Dissertação de Mestrado

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3237

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 33
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Análise dos questionários de avaliação do perfil de investidor utilizados no Brasil
    (2021) Zordan, Luiz Augusto Caldart
    O presente trabalho consiste na análise de respostas fornecidas aos questionários de Análise de Perfil do Investidor (API) utilizados por três importantes instituições financeiras que distribuem produtos de investimento para Investidores de Varejo no Brasil e estão submetidas à Instrução da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) nº 539. Adicionalmente, o questionário ‘Nova API’, proposto por Deccax (2020), integrou a análise. A análise dos questionários consistiu na aplicação de técnicas de análise fatorial exploratória (AFE) às quatrocentas respostas obtidas através de um formulário de pesquisa que consolidava os quatro APIs analisados. Foram cinquenta e cinco questões encaminhadas para milhares de indivíduos potencialmente consumidores de produtos de investimento no Brasil. A relevância do presente trabalho se mostra nas conclusões das principais referências teóricas. A eficácia da regulação atual (ICVM nº 539) é questionável vis-à-vis as práticas dos distribuidores e compromete a adequação, a forma como o investidor toma decisões de investimento pode levá-lo a decisões não adequadas , a assimetria de informação existente entre investidor e o distribuidor permite que conflitos de interesse comprometam a adequação e as consequências para as finanças dos investidores decorrentes do conflito de interesse que emerge na relação investidor-distribuidor colocam o investidor em um arcabouço perverso para a tomada de decisão de investimento. Dentre as conclusões do presente trabalho estão: (1) a necessidade de atribuição de maior relevância para o conhecimento e experiência de um investidor quando for medida sua capacidade de assunção de riscos; (2) Atribuir aos questionários questões como capacidade de identificar a forma de pensar do respondente – dominância de racionalidade ou de intuitividade – seria de grande valia para a acurácia da oferta de produtos e serviços de investimentos.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Evidências seccionais dos retornos esperados da estratégia de buffett das ações no Brasil
    (2020) Knirsch, Rafael Camargo
    Este estudo tem como objetivo verificar a existência de influências sistemáticas nos retornos de uma amostra do mercado acionário brasileiro entre janeiro 2001 e julho 2018. Busca-se analisar empiricamente se o modelo proposto por Frazzini et al. (2018) captura parte da variação seccional dos retornos médios das firmas expressas através de fatores de prêmio de risco: mercado, tamanho, valor, momento, “betting-against-beta” e “quality-minus-junk”. Os resultados sugerem que características das firmas capturam parte da variação seccional dos retornos acionários brasileiros, havendo relação positiva dos retornos cross-section, o que se evidencia especialmente para o fator de tamanho, que captura riscos fundamentais do mercado acionário brasileiro. O fator book-to-market, independente ou combinado com os fatores de momento e qualidade também apresentaram relativo poder explicativo para as carteiras utilizadas como variáveis dependentes.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Como o Fator de Iliquidez afeta o Retorno das Ações Brasileiras Estudo empírico
    (2018) Oliveira, Roberto Nunes Martiniano De
    Este trabalho testa o fator de liquidez através da proxy bid-ask spread no mercado de ações brasileiras. Essa métrica permite avaliar um período maior de análise. A amostra é composta por 107 ações no período de 2004 até 2017 e foi analisada por meio da metodologia de Fama e MacBeth (1973). Analisou-se também o efeito dessas variáveis no período de recessão econômica no Brasil, de acordo com o Comitê de Datação de Ciclos Econômicos (CODACE). Os resultados mostraram evidências de que o fator de liquidez medido pelo bid-ask spread afeta negativamente o retorno das ações brasileira, mas que não é estatisticamente significante.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    A previsibilidade dos dividendos no mercado de ações brasileiro
    (2019) Caridá, Vladimir Damiani
    Este trabalho tem como objetivo verificar a previsibilidade da taxa de crescimento dos dividendos para o mercado de ações brasileiro. A literatura sugere que, dentre outros indicadores, o dividend yield possui bom poder preditivo para a taxa de crescimento futura dos dividendos, embora alguns estudos concluam que este indicador perdeu parte de seu poder explicativo nos países desenvolvidos após a Segunda Guerra. Neste trabalho, são utilizados os modelos discutidos e propostos por Jagannathan e Liu (2019), que obtiveram resultados satisfatórios com dados do mercado americano entre 1946 e 2016. Com dados mensais do IBOVESPA entre 2004 e 2018, observamos que as taxas passadas de crescimento dos dividendos, o dividend yield corrente e as taxas de payout históricas possuem poder preditivo sobre a taxa de crescimento dos dividendos futuros, sendo o dividend yield a variável mais relevante.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Variação da alavancagem e retorno da ação: um estudo sobre o mercado brasileiro
    (2019) Loenert, Francisco Martins
    O presente trabalho valeu-se da metodologia utilizada por Cai e Zhang (2011) para observar no contexto brasileiro a relação da variação da alavancagem com o retorno da ação. Foi possível identificar um resultado similar ao dos Estados Unidos, o que significa uma relação inversa entre a variação da alavancagem e o retorno da ação. Além disso, foi observado em empresas com maiores restrições financeiras uma relação ainda mais forte. Tal resultado é consistente com a teoria do debt overhang de Myers (1977), já que se observou que o aumento da alavancagem restringe os investimentos futuros e, consequentemente, reduz o valor presente da firma.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Método da soma das diferenças absolutas de ranking para seleção de empresas comparáveis no mercado brasileiro
    (2018) Adachi, Eduardo Norio
    A avaliação de empresas é utilizada amplamente para tomadas de decisões, como em aberturas de capital, fusões e reestruturações corporativas. Um dos métodos de avaliações mais utilizados é o múltiplo de mercado, que se baseia no conceito de que empresas comparáveis economicamente devam ser negociadas pelo mesmo preço. A seleção das empresas para comparação, normalmente, é feita pelo critério da classificação da indústria. Entretanto, essas empresas podem não apresentar as mesmas características de rentabilidade, crescimento e risco. Knudsen et al. (2017) desenvolve a metodologia da “soma das diferenças absolutas do ranking“ (SDAR) como solução, que leva em consideração a rentabilidade, crescimento e risco para a escolha das empresas. O método SDAR utilizada do conceito de medida de similaridade para selecionar as empresas comparáveis, essa medida é utilizada nos algoritmos de Machine Learning, Data Mining, Análise de Agrupamento (Cluster Analysis). Este estudo tem como objetivo examinar a metodologia SDAR para o mercado brasileiro. Os resultados com as empresas brasileiras de capital aberto obtidos pela metodologia SDAR obtiveram menores erros que a abordagem baseada na classificação da indústria.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Decisão das empresas sobre a política de dividendos e sua influência no Brasil
    (2018) Vicente, Flávia Franco De Moura Vasconcelos De
    Dada tamanha a importância que as empresas dão ao definirem sua política de dividendos, alguns fatores devem ser levados em consideração na definição dessa política para satisfazerem as preferências de acionistas e investidores, pois este resultado irá se refletir no preço das ações. Motivado pelos diferentes fatores que geram controvérsia a respeito do tema, e por ser pouco estudado no escopo de países emergentes como o Brasil, este trabalho visa explorar, por meio de um estudo empírico-analítico, a importância que a política de dividendos possui sobre a valorização de ações de empresas de capital aberto listadas na bolsa de valores do Brasil, visto a existência de particularidades regulamentares. Como representação da política de dividendos sobre a valorização das empresas, a metodologia implantada neste estudo utilizou uma amostra de 40 ações brasileiras listadas nos Ibovespa e IBrX-100 em 2018, para estimar o Payout sobre o Market to Book nos períodos pré e pós-crise de 2008, em uma regressão com dados em painel coletados nos períodos correspondentes do primeiro trimestre de 2001 ao segundo trimestre de 2018. Os resultados verificaram que a política de dividendos não pode ser considerada significante para determinar o direcionamento de valor de mercado em relação do valor contábil das empresas de capital aberto brasileiras. Mesmo quando analisados separadamente entre os dois períodos, eles foram pouco representativos. Dessa maneira, quando outro teste de efeito crise, o de interação, não apresentou resultados estatisticamente significantes, infere-se que o payout simplesmente não pode ser considerado suficiente para avaliar uma possível mudança de preferência dos investidores em relação a maiores recebimentos de dividendos em tempos de crise e, consequentemente, a uma maior valorização das ações.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Análise da estratégia de pairs-trading em pares de ações ON e PN e em ações pertencentes ao mesmo grupo econômico no mercado brasileiro
    (2018) Mamede, João
    Este trabalho tem como objetivo analisar a performance da estratégia de pairs-trading no mercado financeiro brasileiro para diferentes pares de ações selecionados. A estratégia de pairs-trading consiste em identificar dois ativos que se movem juntos e montar uma posição comprada em um ativo financiada por uma posição vendida em outro ativo quando o preço destes divergem abruptamente, na expectativa de que os preços irão convergir no futuro. O estudo tem como foco analisar pares de ações de duas naturezas: (i) ações de classes diferentes pertencentes à mesma companhia (ações ordinárias e preferenciais); e (ii) ações de empresas pertencentes ao mesmo grupo econômico – empresa controlada e empresa controladora. A conclusão principal do exercício é que as estratégias de pairs-trading mostraram retornos positivos para o período analisado (2014-2017) no mercado brasileiro para os pares de ações selecionados, mesmo depois de inclusos custos de transação.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Momentum nas ações brasileiras
    (2017) Alves, Thiago Rolo
    O termo anomalia no mercado de capitais se refere ao comportamento inesperado dos preços, ou seja, um desvio da previsão da teoria de mercados eficientes. Dentre as diversas anomalias encontradas nos mercados financeiros, a de momentum, definida como a continuação de tendências no curto prazo, não é explicada pelos modelos tradicionais de apreçamento. O artigo tem como objetivo estudar a anomalia momentum no mercado de ações do Brasil. Para isso, na elaboração do presente artigo foram criadas 102 carteiras seguindo a metodologia de Jegadeesh e Titman (2001) e os principais assuntos abordados foram: (i) o período de criação da carteira, (ii) a defasagem de um mês entre o período de formação e a contabilização dos retornos, (iii) a existência de retornos anormais utilizando os modelos de apreçamento CAPM e de 3 fatores de Fama e French (1993), e (iv) o estudo para identificar se o tamanho das empresas é determinante nos retornos das carteiras de momentum. As carteiras defasadas se mostraram melhores, tanto em retornos médios, como em menores desvios padrões. Em relação às regressões, ambas as carteiras apresentaram resultados semelhantes contra o CAPM e não apresentaram interceptos (αs) significantes. O mesmo padrão se encontrou com a utilização do modelo de 3 fatores, onde os αs foram não significantes e as demais variáveis apresentaram significância, conforme constatado em estudos anteriores no mercado brasileiro, onde a estratégia momentum não apresenta retornos anormais. Ademais, não se observou comportamento diferente da estratégia quando se controlou a amostra por tamanho.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Precificação de risco de contraparte em contratos de energia elétrica
    (2016) Soares, Victor Fonseca
    Esta tese busca responder qual seria o prêmio de risco para contratos de compra e venda de energia elétrica no Ambiente de Contração Livre com contrapartes que apresentam risco de crédito. Dada a ausência de uma clearing house no Brasil para este mercado, todos os contratos negociados apresentam risco de contraparte. A grande volatilidade do preço dos contratos futuros reforça a necessidade da precificação, uma vez que o custo de reposição pode ser relevante. O trabalho utiliza um paralelo da metodologia de Credit Value Adjustment para carteiras de crédito e de forwards para commodities. Como resultado, temos que a diferença entre o preço de venda para uma contraparte sem risco para uma contraparte arriscada pode ser considerável.