Dissertação de Mestrado
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Dissertação “Do I want to ride my bicycle?” - Avaliação de impacto do Auxílio Emergencial sobre a oferta de trabalho de entregadores por aplicativo(2023) Xavier, Thiago CortezAs discussões acerca dos determinantes econômicos do ingresso de trabalhadores em plataformas digitais e, em que medida, políticas públicas tradicionais afetam esses padrões de transição estão no centro do debate público sobre a economia do trabalho. O objetivo da dissertação é avaliar o impacto da transferência de renda não condicionada proporcionada pelo programa Auxílio Emergencial (AE) na oferta de trabalho dos entregadores por aplicativo durante a pandemia da covid-19 no Brasil. Criamos uma base de dados em painel em nível individual, formada por todas as pessoas que eram entregadores por aplicativo em maio de 2020 (PNAD Covid), observados também em 2019 (na PNAD Continua) e ao longo dos meses de 2020 (na PNAD Covid). Os resultados mostram que o AE não motiva a saída da ocupação, mas afeta marginalmente o total de horas semanais trabalhadas. A intensidade do efeito sobre a jornada é moderada pelo valor do benefício. As estimativas de impacto do AE variam de -8 até o limite de -16 horas mensais trabalhadas a depender da proxy adotada para a seleção de entregadores e da medida de horas trabalhadas. Mesmo considerando a especificação que resulta no maior coeficiente de impacto, a perda de renda do trabalho (R$ 140) com a redução de horas trabalhadas representa menos de 50% (R$ 300) do valor per capita recebido pelo AE.Dissertação Efeitos da reforma trabalhista de 2017 sobre a formalização em jornadas não-integrais(2021) Serafim, Sarah BertoliniA Reforma Trabalhista de 2017 alterou diferentes disposições da legislação laboral no Brasil. Um dos principais objetivos das inovações implementadas consistiu em conceder a tutela trabalhista a um maior número de trabalhadores. Para tanto ampliou-se as possibilidades de formalização, especialmente através da criação da modalidade de contrato de trabalho intermitente e da modificação do regramento imposto à adoção do regime de tempo parcial. Nesse sentido, o presente estudo busca estimar, através da aplicação de técnicas de pareamento no escore de propensão (propensity score matching), o efeito dessas inovações sobre a formalização de empregados que, antes da Reforma, possuíam jornadas não passíveis de formalização conforme as regras até então vigentes. Os resultados estimados demonstram que os empregados informais em jornadas não-integrais tiveram uma probabilidade de formalização, em vagas com jornadas semanais habituais com duração inferior a 40 horas, 6.2 pontos percentuais superior em comparação com trabalhadores informais em jornadas já passíveis de formalização antes da Reforma. Esse resultado mostrou-se pouco sensível a diferentes especificações do método implementado.Dissertação Efeitos da Estratégia Saúde da Família sobre a educação infantil(2020) Silva, Maria Clara MancilhaContexto O programa Estratégia Saúde da Família (ESF) integra a reestruturação da Atenção Básica de Saúde no Brasil e objetiva sistematizar ações descentralizadas no sentido da promoção do acesso universal à saúde, abrangendo a população mais vulnerável dos municípios brasileiros. Esta tese avalia os efeitos da ESF sobre a educação infantil, em particular, sobre o número de matrículas na creche, na pré-escola e sobre o desempenho na Avaliação Nacional de Alfabetismo (ANA). Expandindo o conjunto de pesquisas que colocam em foco a eficiência e rentabilidade de investimentos na primeira infância, o estudo auxilia no fornecimento de material útil na eventual reprogramação e aprimoramento da ESF, assim como disponibiliza evidências para outros países e suas variadas conjunturas, dada extensão territorial e pluralidade regional e cultural brasileiras. Método e resultados Através de um design longitudinal e ecológico, a tese acompanha coortes de crianças nascidas em diferentes anos em todas as 5,505 áreas mínimas comparáveis do Brasil. A estratégia de identificação inclui tendências específicas para cada município ao longo das coortes, interações de efeitos fixos entre estado e coorte, coorte e ano corrente e município e ano corrente, controlando tendências dinâmicas específicas que podem estar correlacionadas com a expansão da ESF no período avaliado. Os resultados mostram diminuição do número de matrículas na creche, o aumento do número de matrículas na pré-escola e também aumento das notas de matemática na ANA atrelado à presença e cobertura da ESF nos primeiros anos da vida das crianças. Observa-se que o efeito da ESF nas matrículas possui magnitude maior em cidades mais ricas e mais populosas. Municípios com predominância de mães de maior escolaridade são mais sensíveis aos efeitos do programa, com menores entradas na creche e mais matrículas na pré-escola. Nos resultados heterogêneos para a ANA, municípios considerados pobres e pequenos em termos populacionais apresentam impactos maiores da ESF na prova de alfabetização. Os impactos da ESF na prova de matemática da ANA são maiores para filhos de mães menos educadas. À vista disso, a tese contribui para a literatura através do maior entendimento dos efeitos indiretos da ESF e do método ainda pouco explorado. A inclusão da variável de nascidos vivos (filhos de mães mais e menos educadas) não alterou os resultados encontrados. Interpretação O estudo evidencia a relevância da ESF na maior frequência escolar na préescola e melhoria do indicador de alfabetização nos anos escolares iniciais obrigatórios, garantindo estímulo adequado e mais equitativo no começo da vida. De forma inesperada, o efeito indireto da ESF nas matrículas em creche é negativo, indicando que as crianças de 0 a 3 anos permanecem mais tempo com seus cuidadores nesta fase importante do desenvolvimento infantil, levantando discussões sobre qualidade da intervenção e o papel fundamental do agente de saúde (visitador).Dissertação O impacto da sindicalização nos salários no Brasil no século XXI(2013) Santos, Marina MacielO objetivo desta dissertação é avaliar a evolução do impacto da sindicalização sobre os salários ao longo do tempo no Brasil, ou seja, se trabalhadores filiados aos sindicatos de suas categorias têm, em média, salários maiores que os não-filiados, controlando pelas demais características dos trabalhadores. Para tal, vamos comparar uma amostra de trabalhadores sindicalizados com uma, de características semelhantes, de não-sindicalizados para os anos de 1995, 1997, 2001, 2005 e 2009. Utilizamos modelos de regressão e de propensity score matching. Os resultados mostram que um trabalhador é melhor remunerado pelo fato de ser filiado a um sindicato. Porém o impacto da sindicalização vem diminuindo ao longo dos anosDissertação Entrada de empresas aéreas brasileiras em mercados domésticos competitivos(2013) Américo, André MercadanteA indústria do transporte aéreo, caracterizada por sua elevada competitividade e por sua importância econômica no desenvolvimento das diversas regiões do país, é objeto de interesse não apenas das empresas que provêem este serviço, mas também dos usuários e entidades que se beneficiam da presença destes. Os determinantes da entrada das diferentes empresas aéreas domésticas nos mercados definem a capilaridade e abrangência do transporte aéreo no país. A compreensão destes determinantes, diante das características inerentes dos mercados e do comportamento competitivo das demais empresas aéreas, são os objetos de estudo deste trabalho. Utiliza-se um modelo econométrico de escolha discreta (probit) para as análises, sempre mantendo o foco no sentido econômico das variáveis e nas especificidades do setor.Dissertação Impactos econômicos dos megaeventos: uma abordagem econométrica(2011) Junqueira, Luiz Alberto RochaEste trabalho objetiva verificar a existência da relação entre ser sede de um Mega-Evento e a variação positiva do Produto Interno Bruto de um país. Serão considerados Megaeventos a Copa do Mundo da FIFA e os Jogos Olímpicos. Este trabalho tem como motivação trazer embasamento econométrico às declarações dando conta que ao se realizar estes dois grandes eventos esportivos, o país sofrerá um impacto benéfico em sua economia. A hipótese central deste trabalho será baseada na tese de que para se promover os Megaeventos serão necessários investimentos públicos e principalmente privados substanciais em infra-estrutura e serviços, que criarão condições para o país se modernizar ainda mais, culminando na melhoria das condições para toda a população, não só aquelas mais próximas dos centros que atenderão aos jogos, resultando numa modificação no padrão de crescimento histórico (de 1900 a 2008) de países que organizaram os Megaeventos, analisando-se a tendência de crescimento antes e depois do evento. Após estimações em POLS, Efeitos Aleatórios e Efeitos Fixos, mostra-se que para este caso Efeitos Aleatórios é o melhor estimador, porém não se consegue comprovar estatisticamente a hipótese central do estudo. Logo não se pode atestar que a realização de Jogos Olímpicos ou de Copa do Mundo de Futebol da FIFA traz um crescimento do PIB.Dissertação Uso do crédito : abordagem sobre consumos individuais(2014) Torquato, Jean Felipe N.O crédito pessoal possibilita antecipar um consumo futuro a seus tomadores, porém sua contratação apresenta elevados encargos aos consumidores. No presente trabalho, buscamos relacionar características individuais, incluindo o consumo feito por indivíduos em cartão de crédito num horizonte anterior, com a propensão a contratar empréstimo, ou seja, se o indivíduo contratará crédito pessoal e quanto contratará. As características pessoais, dentre elas renda, idade, escolaridade e quantidade de dependentes explicam a necessidade de tomar crédito pessoal. As variáveis de consumo de cartão de crédito também ajudam a explicar a tomada de crédito quando quebradas em dois grupos: gastos recorrentes e gastos não recorrentes.Dissertação Impacto das importações chinesas na produtividade setorial no Brasil(2014) Buccini, Evandro GambraO objetivo deste trabalho é estimar os impactos das importações da China sobre a produtividade setorial no Brasil. Diversos trabalhos mostram que a produtividade no país é baixa e está crescendo ainda mais lentamente nos últimos anos. A literatura internacional, com foco principalmente na análise de países desenvolvidos, mostra os efeitos positivos da abertura comercial sobre a produtividade. Utilizando dados setoriais da indústria e de comércio internacional, encontramos resultados diferentes e em linha com outros estudos de países em desenvolvimento. Um aumento de dez pontos percentuais na participação das importações chinesas em relação às importações totais gera uma queda de 5,7% na produtividade total dos fatores setorial em cinco anos.Dissertação Impacto das notas do 9o ano do Ensino Fundamental sobre a proficiência do 3o ano do Ensino Médio(2017) Mizutani, Kelly MidoriEste trabalho avalia a existência de relação entre as notas obtidas na avaliação do SAEB nos anos finais do Ensino Fundamental (9o ano) com as notas obtidas no Ensino Médio (3o ano), por meio da metodologia de pseudo-painéis, agregados por estado e ano de realização das avaliações, para escolas públicas. A preocupação principal é verificar se as melhorias obtidas nos anos iniciais de ensino seriam transmitidas em efeitos de ondas para as séries mais avançadas ou se os ganhos obtidos estariam sendo perdidos ao longo do tempo. Os resultados indicaram coeficientes significativos e positivos para a variável referente a nota do 9o ano do Ensino Fundamental. Na disciplina de matemática, o aumento de 10% na nota do Ensino Fundamental resulta em aumentos médios de 5,57% na nota do Ensino Médio. Já para a disciplina de língua portuguesa, observa-se que um aumento de 10% na nota do 9o ano contribui em média com um aumento de 4,53% no 3o ano do Ensino Médio. Verifica-se assim que os ganhos em educação obtidos nas séries inicias estão sendo transmitidos ao longo do tempo.Dissertação Avaliando a qualidade do ensino médio na rede pública em relação à das escolas privadas na cidade de São Paulo(2018) Koide, Claudine IchitaniEste estudo mede a diferença em notas médias de estudantes de escolas públicas e particulares na cidade de São Paulo. Foram selecionadas apenas escolas particulares cuja mensalidade fosse similar ao investimento médio por aluno de escola pública, com o intuito de melhorar a comparabilidade entre os dois grupos. Usando microdados do Enem, um teste padronizado aplicado em larga escala no terceiro ano do ensino médio, primeiro estimamos a probabilidade de se estudar em escolas particulares ou públicas com base nas características individuais do aluno e da família, como idade, gênero, raça, escolaridade da mãe, renda familiar e indicadores socioeconômicos. Em seguida, comparamos as notas de matemática, linguagens, ciências da natureza e ciências humanas usando três métodos diferentes de pareamento. A metodologia usada como base neste estudo é o pareamento por escore de propensão, um método bastante utilizado para comparar grupos distintos. O grupo de tratamento foi associado aos alunos de escolas particulares, e o grupo de controle aos alunos de escolas públicas. As diferenças em notas foram estimadas como efeito médio do tratamento sobre os tratados (ATT). As notas dos alunos de escolas particulares não foram significativamente diferentes das notas dos alunos de escolas públicas em nenhuma das provas. Com o propósito de validar os resultados obtidos, utilizamos outros dois métodos de pareamento: o por distância de Mahalanobis e o coarsened exact matching (CEM). Utilizando estimadores de pareamento por distância de Mahalanobis, alunos de escolas particulares obtiveram notas superiores em ciências da natureza em 1,2% acima da nota média de controle. Pelo método CEM, alunos de escolas particulares apresentaram notas maiores em ciências da natureza e matemática ao nível de significância de 1%, mas as diferenças foram de apenas 1,3% e 1,2% sobre as notas médias de controle, respectivamente. Estes resultados modestos indicam que o tipo de rede em si não aparenta diferenciar de forma significativa o desempenho dos alunos, controlando pela renda e por outras covariadas individuais e familiares.