Dissertação de Mestrado

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3237

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 13
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Como o ambiente institucional se relaciona com o medo do fracasso dos empreendedores?
    (2024) Autílio, Rafael Castelucci
    O medo do fracasso exerce influência relevante no comportamento empreendedor, sendo moldado por diversas variáveis sociais e cognitivas ao longo do tempo. Esta emoção age de forma negativa sobre os indivíduos, podendo desmotivá-los ou até mesmo barrar a escolha do empreendedorismo como carreira. No entanto, é plausível supor que o medo do fracasso não ocorre de forma isolada, sendo afetado pelo ambiente institucional em que o empreendedor está inserido. O objetivo deste estudo é, portanto, investigar como as instituições se relacionam com o medo do fracasso dos empreendedores. Especificamente, analisa-se o medo individual de fracassar a partir de dados fornecidos pelo Global Entrepreneurship Monitor (GEM). Este estudo abrange 163 mil indivíduos de 50 países no ano de 2019. Por meio de um modelo de resposta binária, estima-se como a presença ou ausência do medo de fracassar é influenciada por três variáveis que capturam aspectos básicos do ambiente institucional: liberdade econômica; estado de direito efetivo; e crime e violência. Os resultados indicam que o ambiente institucional tem relação com o medo do fracasso dos empreendedores. A liberdade econômica reduz a chance de ocorrência dessa emoção, enquanto a efetividade do estado de direito só diminui tal chance quando combinada com outros fatores, podendo isoladamente aumentá-la (possivelmente porque um sistema judiciário eficiente pode intensificar a concorrência, desestimulando novos empreendimentos). Crime e violência não têm relação linear com o medo do fracasso. Assim, até certo ponto a violência é tolerável, mas, além disso, torna-se um grande obstáculo para empreendedores. Os achados geram contribuições teóricas, ao abordar o medo do fracasso como uma variável dependente. Além disso, oferecem contribuições gerenciais ao ajudar empreendedores a compreender os gatilhos desta emoção causados pelo ambiente institucional, auxiliando em melhores tomadas de decisão para a alocação de recursos.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    A isenção da tarifa de anuidade impacta os gastos de consumidores com cartão de crédito?
    (2021) Shinomata, Rafael
    Esta pesquisa analisa o comportamento de gasto dos consumidores antes e depois da contratação de um novo cartão de crédito isento da tarifa de anuidade. Considerando o cenário mais competitivo com o surgimento de novos players no mercado de meios de pagamentos com estratégias de ofertas agressivas, é investigado se os clientes que contratam o produto sem anuidade aumentam seus gastos, se comparado aos clientes que não contratam. O estudo foi realizado por meio de uma análise Difference in Differences (DiD), utilizando uma base de dados oriundas de uma das maiores instituições financeiras do Brasil e contendo informações sobre região, idade, gênero e valor gasto no cartão de crédito de janeiro a agosto de 2021. Os resultados sugerem que os indivíduos que contratam um cartão de crédito sem anuidade aumentam os seus gastos em 35% no terceiro mês após a contratação, se comparados aos indivíduos que não contratam.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Quais os desafios enfrentados por empresas de alto crescimento?
    (2019) Freier, Thomas
    Sabe-se que Empresas de Alto Crescimento (EACs) apresentam desafios gerenciais únicos uma vez que precisam coordenar os diversos esforços para aumentar em escala as atividades da firma e, concomitantemente, se adequar às necessidades que acompanham o crescimento. O trabalho busca responder quais são, na prática, os desafios enfrentados e identificados pelos gestores dessas empresas. Para tal, foi realizada uma análise exploratória de dados sobre mentorias oferecidas a executivos de EACs brasileiras entre 2015 e 2016. Sob a forma principalmente de definição de modelo de negócios e planejamento, identificou-se estratégia como a principal área de desafio enfrentada por EACs. Embora não sejam centrais, foram encontradas evidências de que desafios internos, no que tange a gestão de recursos humanos e governança para obtenção de investimentos, se mostram relevantes para essas empresas. Em contrapartida, temas que podem inclusive ser diferenciais competitivos, como operações e tecnologia, são menos frequentes entre aqueles que EACs necessitam auxílio. Com base na variedade de desafios identificados, foram propostas relações entre padrões identificados entre as empresas e diferentes estágios de crescimento em uma EAC.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Análise dos fatores da demanda e sua previsão: um estudo de caso no mercado de autopeças de reposição
    (2018) Hsieh, Gabriela Ruohyuin
    Devido a não sincronização da relação oferta-demanda, às incertezas de fornecimento e ao aumento da concorrência, as empresas mantêm estoques a fim de antecipar a necessidade do cliente e garantir sua posição no mercado. Porém, para o estabelecimento acurado de nível de estoque, sem emprego desnecessário de capital ou carência de produto, se faz necessária uma previsão de demanda. O estudo em questão objetiva desenvolver um modelo de previsão de demanda para uma empresa importadora de autopeças de reposição. Para alcançar o objetivo proposto, inicialmente, houve a tentativa de validação de hipóteses quanto aos principais fatores característicos a um modelo de carro que poderiam impactar a demanda de sua autopeça. Depois, buscou-se, um método de previsão de demanda adequado. Ao final foi feita uma comparação entre os modelos obtidos a fim de verificar qual entre eles deveria ser empregado pela Companhia. Os resultados obtidos mostraram que os modelos de ajuste exponencial duplo possuem maior grau de acurácia conforme cálculo do MAPE. Entretanto, devido a um resultado variando entre 32% a 50%, a previsão ainda é considerada inexata e impropria para replicação.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Atribuição de causalidade e desempenho: um estudo com empreendedores brasileiros em um período de crise
    (2018) Guntovitch, Guilherme Toledo Leite
    O presente estudo analisa, sob um contexto de crise econômica, se empreendedores que atribuem seus resultados a razões internas possuem desempenho superior a indivíduos que atribuem seus resultados a razões externas. Essa relação é examinada não só de forma direta, mas também através de variável mediadora que representa um conjunto de políticas e práticas organizacionais. Com vistas a se buscar evidências empíricas sobre essas relações, analisamos um banco de dados formado por 804 entrevistas com empreendedores brasileiros. As entrevistas foram realizadas em 2016, contemplando indivíduos de todas as regiões do país. O Brasil é um bom contexto para a presente investigação, uma vez que se configura como um país emergente com consideráveis desafios aos empreendedores e que passou por uma severa crise econômica no passado recente. Por meio de um modelo de regressão em três estágios com variáveis instrumentais, não encontramos evidências empíricas que demonstram efeito positivo de atribuição interna em desempenho.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    O papel do D2C na competição de preços no varejo: evidências do mercado de linha branca brasileiro
    (2018) Drumond, Lucas Wanderley
    À medida que o comércio eletrônico se consolida como um importante canal de venda de produtos e serviços, a Internet é usada não apenas por revendedores exclusivamente online e por varejistas tradicionais que possuem operações e-commerce, mas também pelas próprias empresas fabricantes. Este artigo analisa o posicionamento de preços dos Canais de Venda Direta ao Consumidor (D2C), comparando-o com o posicionamento dos outros intermediários que atuam no mercado. O objetivo específico é identificar o comportamento de preços do D2C em relação aos varejistas tradicionais físicos e online à luz da influência regional e das marcas. O mercado de Eletrodomésticos da Linha Branca foi selecionado para este estudo, que analisa uma amostra de mais de 60.000 observações de preços para refrigeradores, fogões e máquinas de lavar roupas ao longo de seis meses de 2017, no mercado brasileiro. O estudo encontra evidências que a competitividade regional é importante para a diferenciação de preços nos canais, assim como as marcas apresentam propensões diferentes para competir com seus intermediários no mercado.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Posicionamento de preços no varejo: um estudo sobre o comportamento de demanda de itens de baixa notabilidade
    (2016) Lapa, Rafael Mires
    O objetivo deste estudo é identificar a forma pela qual o posicionamento de preço de itens de baixa notabilidade em supermercados e hipermercados impacta o seu resultado de venda. Para isso, realiza-se um estudo quantitativo tendo como referência uma grande rede varejista brasileira, com atuação nacional. Com base em regressões em pooling, a finalidade é identificar o comportamento da demanda de itens de baixa notabilidade em função do posicionamento de preço versus a concorrência para uma cesta de compras composta por 33 itens alimentares de 8 diferentes categorias. De modo mais geral, os resultados desta pesquisa trazem insights relevantes na tomada de decisão para estratégia de pricing no varejo alimentar brasileiro.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Estudo do efeito da idade e da nacionalidade das firmas farmacêuticas sobre as suas estratégias de diversificação
    (2016) Shiramizu, Rodrigo Kenji
    Tendo como pano de fundo o mercado farmacêutico brasileiro, o presente estudo investiga se o conhecimento adquirido pela firma e a sua nacionalidade influenciam as suas escolhas de diversificação e se essas escolhas se alteram conforme a firma amadurece. De modo fundamental, a estratégia de diversificação envolve a escolha entre utilizar os recursos e conhecimentos disponíveis para expandir produtos/mercados familiares a firma ou investir em novos produtos/mercados que exigem o desenvolvimento de novos conhecimentos. Para testar esta relação, foram analisados os registros de medicamento aprovados pela ANVISA durante o período entre 2006 e 2015, totalizando 2.338 registros de medicamentos únicos de 110 firmas. Os dados foram analisados através de um painel de dados com o modelo de efeitos aleatórios. O resultado foi a não confirmação da hipótese de o conhecimento da firma influenciar as escolhas de diversificação. Todavia, a hipótese que a nacionalidade influencia a estratégia de diversificação foi parcialmente validada.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Portabilidade de crédito e spread bancário: uma evidência no mercado brasileiro
    (2017) Rodrigues, Gabriela Avancini
    Este estudo visa identificar os possíveis impactos no mercado de crédito brasileiro decorrentes da resolução nº 4.292 do Banco Central do Brasil, referente à portabilidade de crédito. Tal alteração aumentou a facilidade dos tomadores de crédito em trocarem de instituição credora caso identificassem condições mais atraentes em outras instituições financeiras. Espera-se que isto aumente a competição neste mercado e, consequentemente, reduza o poder de mercado na formação dos preços por tais instituições. Através de análise econométrica, por diferenças em diferenças, com dados de spread bancário de 231 instituições financeiras no período de janeiro de 2012 a janeiro de 2017, encontramos evidência que o spread praticado por estas instituições foi menor para as modalidades de crédito às quais a resolução se aplicou.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Entrada em mercados complementares: uma análise sobre o padrão de concorrência no mercado brasileiro de tira-manchas
    (2018) Zanardi, Diego Henrique Pinto
    O presente estudo examina o padrão de concorrência no mercado brasileiro de Tira-Manchas. Especificamente, investiga-se o impacto competitivo da entrada nesta categoria, do fabricante líder em um bem complementar (Detergentes para Roupa). Através da estimação de modelos de vetores auto regressivos (VAR), o estudo estima as curvas de reação que compõe o mercado, com o objetivo de identificar indícios da existência de coalizão de preços. Os resultados sugerem, no entanto, que a entrante com menor poder de mercado na categoria analisada, atua como líder de preço na categoria, enquanto a empresa que criou o mercado acompanha as movimentações da líder.