Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação
URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3244
Navegar
4 resultados
Resultados da Pesquisa
Trabalho de Conclusão de Curso Sustentabilidade Corporativa: motivadores, estratégias e resultados(2022) Mata, Vinícius Kronfly daStakeholders relevantes têm aumentado a pressão para que as corporações, por meio da sustentabilidade, alinhem sua geração de resultado financeiro a criação de valor socioambiental. Este estudo busca compreender como a adoção da sustentabilidade tem se dado no Brasil ao identificar quais tem sido os principais motivadores, estratégias e resultados das empresas em sua implementação. A pesquisa possui caráter exploratório, ao fazer uma investigação de dados qualitativos coletados por meio de entrevistas a empresas de capital aberto no Brasil. Os achados apontam que a aplicação de estratégias de sustentabilidade, com o apoio da alta liderança, tem se dado nas atividades-foco do negócio, gerando valor financeiro a partir da criação de valor socioambiental. A pesquisa também sugere que um melhor custo de capital tem sido um motivador (e um resultado) predominante da implementação da sustentabilidade corporativa.Trabalho de Conclusão de Curso Uso de aquisições como estratégia de criação de valor. Um estudo de caso: Magazine Luiza(2021) Marciano, MatheusO Magazine Luiza foi a empresa que teve sua ação mais valorizada entre 2015 e 2020, esse desempenho aconteceu no período que o Brasil vivia uma crise econômica. Por isso, buscou-se entender se a estratégia de adquirir empresas nesse período foi responsável por essa criação de valor para o acionista. Portanto, o objetivo do trabalho é analisar se a estratégia de aquisições que a Magazine Luiza adotou, criou valor para a empresa. A monografia vai buscar conciliar o que a teoria de finanças diz sobre o crescimento via aquisições de empresas, com as Demonstrações de Resultado e as Apresentações Institucionais do Magazine Luiza. A partir disso, o trabalho vai levantar indicadores que validem essa hipótese, através de um teste estatístico que vai comparar esses indicadores, antes e depois que ela adotou essa estratégia de aquisições. Sendo assim, o objetivo especifico da monografia, é verificar se a empresa criou valor, pela criação de sinergias com as aquisições que ela fez na última década e quais foram os eventos e estratégias que ela adotou no período.Trabalho de Conclusão de Curso Um estudo sobre os derivativos de crédito e suas aplicações no mercado brasileiro(2008) Rotta, Pedro NielsenOs métodos clássicos de gestão do risco de crédito, como a diversificação da carteira, a venda direta da exposição no mercado secundário e a securitização de recebíveis apresentam diversas limitações para os investidores, bancos e empresas. Como resposta a necessidade desses agentes econômicos superar tais barreiras, surgiu um grupo de produtos financeiros, denominados derivativos de crédito, capazes de transformar o risco de crédito em um ativo negociável. Derivativos de Crédito são, por definição, contratos financeiros de compra e venda de proteção contra perdas relacionadas a um evento de crédito sem a obrigatoriedade de transferência dos ativos. Outros fatores, como as crises financeiras mundiais e o Novo Acordo da Basiléia, também contribuíram para a consolidação do mercado internacional de derivativos de crédito, na medida em que reforçaram a importância do aprimoramento das práticas de gestão de riscos e da criação de novas técnicas de administração das carteiras de crédito. O presente estudo tem como objetivo central analisar as diferentes características e as estratégias para aplicações dos derivativos de crédito, além de fornecer uma visão da microestrutura e da evolução do mercado formado por esses instrumentos tanto no âmbito nacional como mundial. De uma forma geral, pretende-se descrever quais as diferentes motivações que podem levar a utilização desses produtos para as duas partes, isto é, para os vendedores e compradores de risco.Trabalho de Conclusão de Curso Estudo das Estratégias de Marketing utilizadas por empresas farmacêuticas no Brasil(2012) Pares, Fernando Fusaro da SilvaA indústria farmacêutica, que movimenta mais de 700 bilhões de dólares por ano ao redor do mundo, é constantemente lembrada pelas diferentes estratégias de marketing adotadas nas vendas de seus produtos. Além de ser um mercado peculiar, a industria também conta com regulamentações e restrições diferentes dos demais, o que o torna ainda mais específico. As vendas diretas, feitas por meio de representantes comerciais, ou os constantes congressos e eventos patrocinados para os profissionais de saúde, detentores de enorme influência nas vendas dos medicamentos, são diversas vezes analisados com maior rigor por instituições de controle, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Além do debate em torno das regulamentações mais severas do setor, existe também uma discussão acerca de quem deve ser o principal alvo em campanhas de marketing dessas empresas, variando entre profissionais de saúde, intermediadores e consumidores finais dos medicamentos. Com intuito de compreender todo o ambiente que existe em torno desses embates, o presente trabalho objetiva realizar um estudo de caso com empresas farmacêuticas de grande porte, mais especificamente com a empresa Novartis, e também com o Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo, o Sindusfarma. Assim, por meio de entrevistas, espera-se ao final do presente estudo, compreender quais são as limitações impostas a essas empresas e quais são as melhores e mais eficientes estratégias de marketing e vendas das empresas da indústria farmacêutica.