Dissertação de Mestrado

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3237

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 6 de 6
  • Dissertação
    Efeito de promoções sobre a demanda: Uma análise com produtos de uma franquia de cosméticos
    (2024) Carvalho, Vitor Guedes de
    Esta dissertação investigou a relação entre a promoção de vendas e a quantidade de produtos vendidos. A metodologia adotada consistiu em uma análise longitudinal, por meio de um modelo de regressão em painel, utilizando dados agrupados de quinze lojas de uma franquia de cosméticos. O objetivo foi analisar os efeitos das promoções, dos tipos de descontos, da propaganda em outdoor e de outras variáveis relacionadas às promoções sobre as vendas ao longo do tempo. Para isso, foram testadas seis hipóteses: as cinco primeiras referem-se às promoções e aos tipos de desconto utilizados pela franquia — compre 2, leve 3; PROMOBACK; desconto na mesma marca do produto; desconto progressivo; e desconto no próprio produto — e se esses fatores aumentam a quantidade vendida. A sexta hipótese postula que a propaganda em outdoor aumenta as vendas. Além disso, o estudo também analisou diferentes variáveis que podem afetar as vendas, como o lançamento de novos produtos, feriados e o preço. Os resultados evidenciaram que a promoção "compre 2, leve 3" e o desconto na mesma marca foram significativos e tiveram um impacto positivo sobre a quantidade vendida. No entanto, os outros três tipos de desconto não apresentaram significância estatística. Apesar disso, esses achados foram suficientes para afirmar que os tipos de desconto têm um efeito positivo sobre as vendas. Ademais, concluiu-se que a propaganda em outdoor também exerce um efeito positivo sobre a quantidade vendida. Este estudo contribui para o uso mais eficaz de promoções e tipos de desconto, além de proporcionar uma compreensão mais aprofundada sobre o impacto individual de diferentes variáveis nas vendas.
  • Dissertação
    Busyness e lazer: seus impactos na Percepção de Status e Felicidade
    (2021) Kondo, Luiza Sanae
    Todos parecem estar sempre ocupados, corridos e em busca da felicidade. Em conversas casuais é comum que as pessoas identifiquem suas próprias vidas como ocupadas, com excesso de horas despendidas no trabalho. Por outro lado, há um desejo por aproveitar a vida com momentos de lazer, que se traduz na busca por ser feliz. O aumento na produtividade trouxe como resultado um aumento no consumo e um crescente sentimento de estar ocupado. A partir desta visão individual, como as empresas podem entender o que seu consumidor deseja? A percepção que seu consumidor tem em relação ao seu grupo aspiracional precisa ser entendida para que as empresas possam então se comunicar da melhor forma com seu público-alvo. O público-alvo e o grupo aspiracional deste público-alvo tem uma vida ocupada, a diferença é que o grupo aspiracional é feliz, uma vez que a felicidade é um dos maiores objetivos a serem alcançados na vida das pessoas. Este trabalho busca mostrar o mecanismo que faz com que as pessoas ocupadas sejam vistas como felizes.Estas pessoas ocupadas são vistas como pessoas de alto status social e esta percepção vai influenciar na percepção de felicidade. Por outro lado, pessoas ocupadas com trabalho e que mesmo assim conseguem incluir momentos de lazer em suas vidas, também passam a percepção de serem pessoas felizes. Como consequência de um estudo empírico que mostra este mecanismo, temos indícios de que quando as pessoas identificam como uma pessoa ocupada consegue ser feliz, aquelas podem então buscar a consumir os mesmos produtos e serviços que trazem maior status social como um meio para se conseguir a felicidade. Neste estudo foi utilizado o método experimental, através de uma pesquisa com design 2X2, between subject.
  • Dissertação
    Investigando os diferentes canais de venda na percepção de valor e de justiça de preço e seus efeitos em pessoas ocupadas
    (2021) SILVA, DAVI RACHMAN DA
    O crescimento dos smartphones e do ecommerce impulsionou o avanço de diferentes canais de venda que tiveram impacto na forma que os consumidores são afetados por estes canais. Esta dissertação busca contribuir com entendimento dos canais de vendas e se há diferença na percepção de valor e percepção de justiça de preço entre os canais online, multicanal e omnicanal. Além disso, busca entender se há alguma influência de busyness nesta relação de canais com percepção de valor e justiça de preço. Como metodologia, foram realizados dois experimentos, através de questionários com respondentes brasileiros. No primeiro experimento foram obtidos dados sobre o efeito dos canais em percepção de valor e justiça de preço e na segunda pesquisa o foco foi na possível influência moderadora de busyness sobre esse efeito. Com os dados obtidos destas pesquisas, foram realizadas regressões pelo método de mínimos quadrados ordinários. Como resultado, obtivemos que o multicanal possui um efeito positivo e estatisticamente significante sobre a percepção de valor em relação ao canal online, enquanto na justiça de preço a multicanalidade e omnicanalidade obtiveram efeitos positivos e estatisticamente significantes em relação ao canal online. Entretanto, não observamos um efeito moderador estatisticamente significante de busyness sobre o efeito dos canais em percepção de valor e justiça de preço.
  • Imagem de Miniatura
    Investigando o uso de técnicas de persuasão para ampliar o acesso a plataformas de livros digitais
    (2023) Botelho, Luis Americo Tousi
    O isolamento social provocado pela pandemia de covid-19 impulsionou o mercado de livros digitais no Brasil, fazendo com que editoras antecipassem o lançamento de títulos nesse formato e intensificassem a conversão de seus catálogos. Uma das formas de utilizar e-books e ePubs está nas bibliotecas digitais, mas estas podem encontrar dificuldades para atrair usuários. O presente trabalho investiga, utilizando pesquisa quantitativa, o emprego de técnicas de persuasão para aumentar o acesso a bibliotecas digitais. As técnicas se baseiam nos princípios persuasivos estabelecidos por Robert Cialdini: reciprocidade, compromisso e coerência, aprovação social, afeição, autoridade e escassez. A partir de mensagens de e-mail marketing, o trabalho tem, como objetivo, verificar se as técnicas de persuasão de Cialdini conseguem aumentar os acessos a uma plataforma digital. Considera-se que tal investigação pode auxiliar gestores de conteúdos digitais em relação a abordagens mais convidativas para os usuários, além de enriquecer a literatura disponível sobre o consumo de livros digitais. Também se considera relevante o fato de o estudo de campo mobilizar as seis técnicas concomitantemente. Nesse sentido, o trabalho pode trazer mais dados e insights acerca das técnicas de persuasão, incluindo sua eficiência e suas limitações.
  • Imagem de Miniatura
    O WhatsApp na qualidade do relacionamento percebida pelos consumidores, e seu reflexo na lealdade do cliente
    (2022) Fabrini, Luiz Felipe Santos
    Este estudo busca entender se o WhatsApp, quando utilizado como ferramenta de atendimento ao cliente, tem efeito positivo na percepção do cliente sobre a qualidade do seu relacionamento com empresas de serviços financeiros brasileiras, e se esse aumento de percepção na qualidade resulta em maior lealdade à marca. Para isso, foi realizado um questionário com análise de multigrupo, utilizando metodologia quantitativa, dedutiva e explicativa, com amostra aleatória dentro de um grupo pré-definido de clientes que utilizam ou não o WhatsApp corriqueiramente como canal de atendimento da sua instituição financeira parceira. A coleta de dados foi realizada através de formulário elaborado pelo autor. Os dados foram analisados através de comparação de médias por teste t e regressão linear simples. Por fim, o estudo não suportou a hipótese de que utilizar a rede social WhatsApp como canal de comunicação com o banco gera uma maior percepção na qualidade do atendimento e que essa maior percepção na qualidade do atendimento gera uma maior lealdade por parte do consumidor.
  • Imagem de Miniatura
    Remuneração de administradores em estatais e empresas privadas: uma análise sobre a remuneração total e variável
    (2022) Silva, Samuel Severo da
    Este trabalho mede a diferença na remuneração total e variável das empresas estatais e privadas para as empresas de capital aberto que compõem o índice Ibovespa da B3, no período de 2009 a 2021. Foram utilizados dois métodos econométricos para avaliação das diferenças na remuneração, sendo o primeiro o PSM – propensity score matching, na modalidade do vizinho mais próximo para avaliação do escore de propensão pelo método probit e o segundo modelo econométrico para avaliação das diferenças foi o CEM – coarsened exact matching. A avaliação das diferenças foi realizada utilizando dados financeiros das empresas, como Total de Ativos, Patrimônio Líquido, Receita Líquida, entre outras informações. O grupo de tratamento foi associado as empresas estatais e o grupo de controle foi associado as empresas privadas. As diferenças entre os dois grupos (tratamento e controle) foram avaliadas individualmente por ano (2009 a 2021) nos dois modelos econométricos (PSM e CEM) e em todos os períodos o percentual de remuneração variável e a remuneração total do grupo de tratamento foi inferior ao grupo de controle, ou seja, empresas estatais pagam menos remuneração variável e remuneração total do que as empresas privadas. Esses achados encontram suporte na literatura principalmente porque as empresas estatais não têm como principal objetivo a obtenção do lucro e, consequentemente, não tem incentivo para pagamento de remunerações variáveis agressivas a seus administradores. As empresas estatais equilibram os objetivos de rentabilidade com os objetivos sociais e políticos.