Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3244

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Sustentabilidade Corporativa: motivadores, estratégias e resultados
    (2022) Mata, Vinícius Kronfly da
    Stakeholders relevantes têm aumentado a pressão para que as corporações, por meio da sustentabilidade, alinhem sua geração de resultado financeiro a criação de valor socioambiental. Este estudo busca compreender como a adoção da sustentabilidade tem se dado no Brasil ao identificar quais tem sido os principais motivadores, estratégias e resultados das empresas em sua implementação. A pesquisa possui caráter exploratório, ao fazer uma investigação de dados qualitativos coletados por meio de entrevistas a empresas de capital aberto no Brasil. Os achados apontam que a aplicação de estratégias de sustentabilidade, com o apoio da alta liderança, tem se dado nas atividades-foco do negócio, gerando valor financeiro a partir da criação de valor socioambiental. A pesquisa também sugere que um melhor custo de capital tem sido um motivador (e um resultado) predominante da implementação da sustentabilidade corporativa.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Uso de aquisições como estratégia de criação de valor. Um estudo de caso: Magazine Luiza
    (2021) Marciano, Matheus
    O Magazine Luiza foi a empresa que teve sua ação mais valorizada entre 2015 e 2020, esse desempenho aconteceu no período que o Brasil vivia uma crise econômica. Por isso, buscou-se entender se a estratégia de adquirir empresas nesse período foi responsável por essa criação de valor para o acionista. Portanto, o objetivo do trabalho é analisar se a estratégia de aquisições que a Magazine Luiza adotou, criou valor para a empresa. A monografia vai buscar conciliar o que a teoria de finanças diz sobre o crescimento via aquisições de empresas, com as Demonstrações de Resultado e as Apresentações Institucionais do Magazine Luiza. A partir disso, o trabalho vai levantar indicadores que validem essa hipótese, através de um teste estatístico que vai comparar esses indicadores, antes e depois que ela adotou essa estratégia de aquisições. Sendo assim, o objetivo especifico da monografia, é verificar se a empresa criou valor, pela criação de sinergias com as aquisições que ela fez na última década e quais foram os eventos e estratégias que ela adotou no período.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Um estudo sobre os derivativos de crédito e suas aplicações no mercado brasileiro
    (2008) Rotta, Pedro Nielsen
    Os métodos clássicos de gestão do risco de crédito, como a diversificação da carteira, a venda direta da exposição no mercado secundário e a securitização de recebíveis apresentam diversas limitações para os investidores, bancos e empresas. Como resposta a necessidade desses agentes econômicos superar tais barreiras, surgiu um grupo de produtos financeiros, denominados derivativos de crédito, capazes de transformar o risco de crédito em um ativo negociável. Derivativos de Crédito são, por definição, contratos financeiros de compra e venda de proteção contra perdas relacionadas a um evento de crédito sem a obrigatoriedade de transferência dos ativos. Outros fatores, como as crises financeiras mundiais e o Novo Acordo da Basiléia, também contribuíram para a consolidação do mercado internacional de derivativos de crédito, na medida em que reforçaram a importância do aprimoramento das práticas de gestão de riscos e da criação de novas técnicas de administração das carteiras de crédito. O presente estudo tem como objetivo central analisar as diferentes características e as estratégias para aplicações dos derivativos de crédito, além de fornecer uma visão da microestrutura e da evolução do mercado formado por esses instrumentos tanto no âmbito nacional como mundial. De uma forma geral, pretende-se descrever quais as diferentes motivações que podem levar a utilização desses produtos para as duas partes, isto é, para os vendedores e compradores de risco.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Estudo das Estratégias de Marketing utilizadas por empresas farmacêuticas no Brasil
    (2012) Pares, Fernando Fusaro da Silva
    A indústria farmacêutica, que movimenta mais de 700 bilhões de dólares por ano ao redor do mundo, é constantemente lembrada pelas diferentes estratégias de marketing adotadas nas vendas de seus produtos. Além de ser um mercado peculiar, a industria também conta com regulamentações e restrições diferentes dos demais, o que o torna ainda mais específico. As vendas diretas, feitas por meio de representantes comerciais, ou os constantes congressos e eventos patrocinados para os profissionais de saúde, detentores de enorme influência nas vendas dos medicamentos, são diversas vezes analisados com maior rigor por instituições de controle, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Além do debate em torno das regulamentações mais severas do setor, existe também uma discussão acerca de quem deve ser o principal alvo em campanhas de marketing dessas empresas, variando entre profissionais de saúde, intermediadores e consumidores finais dos medicamentos. Com intuito de compreender todo o ambiente que existe em torno desses embates, o presente trabalho objetiva realizar um estudo de caso com empresas farmacêuticas de grande porte, mais especificamente com a empresa Novartis, e também com o Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo, o Sindusfarma. Assim, por meio de entrevistas, espera-se ao final do presente estudo, compreender quais são as limitações impostas a essas empresas e quais são as melhores e mais eficientes estratégias de marketing e vendas das empresas da indústria farmacêutica.