Trabalho de Conclusão de Curso | Graduação

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3244

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 9 de 9
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Correlação no mercado de ações europeu durante períodos de crise
    (2022) Reis Filho, Joaquim Celidonio Gomes dos
    Utilizando métodos de análise que envolvem matrizes de correlação, o presente estudo irá analisar a relação entre as ações que compõe os principais índices dos países europeus durante períodos de crise. Tem-se como objetivo compreender se durante períodos de alta volatilidade, os mercados que compõe o bloco tendem a comportar-se como um só. Ademais, pretende-se mostrar o papel do retorno de cada ação perante o bloco. Para realizar as análises propostas, foram selecionados dois períodos: 2008-2014 (Crise da Zona do Euro) e 2018-2022 (Crise da Covid-19), os quais serão, posteriormente, divididos em três sub grupos: pré crise, durante a crise e pós crise. Através da análise de correlação entre as ações das principais bolsas europeias, observou-se que no período pré Crise da Zona do Euro, os papéis possuiam alta correlação, a qual foi perdida durante a crise. Já, analisando a crise da Covid-19, os resultados foram distintos. Assim, não foi possível prever um comportamento esperado para os próximos 18 meses no mercado de ações europeu.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Redes sociais, expectativas de mercado e preços de ativos financeiros: um estudo de eventos
    (2020) Birman, Allan De Lima
    O objetivo desse trabalho é explorar se o sentimento presente em redes sociais é capaz de indicar movimentos subsequentes nos preços de ações e índices. Especificamente, é investigado se o conteúdo publicado no twitter pode fornecer informações sobre movimentações futuras no preço de uma amostra de 12 ações americanas. É considerado um período de 75 dias. Os tweets publicados nesse período que fazem referência ao grupo amostral são coletados e classificados como positivos, negativos ou neutros. Essa classificação é feita usando um algoritmo de machine learning conhecido como Algoritmo de classificação por Regressão Logística Multinomial com Gradiente Descendente Estocástico. Se conduz então um Estudo intradiário de Eventos para capturar a complexa relação entre as redes sociais e os preços de ativos financeiros. Os dados são estudados em intervalos de 5 minutos entre cada observação . Espera-se comprovar a hipótese de que o Twitter é um bom instrumento para identificar mudanças nas expectativas do mercado antes que essas sejam completamente incorporadas nos preços dos ativos financeiros.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Leis e regulamentação de crédito: o que é relevante para o desenvolvimento do mercado de crédito?
    (2020) Moura, João Luís Storni de
    O Brasil é um país que vem se recuperando de uma década turbulenta tanto econômico quanto político. Enquanto a sociedade tem problemas em encontrar novas lideranças e estabilidade o país sofre para expressar uma recuperação econômica e voltar a buscar um desenvolvimento para se tornar uma nação de primeiro mundo. Este estudo busca apresentar evidências para que um dos focos do Brasil seja o desenvolvimento e a expansão do mercado financeiro e quais impactos ele pode levar a ter no desenvolvimento e no crescimento do país frente ao cenário mundial. Estuda se a relação direta de crédito financeiro e facilidade de obtenção frente a taxa de crescimento do PIB.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    A reação dos grandes bancos chineses à emergência das fintechs e outras transformações digitais
    (2019) Cunha, Laura Castanheira Rodrigues da
    Os novos modelos de negócio vem sendo cada vez mais impactados pelo surgimento de novas tecnologias. As inovações e transformações tecnológicas têm criado um novo comportamento no mercado e na sociedade. Este estudo busca analisar o impacto das fintechs, empresas que se beneficiam da alta tecnologia para inovar e redesenhar os serviços financeiros, no atual sistema. Essas novas empresas baseiam seus serviços na alta tecnologia, com capacidade de oferecer os mesmos serviços que os grandes bancos a taxas reduzidas alinhando um serviço mais ágil a um preço mais justo. As fintechs vêm ganhando mais espaço no mercado e explorando novos nichos em que as grandes instituições não tem alta representatividade. Através da análise do mercado chinês, que possui a Fintech Unicórnio – empresas cujo valor de mercado é superior a 1 bilhão de dólares - com maior valor de mercado é possível observar as novas tendências do sistema financeiro, desde órgãos regulatórios até novos modelos de acesso ao crédito. O objetivo do trabalho é analisar como as grandes instituições financeiras estão alterando seus modelos de negócio usufruindo dos benefícios das revoluções tecnológicas e se adaptando as plataformas digitais.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Mulheres e o mercado financeiro: o motivo por trás da desproporcionalidade de gênero no ambiente
    (2019) Santoro, Daniela Barbara
    Com o fortalecimento do feminismo nos dias atuais, a participação das mulheres no mercado de trabalho tornou-se uma importante pauta de discussão social e econômica. Este estudo tem como objetivo analisar o motivo por trás da desproporcionalidade de gênero em um nicho específico do mercado, o financeiro. Para tanto, um questionário foi aplicado em meninas que cursam administração, economia ou engenharia, possibilitando o entendimento do processo de tomada de decisão deste grupo na hora da escolha um emprego por meio do Processo de Análise Hierárquica (AHP). Foram considerados como critérios para esta análise a flexibilidade, bem-estar, reputação, salário e dinamismo que o futuro trabalho teria a oferecer, sendo estas as variáveis do estudo, as quais foram ponderadas por nível de importância em relação as demais variáveis para cada indivíduo da amostra, descobrindo assim sua escala de prioridade. Por fim, partindo deste resultado, foi feita a média destas prioridades para descobrir a escala do coletivo, assim confirmando que o mercado financeiro ainda não é um ambiente no qual as mulheres teriam interesse de adentrar. Para uma mudança começar a ser vista, dentre outros, seria necessário, i) uma maior participação feminina em cargos de liderança, ii) a presença de uma psicóloga para os membros do mercado e iii) uma mudança na estratégia de divulgação das campanhas de incentivo ao público feminino.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Análise da metodologia de Ratings soberanos: um estudo para os países do G20
    (2015) Ribeiro, Julia dos Santos
    Esse trabalho tem como objetivo estudar as metodologias de ratings soberanos utilizadas pelas três maiores agências de ratings no mercado, que são: Standard & Pools, Fitch e Moodys no período de 2014, para todos os países inseridos no grupo G20. O objetivo é analisar a consistência das notas dos ratings, e concluir porque existe uma diferenciação das notas. Será utilizada a metodologia de painéis, utilizando os modelos de Iyegar (2012) e Cantor e Parcker (1996), porém utilizando uma metodologia um pouco diferenciada.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Análise da política monetária americana para superar a crise financeira de 2008
    (2014) Menezes Filho, Alfredo Antônio Lima de
    O trabalho preocupa-se em analisar as políticas monetárias adotadas pelo Federal Reserve System -FED - frente à explosão de uma bolha especulativa no mercado de crédito americano. Desse modo, inicia-se com uma discussão sobre a origem dessa bolha especulativa e as consequências geradas pela sua explosão no mercado financeiro. Ainda, é realizado uma análise das políticas monetárias adotadas para conter os impactos da crise que se alastravam em meados de 2008 e seus objetivos. Logo após, é analisado através de modelos econométricos como a política monetária do FED pode ter contribuído para estimular o mercado de crédito e conter uma recessão mais profunda durante a crise. Por fim, volta-se à literatura para discorrer sobre a função de um órgão regulador no mercado financeiro, se este deve adotar uma postura ‘leasing’ de combate às bolhas especulativas antes que essas estourem e para o mesmo utilizar amplamente de todos os instrumentos disponíveis, ou um carácter ‘cleaning’, de apenas tentar conter os impactos negativos das bolhas quando essas estourarem.
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Transferência de entropia entre ações brasileiras
    (2013) Paredes, Luiz Augusto Buriche
    A interligação entre as economias gera grandes oportunidades de troca para as nações e ganhos mútuos de escala. Porém, paga-se o preço globalizando-se o risco. A interação entre os ativos financeiros e toda rede de informação que se deriva desse complexo sistema já foi pauta de estudos no passado, principalmente através da correlação entre os diferentes ativos. No entanto, correlação (Pearson) é uma ferramenta limitada, pois mede apenas linearmente as relações (diferente da entropia, que captura, também, componentes não lineares) e revela apenas se as séries movem-se juntas, e não a relação de causalidade entre elas [1]. Este trabalho tem como objetivo o estudo da rede formada pelo mercado financeiro brasileiro – em especial, ações da BM&F-Bovespa – através de uma análise de transferência de entropia entre os ativos negociados, sendo as inferências advindas de seus preços de fechamento e betas calculados pelo modelo de índice [18].
  • Imagem de Miniatura
    Trabalho de Conclusão de Curso
    Análise da estabilidade do risco sistemático no mercado brasileiro
    (2012) Passos, Bruno Caio Fernandes
    Este trabalho apresenta um estudo sobre a estabilidade do risco sistemático antes e após 2008, a fim de estudar o efeito da crise financeira de 2008 sobre o comportamento do beta no mercado brasileiro. O estudo da estabilidade do Beta é de fundamental importância na determinação da taxa de retorno exigida por um investidor dado o risco de um ativo. Portanto, ao se aprofundar nos efeitos pós-crise sobre a estabilidade do risco sistemático no mercado brasileiro, pretende-se identificar se houve ou não uma mudança no Beta dos ativos no Brasil após 2008 e identificar em que proporção essa mudança ocorreu. Ainda, será verificado como a crise financeira afetou os betas de diferentes setores na economia brasileira, tais como os setores de materiais básicos, bens de consumo não duráveis, financeiro, industrial e serviços públicos. Para isso, o período analisado foi separado em duas partes, sendo a primeira compreendida entre janeiro de 2004 e dezembro de 2007 e a segunda entre janeiro de 2008 e dezembro de 2011. Os resultados mostraram que as médias dos betas das carteiras do primeiro período eram estatisticamente diferentes daquelas observadas no segundo período, implicando numa mudança do risco sistemático no período analisado. Demonstrou-se então que as carteiras apresentaram um aumento no nível do risco sistemático. Ou seja, conforme Chudik e Fratzscher (2011), os ativos analisados sofreram com a maior aversão ao risco, em especial nos países emergentes, desengatilhada pela crise financeira global, o que levou a um aumento generalizado em seus riscos sistemáticos.