Os resultados evidenciaram que a promoção "compre 2, leve 3" e o desconto na mesma marca foram significativos e tiveram um impacto positivo sobre a quantidade vendida. No entanto, os outros três tipos de desconto não apresentaram significância estatística. Apesar disso, esses achados foram suficientes para afirmar que os tipos de desconto têm um efeito positivo sobre as vendas. Ademais, concluiu-se que a propaganda em outdoor também exerce um efeito positivo sobre a quantidade vendida. Este estudo contribui para o uso mais eficaz de promoções e tipos de desconto, além de proporcionar uma compreensão mais aprofundada sobre o impacto individual de diferentes variáveis nas vendas.
  • Dissertação
    Crescimento das Fintechs e o seu impacto no nível de concorrência do setor bancário brasileiro.
    (2024) Nunes, Marcelo Corrêa
    O objetivo desta pesquisa foi avaliar o impacto do crescimento das Fintechs no nível de concentração bancária e no poder de mercado dos bancos incumbentes no Brasil. O estudo considerou dados dos balanços dos bancos brasileiros de março de 2005 a dezembro de 2023, extraídos do site do Banco Central do Brasil. Foram avaliados o Índice Herfindahl-Hirschman (HHI) e a participação de mercado de cada instituição bancária (market share) por duas abordagens: a primeira analisando o comportamento das principais captações bancárias (depósito à vista, poupança, depósito a prazo e emissões de letras de crédito imobiliário, crédito do agronegócio e financeiras), e a segunda considerando a carteira de crédito (saldo do ativo) ao consumidor. A análise seguinte utilizou o Índice de Lerner para avaliar o impacto no poder de mercado dos bancos incumbentes. A terceira análise mediu se houve redução nas taxas de juros do crédito rotativo de cartões ao consumidor, um mercado relevante para a atuação das Fintechs. Utilizando técnicas de estimação de dados em painel com efeitos fixos, as hipóteses foram avaliadas. Os resultados indicaram, com significância estatística, que, embora tenha ocorrido crescimento das Fintechs a partir de 2017, elas ainda não conseguiram reduzir o nível de concentração para patamares anteriores à crise de 2008, que provocou um expressivo processo de consolidação bancária. As Fintechs estão conseguindo atingir índices de Lerner similares aos dos incumbentes, mas não estão afetando a rentabilidade dos bancos tradicionais. Além disso, a taxa básica de juros (SELIC) tem mais influência na variação das taxas de juros de crédito de cartões de crédito do que da atuação das Fintechs.
  • Dissertação
    TIRANDO A EMPRESA DA UTI: O papel do CEO e da liderança na reestruturação de empresas em crise
    (2024) Moraes, Luciano da Silva
    A grande quantidade de empresas no Brasil endividadas e entrando em processos de recuperação judicial demonstra uma situação instável na gestão das organizações que requer um perfil de liderança adequado de seu quadro de alta gestão. Este estudo possui como objetivo geral investigar o perfil de liderança do CEO para o turnaround, bem como mapear os comportamentos de liderança mais efetivos neste contexto. A partir de entrevistas semiestruturadas com 8 CEOs e consultores de gestão com experiência em empresas multinacionais e em processos de turnaround. A amostra foi determinada por saturação teórica e as análises interpretadas a partir da Classificação Hierárquica Descendente e da Análise de Conteúdo. A CHD apontou três classes: Classe 1 - “Mudança tradicional e turnaround: situações distintas requerem perfis de liderança distintos; Classe 2 - “Decisões do CEO em processo de turnaround”; Classe 3 - “Gatilho para o turnaround: o problema do caixa”. Duas categorias emergiram da Análise de Conteúdo: a) mudanças organizacionais e b) habilidades de negociação e conhecimento financeiro. A partir destas categorias, foram identificadas duas subcategorias relacionadas a fatores contextuais. Outros cinco fatores comportamentais e dois técnicos remetem a habilidades, competências ou características individuais dos CEOs que atuam em empresas em situação de turnaround. Esse estudo ressalta competências técnicas, para além das comportamentais normalmente abordadas nas pesquisas. Há de se “aproveitar” a situação de crise emergindo no contexto atual das organizações brasileiras para avançar, rapidamente, nesta lacuna de pesquisa.
  • Dissertação
    O impacto do pix na dinâmica concorrencial do mercado bancário e de meios de pagamento brasileiro.
    (2024) Cabral, César Murilo Nogueira
    O objetivo deste estudo é analisar o impacto do Pix na dinâmica concorrencial do mercado bancário e de meios de pagamento no Brasil. A pesquisa investiga o modelo de interoperabilidade adotado para este novo meio de pagamento, bem como suas implicações, exploradas por meio de hipóteses. Especificamente, o estudo avalia se o Pix, ao reduzir as barreiras de entrada foi capaz de influenciar o crescimento dos depósitos a prazo em instituições não incumbentes, através da redução dos switching costs, se alterou o padrão de receitas de tarifas nas instituições financeiras e se impactou a rentabilidade através do indicador de Lerner. Utilizando modelos de regressão com dados em painel, a pesquisa indica que o Pix teve influência na dinâmica da concorrência no sistema financeiro brasileiro, permitindo que players de menor porte exercessem maior pressão competitiva no mercado bancário através da migração de depósitos a prazo dos bancos incumbentes para os não incumbentes. Esta é a principal contribuição do estudo para a literatura vigente sobre o tema.
  • Dissertação
    O papel moderador do fit indivíduo-trabalho e significado da tarefa na relação entre estressores de trabalho e voz e exaustão
    (2024) Poianas, Catharina Garcia Karam
    O modelo de estressores de desafio e obstáculo no trabalho considera a avaliação primária o mecanismo central por meio do qual os estressores afetam as atitudes e comportamentos dos trabalhadores e tal avaliação individual é influenciada por favores individuais e contextuais. Com base nesse contexto, o presente estudo busca explorar o efeito moderador de significado da tarefa e do fit indivíduo-trabalho na relação entre estressor e avaliação primária do estressor. Também pretende estudar o efeito indireto dos estressores no comportamento de voz e na exaustão emocional via avaliação primária destes estressores. As hipóteses propostas no modelo foram testadas com uma amostra de 333 profissionais. Os resultados não fornecem suporte para o papel moderador do significado da tarefa na relação entre o estressor e sua avaliação. Já o fit indivíduo-trabalho modera a relação entre estressor de obstáculo e avaliação de obstáculo, mas não tem efeito moderador na relação entre o estressor de desafio e sua avaliação de desafio. Quando analisamos como esses estressores impactam nas atitudes e comportamentos individuais, os resultados fornecem suporte para o papel mediador das avaliações de estressores na relação entre estressores e exaustão emocional, mas não para a relação entre estressores e comportamento de voz. Ainda que estressores de desafio aumentem tanto a voz promotora como a voz proibitiva, este efeito não acontece via avaliação primária dos estressores.
  • Dissertação
    Desenvolvendo líderes: A visão de profissionais de RH e de líderes sobre a contribuição das diferentes ferramentas nesse processo
    (2024) Marin, Paulo Ricardo
    O desenvolvimento de liderança é um tema atual e de grande relevância para as organizações, que realizam altos investimentos com esta finalidade, e para a academia, como se nota pelo grande avanço das pesquisas sobre o tema nas últimas décadas. Apesar disso, o conhecimento sobre o processo de aprendizagem do líder ao longo do tempo para desenvolver suas capacidades e atingir a maturidade no papel de liderança ainda é limitado, assim como o entendimento sobre como diferentes ferramentas (coaching, mentoria, cursos etc.) contribuem nesse processo. Para investigar essa questão, foi utilizado método misto de pesquisa. Na pesquisa qualitativa, foram entre vistados 15 profissionais com experiências diversas em planejamento, formulação e aplicação de programas de desenvolvimento de líderes. Os achados do estudo qualitativo permitiram aos pesquisadores identificarem os resultados esperados da aplicação das diferentes ferramentas que integram seus programas de desenvolvimento. Na fase quantitativa, 622 profissionais que utilizaram as ferramentas avaliaram a efetividade e os tipos de aprendizado associados a cada uma delas. Tendo como base o modelo teórico dos resultados de aprendizagem de Wallace, Torres e Zaccaro (2021), o estudo apresenta um novo modelo em que demonstra a contribuição de cada ferramenta dentro do processo de desenvolvimento do líder em relação à sua maturidade e apresenta a percepção dos líderes quanto à vocação das ferramentas em relação ao desenvolvimento do aprendizado cognitivo, comportamental, afetivo/motivacional ou autoconhecimento, contribuindo para que se entenda como e por quais meios os diferentes aspectos de liderança se desenvolvem.
  • Dissertação
    A relação do score ESG com a demanda e o underpricing de IPOs nos EUA
    (2024) Shiraishi, Paula Yumi
    Quando analisados os mercados em que os aspectos ESG ainda não são diretamente padronizados e regulados, como ocorre no processo de abertura de capital, as implicações operacionais e financeiras versus o valor gerado e percebido pelos stakeholders podem ser menos evidentes e ainda potencializadas pela assimetria de informação entre as partes envolvidas. Por impactar a dinâmica de precificação do processo de emissão das ações, a compreensão de tais implicações é crucial para empresas, investidores e reguladores na busca de melhores práticas que alinhem retorno financeiro com a responsabilidade social e ambiental. Este estudo, portanto, busca investigar o impacto do desempenho ESG das empresas na variação da demanda e no fenômeno de underpricing nos IPOs ocorridos nas bolsas de valores dos Estados Unidos NYSE e Nasdaq no período entre 2015 e 2023. Para averiguar tal impacto, foi considerada a existência do score ESG proveniente da LSEG Data & Analytics® seguida pela análise do seu desempenho conforme a sua escala de avaliação (0-100 pontos). Como principais achados, foi identificada uma relação positiva entre a existência do score ESG e a variação da demanda no momento antecedente ao IPO. Quando considerado o desempenho (score ESG), foi identificada uma relação positiva com o underpricing quando analisada individualmente a dimensão Ambiental.
  • Dissertação
    Depois da denúncia: O efeito de variáveis individuais e contextuais na propensão de líderes ao encaminhamento de denúncias de assédio sexual
    (2024) Angelo, Maicon de Oliveira Dessi
    Esta pesquisa aborda a problemática do assédio sexual no ambiente de trabalho, um fenômeno persistente e prejudicial que afeta a dignidade e o bem-estar dos indivíduos, especialmente das mulheres. O objetivo principal deste estudo é analisar as variáveis que influenciam líderes a darem encaminhamento a denúncias de assédio sexual, considerando a crescente necessidade de uma resposta efetiva e responsável por parte das organizações. Especificamente, o estudo se baseia na literatura de whistleblowing e explora três categorias principais de análise: variáveis individuais, organizacionais e situacionais. As variáveis individuais focam em aspectos demográficos dos líderes (i.e., gênero, tempo de casa e nível hierárquico), as organizacionais no clima ético, e as situacionais examinam a gravidade do ato denunciado. A partir de uma survey com 283 líderes de diversos setores e organizações, os resultados revelaram que há um efeito positivo do clima ético e da gravidade do assédio sexual na propensão de encaminhamento das denúncias, ainda que não tenha sido observado efeito das variáveis individuais. As implicações teóricas e práticas destes resultados são discutidas.
  • Dissertação
    Cadeia de Suprimentos de Alimentos em Áreas de Baixa Renda: um estudo classificatório das áreas de Favelas na cidade de São Paulo
    (2021) Alves, Raquel Carolinne Freitas
    Introdução – A abordagem sobre o contexto mundial atual em relação à qualidade alimentar e consequências futuras na saúde e políticas públicas, chama a atenção para a importância de praticar uma dieta equilibrada no presente. O ambiente alimentar influencia o indivíduo nas decisões alimentares, porém em áreas urbanas, em especial nas de baixa renda, carece-se de um ambiente alimentar estimulador do consumo de alimentos minimamente processados. Por trás disso, a infraestrutura urbana tem papel viabilizador e impacta toda a cadeia de suprimentos alimentar para fazer com que alimentos In Natura cheguem até esses locais. Objetivo – Agrupar as áreas de favela do município de São Paulo em termos de ambiente alimentar e infraestrutura urbana. A partir disso, apoiar o gestor logístico e de políticas públicas na busca por soluções para aumentar a presença de alimentos minimamente processados nesses locais. Métodos – Pesquisa quantitativa, com aplicação do método de clusterização k-means. Resultados – Foram realizadas três clusterizações e cada uma resultou em quatro clusters: 1) Ambiente alimentar das áreas de favela; 2) Infraestrutura urbana das áreas de favela; e 3) Infraestrutura urbana das favelas do município de São Paulo. Conclusão – Áreas de favela com melhor cobertura de infraestrutura urbana apresentam um ambiente alimentar com mais acesso a alimentos In Natura, no geral. Contudo, existem especificidades micro-regionais que também podem influenciar a maior ou menor presença de alimentos minimamente processados, mesmo em locais de alta ou baixa infraestrutura.
  • Dissertação
    Busyness e lazer: seus impactos na Percepção de Status e Felicidade
    (2021) Kondo, Luiza Sanae
    Todos parecem estar sempre ocupados, corridos e em busca da felicidade. Em conversas casuais é comum que as pessoas identifiquem suas próprias vidas como ocupadas, com excesso de horas despendidas no trabalho. Por outro lado, há um desejo por aproveitar a vida com momentos de lazer, que se traduz na busca por ser feliz. O aumento na produtividade trouxe como resultado um aumento no consumo e um crescente sentimento de estar ocupado. A partir desta visão individual, como as empresas podem entender o que seu consumidor deseja? A percepção que seu consumidor tem em relação ao seu grupo aspiracional precisa ser entendida para que as empresas possam então se comunicar da melhor forma com seu público-alvo. O público-alvo e o grupo aspiracional deste público-alvo tem uma vida ocupada, a diferença é que o grupo aspiracional é feliz, uma vez que a felicidade é um dos maiores objetivos a serem alcançados na vida das pessoas. Este trabalho busca mostrar o mecanismo que faz com que as pessoas ocupadas sejam vistas como felizes.Estas pessoas ocupadas são vistas como pessoas de alto status social e esta percepção vai influenciar na percepção de felicidade. Por outro lado, pessoas ocupadas com trabalho e que mesmo assim conseguem incluir momentos de lazer em suas vidas, também passam a percepção de serem pessoas felizes. Como consequência de um estudo empírico que mostra este mecanismo, temos indícios de que quando as pessoas identificam como uma pessoa ocupada consegue ser feliz, aquelas podem então buscar a consumir os mesmos produtos e serviços que trazem maior status social como um meio para se conseguir a felicidade. Neste estudo foi utilizado o método experimental, através de uma pesquisa com design 2X2, between subject.