Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3244

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 30
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Corrupção, risco país e investimento estrangeiro na América Latina
    (2020) Mussi, Lucas Teixeira de Castro
    Este estudo visa abordar o efeito da corrupção e do risco país no investimento estrangeiro de países da América Latina, para quantificar nos países da região o tamanho da perda potencial de investimento ao longo dos anos, e, consequentemente, o quanto pode ter sido comprometido em relação a produto interno bruto incremental. Para a análise foram utilizados dados em painel que contemplaram países de América Latina e suas respectivas variáveis de interesse ao longo de 17 anos. A estimação foi realizada através de uma regressão com dados em painel pelo método de efeitos fixos. Os resultados obtidos mostram que o tamanho da perda potencial em investimentos foi massivo em relação a corrupção na região e que certas variáveis que acreditavam-se ser relevantes, podem não se adequar ao caso da América Latina.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Estudo da Ocupação da Arena Corinthians em Jogos de Futebol do Campeonato Brasileiro
    (2019) Abdalla, Thiago Ali
    Este estudo busca analisar os fatores que influenciam na ocupação da Arena Corinthians em partidas disputadas pelo Campeonato Brasileiro. Com o uso de uma base de dados que contempla partidas dos anos de 2014 até 2018, possuindo 91 observações, o estudo explora as diferentes variáveis que determinam as condições destes jogos e como impactam na decisão do torcedor em ir ao estádio. Uma estimação econométrica a partir de um modelo Poisson foi realizada para se analisar tais fatores e se verificou que fatores como o dia da semana e horário da partida, adversário enfrentado e outros aspectos inclusos na análise tem impacto na ocupação da Arena Corinthians.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    A influência de fatores de saúde para o retorno salarial no Brasil
    (2019) Pisco, Pedro Henrique Miranda
    A influência da saúde para o retorno salarial é objetivo de inúmeros estudos em meios internacionais como também nacionais (Grossman, 1972; Lundborg, 2008; Strulik, 2018; Dias e Russo, 2016). Não foram encontrados estudos sobre a influência da mobilidade física para o retorno salarial no Brasil, como pode ser encontrado em estudo internacionais como, por exemplo, em Lamichhane e Sawada (2013).Por meio de dados da PNAD 2008, serão observados possíveis efeitos da mobilidade física para o retorno da educação a partir de diferentes faixas de renda. O método empregado consiste em um modelo não linear similar ao encontrado em Russo e Dias (2016). Assim como nesse artigo, analisa-se o retorno salarial da educação. Para se tentar controlar o problema de endogeneidade entre educação e habilidade individual é utilizada uma regressão quantílica similar a presente em Chuliang (2008), na qual se utiliza o nível de renda como proxy para habilidade
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    A maconha e a progressão para outras drogas: um estudo em painel para os Estados Unidos
    (2019) Magner, João Gabriel Bentivoglio
    Ainda que os malefícios da progressão de consumo de drogas mais pesadas (cocaina, heroína e crack) sejam intensamente estudados e conhecidos pouco se sabe quando aos motivos pelos quais o indivíduo faz esta transição entre substâncias. Este estudo tem como objetivo analisar quais são os fatores responsáveis pela progressão e estimar os efeitos gerados. Ademais, testar a validade da teoria de “Gateway Effect” ao contrapô-la a teoria de “common factor”. Para tanto, utilizando a National Longitudinal Survey of Youth 1997, foi possível medir a evolução na utilização de drogas por meio da variável da frequência de consumo de outras drogas nos últimos 30 dias. Além disso, variáveis para frequência, idade no primeiro uso e utilização ou não de outras substâncias como cigarro, álcool e maconha foram incluídas no modelo. Ademais, de forma a estimar os efeitos e testar as teorias utilizou-se um modelo Logit em painel controlando para efeitos fixos. Os resultados obtidos pela analise empírica apontam para a rejeição da teoria de “Gateway Effect” e, portanto, corroboram com a ideia de que há uma predisposição inicial do indivíduo a utilizar drogas. Logo, não é possível afirmar que a maconha, cigarro e álcool são portas de entrada para outras drogas. Na verdade, o uso de outras drogas seria fruto de características do próprio indivíduo.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    A queda da taxa de juros e a valorização do índice Bovespa nos últimos quatro anos
    (2019) Mendes , Giovanna Missaka
    Este projeto tem como propósito analisar o impacto das constantes quedas da taxa de juros no índice Bovespa, índice este que melhor retrata a fuga dos investimentos de renda fixa conservadores para o mercado de ações e a valorização dos papéis que nela são comercializados. O estudo analisará a evolução do índice Bovespa nos últimos 3 anos, isto é, entre 2015 e 2019. Analisará se a contínua queda da taxa de juros, desde 2015, impactou esse índice e em qual magnitude, com o intuito de obter um melhor entendimento sobre as oscilações do Ibovespa, em um cenário de queda de juros frequente. Em suma, pode-se enunciar que, uma menor taxa de juros facilita o acesso ao crédito no mercado, impulsionando a operação das empresas e as valorizando na bolsa de valores. Além disso, esse ajuste de preços das ações na bolsa ocorre de acordo com a expectativa de desempenho do mercado, fato esse que ocorreu no período de quedas constantes, que será analisado neste estudo. O estudo utiliza como metodologia a estimação de uma regressão múltipla, estimada por Mínimos Quadrados Ordinários em 2 Estágios (MLS2S), para melhor fundamentar a análise das oscilações do Ibovespa e estudar se esses movimentos podem ser explicados, certa parte, pelas recentes quedas da taxa de juros.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Da perda de credibilidade à reafirmação da autoridade monetária: evidências de mudanças nas preferências do Banco Central Brasileiro (2010-2018)
    (2018) Paola, Giovanni De
    O Banco Central Brasileiro passou a exercer funções políticas nos mandatos presidenciais de Dilma Rousseff. A autoridade monetária optou por perseguir metas implícitas de crescimento, associadas à Nova Matriz Econômica, instaurada desde os últimos anos do presidente Lula. A alteração do comportamento do BCB implicou em uma forte desancoragem das expectativas daqueles agentes, quanto às verdadeiras funções da autoridade monetária. Apenas após o processo de impeachment, o BCB retomou as rédeas de sua política de juros e foi capaz de retomar a credibilidade dos agentes econômicos. O seguinte estudo visa contemplar a mudança nas preferências do BCB, com um peso menor dado à perseguição de metas de inflação durante o período Tombini e, posteriormente, uma maior responsabilidade da mesma autoridade quanto a suas metas na administração de Goldfajn. A análise é feita sob o espectro teórico de Svensson (1996) com a abordagem de uma estimação em dois estágios, ambos via Filtro de Kalman.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Estratégias Long/Short no mercado de ações brasileiro: pares e rentabilidade
    (2018) Yamamoto, Thales Vinicius
    A estratégia Long/Short com pares de ações visa obter retornos absolutos, ou seja, independentes da direção do mercado de ações como tudo. Consiste na identificação de pares de papeis cujos retornos ao longo do tempo representam duas séries temporais cointegradas. Esta cointegração ocorre frequentemente com papeis de empresas que atuam no mesmo setor ou com duas classes de ações de uma mesma empresa. A ação com maior potencial de valorização em um par deve ser comprada e ação com potencial menor deve ser vendida a descoberto. Este trabalho tem como objetivo identificar pares de cointegração entre as ações mais líquidas da Bovespa e estimar os retornos em potencial que poderiam ser obtidos pela execução da estratégia Long/Short sem exposição ao mercado (beta do par = 0) com base nas cotações históricas dos papeis.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Um estudo sobre os determinantes microeconômicos e macroeconômicos do preço do açúcar
    (2018) Kfouri, Igor Canan
    Este estudo pretende analisar a literatura acadêmica que trata do processo de precificação internacional de commodities, e em especial, do açúcar. Enquanto que os autores estudados concentraram seus esforços em encontrar determinantes puramente macroeconômicos ou microeconômicos em suas análises, o trabalho aqui busca unificar ambas as abordagens. A prerrogativa é a de que choques nos custos de produção na região Centro-Sul do Brasil são poderosos determinantes de longo-prazo do preço internacional do açúcar. Enquanto que, o nível de estoques, os erros de previsão acerca dos superávits/déficits no mercado, e o patamar da taxa real de juros são capazes de alterar os incentivos tanto do lado da demanda quanto do da produção nesse mercado, afetando os preços internacionais no curto e médio prazo. A partir do referencial teórico, o autor desse trabalho propõe definir e testar a significância estatística de um modelo funcional que engloba as diferentes conclusões acerca do assunto.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    A prata como mecanismo de hedge no mercado brasileiro
    (2018) Ramos, Vitor Almeida
    O propósito desse estudo é examinar o papel da prata como método de proteção para carteiras do investidor brasileiro como um hedge frente a variações nos retornos do mercado acionário (IBrX 100). Assim, uma análise descritiva e uma análise econométrica utilizando um modelo GARCH multivariado de correlação condicional dinâmica serão feitas para relacionar os retornos da prata spot (com preços convertidos em moeda brasileira) frente a retornos do mercado, com 5494 observações diárias abrangendo um período de 22 anos, de 1996 até 2018. Os resultados demonstram que uma correlação condicional negativa esteve presente, em média, implicando em ganhos com diversificação com a prata spot. No período mais recente (após 2014), a prata atuou como um hedge frente a variações do IBrX 100 via posição comprada no ativo mais de 94% das vezes. Entretanto, a melhor estratégia para o investidor brasileiro deveria ser revisar sua posição de tempos em tempos, invertendo sua posição ao notar alterações na co-movimentação entre a prata e o mercado acionário. Adicionalmente, a prata atuou como um valor refúgio em dois momentos de extrema importância: na crise do subprime, em 2008, e na recessão brasileira de 2014, ressaltando os benefícios de possuir o metal ao investidor brasileiro.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Fatores que impulsionam o valor dos naming rights dos estádios da NFL
    (2018) Franco, Marcelo Tifaldi
    O esporte faz parte da cultura dos Estados Unidos da América. Não é segredo que o país apresenta resultados extraordinários internacionalmente, como nos Jogos Olímpicos de Verão e de Inverno, bem como uma capacidade incrível de somar entretenimento ao esporte nacional. Dentre os campeonatos nacionais, a liga de futebol americano (NFL) é aquela que merece maior destaque por ser o esporte mais popular dos EUA para 35% dos americanos, segundo pesquisa de 2014 do site ForTheWin, enquanto beisebol aparece na segunda posição com apenas 14% (Anexo 1). Tal popularidade desperta interesse nas grandes empresas a investirem no esporte, sendo um investimento muito comum a aquisição dos Naming Rights dos estádios. Para se medir os fatores que impactam o valor a ser pago por esses Naming Rights e considerando-se os times atuantes na liga em 2018, utilizou-se como base os 26 estádios que realizaram acordos de Naming Rights. A partir de um método de benchmark valuation de preços hedônicos com diversas características, pode-se dizer que o valor de um contrato de Naming Rights dos estádios da NFL nos EUA depende positivamente do tempo de duração do contrato, do logaritmo natural da capacidade do estádio, do logaritmo natural da renda média anual da área metropolitana estatística em que o estádio está sediado, e a quantidade de edições do Super Bowl que o estádio já sediou, e negativamente caso o acordo seja uma extensão de contrato e da idade do estádio na data de divulgação do acordo. Essas relações podem servir de proxy e auxiliar na obtenção de modelos apropriados para futuros acordos de aquisição de Naming Rights.