Dissertação de Mestrado

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3237

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 28
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Interação Humano-Inteligência Artificial: Novo Contexto e Perspectiva para o Ser Humano.
    (2025) Bonfiglioli, Rogerio
    A pesquisa investiga o impacto da Inteligência Artificial (IA) no contexto profissional, com foco na transformação da atuação humana por meio da colaboração entre humanos e sistemas inteligentes. Por meio de uma revisão sistemática da literatura nas principais revistas acadêmicas da área de administração entre 2020 e 2024, foram analisados 76 artigos, dos quais 36 com contribuições empíricas e práticas, foram selecionados para análise detalhada. O estudo identificou três construtos principais que descrevem a relação dinâmica entre humanos e IA: (1) IA aprendendo com humanos, em que algoritmos são supervisionados e aprimorados a partir de dados e informações humanas; (2) humanos aprendendo com IA, quando a tecnologia fornece feedback, apoio ao aprendizado e informações orientativas; e (3) colaboração Humano-IA, que resulta em soluções mais criativas, inovadoras e eficientes do que aquelas produzidas isoladamente. A pesquisa conclui que a colaboração Humano-IA é uma realidade a ser incorporada nos ambientes profissionais e de negócios, com o potencial de ampliar reflexões, análises e entregas, impulsionando um aprendizado contínuo e recíproco. Este novo paradigma, que sinaliza um novo tipo de profissional “aumentado”, exige que não apenas saibam utilizar a IA, mas colabore ativamente com ela, moldando estratégias e decisões Essa nova configuração demanda adaptações institucionais em empresas e modelos educacionais, bem como o desenvolvimento de competências específicas — incluindo engenharia de prompt como habilidade-chave para operacionalizar a colaboração. Embora a pesquisa não tenha abordado em detalhes questões éticas, preservação de individualidades e dados, estas emergem como um fator crítico, demandando diretrizes para garantir transparência, justiça e confiabilidade na adoção da IA. Outro ponto não detalhado é o risco de acomodação humana, limitando o progresso da colaboração Humano-IA. Estes aspectos não explorados, associado a percepção de estudos desta natureza para áreas da psicologia e sociais, abrem oportunidades significativa para novas pesquisas.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Dimensões Institucionais e Estruturas de Redes: uma abordagem configuracional para Investimentos em Venture Capital
    (2024) Bruno Gruner
    Este artigo investiga a relação entre fatores institucionais, estruturas de redes e o Investimento em Venture Capital (IVC) em uma comparação entre países, com foco específico nos anos de 2020 e 2021. Tais anos representam um período de significativas flutuações econômicas e desafios globais, incluindo a pandemia de Covid-19, os quais influenciaram significativamente o mercado financeiro e o empreendedorismo. Baseando-se na literatura existente que enfatiza a importância dos aspectos institucionais para influenciar a atratividade de um país para o capital de risco, estende-se a análise para investigar o papel menos explorado das configurações de rede. Notavelmente, foram introduzidas dimensões institucionais dos Indicadores de Governança do Banco Mundial, e foram incorporadas métricas de análise de rede completa, incluindo centralização de grau e assortatividade. Com base em uma amostra de diferentes países com base no PIB e de acordo com rankings globais do Fórum Econômico Mundial, esta pesquisa explora as dimensões que impactam o IVC pelo PIB. Investiga-se em que medida as dimensões macro de co-investimento reforçam ou substituem as condições institucionais que levam ao investimento na indústria de capital de risco. Para identificar as configurações que influenciam o IVC, foi empregada a metodologia fsQCA (Análise Qualitativa Comparativa Fuzzy-Set). As descobertas propostas contribuem para o entendimento da interação entre dimensões institucionais, estruturas de rede e capital de risco, de forma a iluminar os fatores que moldam a paisagem empreendedora em grandes economias.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Protecionismo Cultural: A Reserva De Mercado Na Tv Paga Como Medida Contra-Hegemônica No Audiovisual Brasileiro
    (2023) Ventura, Kalyell
    Esta dissertação aborda o protecionismo cultural no setor audiovisual impulsionado pela perspectiva da exceção cultural. Essa perspectiva considera a obra audiovisual como um veículo de disseminação ideológica, justificando o direito dos países de proteger suas identidades culturais da dominação hegemônica do cinema estadunidense. Uma das medidas adotadas para esse fim é a implementação de reservas de mercado por meio dos sistemas de cotas de tela. Realizamos uma análise de impacto da Lei nº 12.485, conhecida como Lei da TV Paga, no setor audiovisual independente brasileiro para avaliar o impacto da adoção do sistema de cotas. Essa lei estabelece uma cota de 3h30 de exibição em canais qualificados e a obrigatoriedade de programação de canais com conteúdo brasileiro. Utilizamos o método estatístico de diferença em diferença com a variante TWFE, empregando dados agregados do mercado audiovisual brasileiro disponíveis no Observatório Brasileiro do Cinema e Audiovisual. O debate sobre esse tema ganha cada vez mais relevância devido ao avanço das mudanças tecnológicas no setor audiovisual, como a expansão para plataformas de streaming e a pirataria. Esses fatores contribuem para a hegemonização da produção hollywoodiana, impactando diretamente as receitas do setor e suscitando discussões sobre mudanças na legislação global. Nossa hipótese consiste em verificar o impacto positivo do sistema de cotas na produção doméstica do país que o adota, estimulando o aumento do volume de obras produzidas. Por meio da análise, esperamos identificar um crescimento significativo na produção de obras audiovisuais brasileiras. Assim, os resultados desta pesquisa têm relevância tanto para o campo da economia, ao abordar os impactos econômicos do protecionismo cultural, quanto para o setor audiovisual, ao comprovar a eficácia do sistema de cotas, com potencial reflexo sobre o fortalecimento da produção doméstica, impactando a preservação da identidade cultural, o desenvolvimento do setor audiovisual independente, a geração de empregos e o estímulo ao desenvolvimento cultural e criativo do país que o adota.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Crescimento das Fintechs e o seu impacto no nível de concorrência do setor bancário brasileiro.
    (2024) Nunes, Marcelo Corrêa
    O objetivo desta pesquisa foi avaliar o impacto do crescimento das Fintechs no nível de concentração bancária e no poder de mercado dos bancos incumbentes no Brasil. O estudo considerou dados dos balanços dos bancos brasileiros de março de 2005 a dezembro de 2023, extraídos do site do Banco Central do Brasil. Foram avaliados o Índice Herfindahl-Hirschman (HHI) e a participação de mercado de cada instituição bancária (market share) por duas abordagens: a primeira analisando o comportamento das principais captações bancárias (depósito à vista, poupança, depósito a prazo e emissões de letras de crédito imobiliário, crédito do agronegócio e financeiras), e a segunda considerando a carteira de crédito (saldo do ativo) ao consumidor. A análise seguinte utilizou o Índice de Lerner para avaliar o impacto no poder de mercado dos bancos incumbentes. A terceira análise mediu se houve redução nas taxas de juros do crédito rotativo de cartões ao consumidor, um mercado relevante para a atuação das Fintechs. Utilizando técnicas de estimação de dados em painel com efeitos fixos, as hipóteses foram avaliadas. Os resultados indicaram, com significância estatística, que, embora tenha ocorrido crescimento das Fintechs a partir de 2017, elas ainda não conseguiram reduzir o nível de concentração para patamares anteriores à crise de 2008, que provocou um expressivo processo de consolidação bancária. As Fintechs estão conseguindo atingir índices de Lerner similares aos dos incumbentes, mas não estão afetando a rentabilidade dos bancos tradicionais. Além disso, a taxa básica de juros (SELIC) tem mais influência na variação das taxas de juros de crédito de cartões de crédito do que da atuação das Fintechs.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    O impacto do pix na dinâmica concorrencial do mercado bancário e de meios de pagamento brasileiro.
    (2024) Cabral, César Murilo Nogueira
    O objetivo deste estudo é analisar o impacto do Pix na dinâmica concorrencial do mercado bancário e de meios de pagamento no Brasil. A pesquisa investiga o modelo de interoperabilidade adotado para este novo meio de pagamento, bem como suas implicações, exploradas por meio de hipóteses. Especificamente, o estudo avalia se o Pix, ao reduzir as barreiras de entrada foi capaz de influenciar o crescimento dos depósitos a prazo em instituições não incumbentes, através da redução dos switching costs, se alterou o padrão de receitas de tarifas nas instituições financeiras e se impactou a rentabilidade através do indicador de Lerner. Utilizando modelos de regressão com dados em painel, a pesquisa indica que o Pix teve influência na dinâmica da concorrência no sistema financeiro brasileiro, permitindo que players de menor porte exercessem maior pressão competitiva no mercado bancário através da migração de depósitos a prazo dos bancos incumbentes para os não incumbentes. Esta é a principal contribuição do estudo para a literatura vigente sobre o tema.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Quais fatores influenciam a formação de preço dos negócios realizados no mercado secundário de debêntures no Brasil?
    (2024) Rossatto, Afonso
    Este artigo analisa o mercado de debêntures no Brasil entre 2019 e 2023, focando nas características de emissão, volumes negociados, perfis dos investidores e dinâmica de mercado nos custos de negociação, especialmente o spread efetivo. O estudo revela um crescimento de 49,28% no volume de negociação anual, impulsionado por condições econômicas favoráveis, percepções de risco e novas instituições financeiras atendendo a investidores de varejo. Os resultados indicam que os spreads no mercado secundário de debêntures no Brasil são semelhantes aos dos estudos realizados com base em dados do EUA, mas maiores que os de estudo realizado com dados de Israel, benchmark em transparência e eficiência na negociação de dívida privada, já que o spread efetivo médio no Brasil foi de 1,59%, enquanto nos EUA variou de 0,135% a 1,24%, e em Israel, foi de 0,078%. Assim o que se viu nessa pesquisa é que a presença de intermediários estão associadas a custos de negociação menores, assim como a relação entre o tamanho do negócio e o spread efetivo realizado se beneficiaram de economias de escala, também resultando em spreads mais baixos. O estudo destaca a importância da transparência e das melhorias na estrutura de mercado para aumentar a eficiência e diminuir os custos de transação. Com base em mais de 2,7 milhões de transações, a pesquisa oferece sugestões sobre as forças que moldam o mercado de dívida corporativa no Brasil, enfatizando a necessidade de práticas de mercado equitativas e transparentes. As conclusões têm implicações para os envolvidos, sejam eles participantes ou reguladores, ressaltando a importância de uma infraestrutura que seja mais robusta e de melhorias regulatórias para um desenvolvimento sustentável do mercado. Por fim, recomenda-se a implementação de plataformas de negociação eletrônica, redução da assimetria de informações e promoção de práticas competitivas para melhorar a eficiência e a transparência do mercado de debêntures no Brasil.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Leadership Pipeline: preferência dos liderados em relação à liderança transformacional e transacional na hierarquia organizacional
    (2015) Matos, João Gabriel Machado De
    Esta pesquisa promove um link entre a teoria de Leadership Pipeline com Liderança Transformacional e Transacional ao examinar as preferências dos liderados, ao longo dos níveis organizacionais, em relação aos estilos por eles desejáveis. As hipóteses foram construídas levando-se em consideração as características e necessidades que os liderados possuem no início e ao final da carreira, manifestando desejos diferentes em relação ao seu líder. Para quantificar a liderança desejável e testar as hipóteses foi utilizado o MLQ (Multifactor Leadership Questionnaire) dentro de uma instituição financeira do Brasil. Os resultados demonstram uma preferência para os estilos de liderança transformacionais, bem como uma separação ordenada da preferência entre os níveis organizacionais para determinadas tipologias, como consideração individualizada e influência idealizada, corroborando as hipóteses formuladas.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Os determinantes da longevidade dos clientes de serviços de telefonia fixa no Brasil
    (2015) Rodrigues, Fábio Da Silva
    O objetivo deste trabalho é explorar as principais variáveis que impactam a longevidade do cliente de telefonia fixa em um modelo integrado avaliando as principais alavancas de posicionamento competitivo, além de analisar um setor pouco estudado em um mercado emergente e altamente regulado como o brasileiro. Foram propostas cinco hipóteses para entender a influência de questões a política de descontos aplicada pela empresa, reclamações sobre o serviço prestado pelos clientes e o posicionamento competitivo em que a empresa está inserida, utilizando o modelo de longevidade de Cox. Os resultados encontrados destacam a importância da qualidade e agilidade na resolução de problemas com o cliente, além do poder de mercado da empresa e as vantagens de uma abordagem competitiva monopolística como fatores-chave para aumentar a longevidade do cliente. Outras questões como a relação entre preço e consumo do serviço, idade do cliente e inadimplência se mostraram relevantes, mas menos impactantes na longevidade. A segmentação de clientes na atuação da empresa se mostrou uma estratégia relevante para direcionar ações da empresa.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Board of directors’ centrality, private equity presence and IPO performance
    (2014) Silva, Emília Borges da
    De acordo com a teoria da dependência de recursos as empresas precisam de recursos externos que não estão sob seu controle mesmo, apesar de possuírem poder e influência. Um conselho de administração mais conectado a contatos influentes, mais socialmente ativo no mercado, tem maior probabilidade de obter esses recursos externos que são fundamentais para o progresso de uma empresa e podem influenciar positivamente sua rentabilidade. Este estudo foi desenvolvido para investigar se um conselho de administração com maior centralidade pode ser considerado de melhor qualidade, e, assim, ter uma influência positiva sobre o desempenho da empresa no momento do IPO. Este estudo explora também se a associação com fundos de private equity influencia a centralidade do conselho e também se melhora o desempenho do IPO. O período antes de IPO é um momento de aprendizado em que a empresa refina suas operações e os padrões de governança corporativa, sendo um contexto único para estudar a relação entre governança e desempenho, uma vez que a seleção ex-ante de conselheiros é um movimento estratégico da empresa e uma decisão que pode influenciar o desempenho do IPO (FILATOTCHEV & BISHOP, 2002). Foi utilizada uma amostra de 148 IPOs ocorridos no Brasil lançados de 2004 a 2013. Foram também coletadas informações sobre o conselho de administração de 592 empresas abertas brasileiras para a construção de um banco de dados e, com isso, estimar a rede de empresas de 2002 a 2013 (uma rede feita para cada ano) usando board interlock. As bases de dados foram analisadas utilizando regressões MQO. Apesar de não ter sido possível confirmar a proposição inicial, foram encontrados resultados muito interessantes sobre a dinâmica entre conselhos de administração com alta centralidade e associação com fundos de private equity.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Redes Sociais e Desempenho Profissional: uma abordagem através do tipo de aconselhamento
    (2015) Boccia, Dennys
    A evolução das organizações empresariais é marcada pela própria forma através do qual o ser humano interage com os seus pares. A maneira como o indivíduo (ego) escolhe se relacionar, a quantidade de contatos (alters) e como estes contatos se relacionam entre si formam a rede social desta pessoa, e, por consequência, podem gerar efeitos na sua vida profissional. Uma dessas formas de relacionamento se dá através da constituição de uma rede voltada para o aconselhamento profissional. Antes de tudo faz-se introduzir o conceito de redes sociais e os vários aspectos que derivam do tipo de aconselhamento oferecido pela sua rede de contatos. A base de dados é oriunda de pesquisa PNRD (Personal Network Research Design) aplicada in loco num departamento operacional de uma grande instituição bancária. A pergunta de pesquisa se propõe a preencher uma lacuna com o fim de verificar se existe relação entre desempenho do indivíduo e a sua rede de aconselhamento profissional ao propor duas hipóteses, a primeira disserta quanto à estrutura da rede do indivíduo envolvendo respectivamente o tamanho efetivo, e a segunda a respeito do tamanho total da rede e das formas específicas de aconselhamentos, todas se utilizando da metodologia de análise de redes sociais do ego (ego network analysis) e de regressão logística. Inseridos entre os principais resultados encontrados estão que: 1) não foi possível comprovar estatisticamente que as pessoas que constituem redes sociais de aconselhamento com tamanho efetivo maior são melhor avaliadas, 2) a quantidade total de contatos pelos quais ego se aconselha influencia positivamente o seu desempenho.