Dissertação de Mestrado

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3237

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 7 de 7
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Comparação do desempenho dos fundos ativos de investimento em ações que cobram taxa de performance com aqueles que cobram somente taxas de administração
    (2020) Miranda, Conrado Grossi
    A existência de taxas de incentivo em fundos de investimento em ações é explicada pelo fato de que ela é capaz de gerar um maior alinhamento de interesses entre o gestor do fundo e o cotista. Essas taxas são geralmente medidas em relação a um índice de referência específico, um benchmark, e a compensação financeira dos gestores se dá em função do desempenho superior a esse índice. Sendo assim, a estrutura de cobrança em fundos de investimentos parte de uma taxa de administração fixa e além dessa taxa pode também existir uma taxa de incentivo que está diretamente relacionada com o desempenho do fundo em relação ao seu índice de referência, ou seja, uma taxa de performance. Existe uma série de razões pelas quais as taxas de incentivo são desejadas nesse tipo de produto, e a principal delas é que essas taxas são capazes de colocar os gestores e os cotistas do fundo em um maior alinhamento de interesses, pois ambos se beneficiam quando o fundo vai bem, e dessa forma, um argumento que surge é que o esforço aplicado pelo gestor será maior nos fundos onde existem a cobrança da taxa de performance. A taxa de administração, por sua vez, de acordo com a definição da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é a taxa cobrada no fundo para remunerar o administrador e os prestadores de serviço. Ela é uma porcentagem fixa cobrada sobre o patrimônio líquido sob gestão, e é paga pelos cotistas. O objetivo deste trabalho é entender se a hipótese de que a existência da taxa de performance faz com que os fundos apresentem maiores retornos em relação aos fundos os quais não possuem as taxas de incentivo e somente possuem as taxas de administração, que são fixas. Para isso serão analisados os fundos de investimento em ações classificados como Ibovespa Ativo e seus retornos mensais no período de 2010 a 2019. Os dados referentes as cotas dos fundos foram coletados no sistema Quantum Axis.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Um modelo de difusão com jumps e reversão à média sob sazonalidade para os preços do mercado livre de energia no Brasil
    (2020) Faleiros, Augusto Cesar Polezel
    É possível estimar o risco de preços do volátil mercado livre de energia elétrica no Brasil? As reais possibilidades de ganhos têm atraído a atenção de um grande número de atuantes, porém com riscos proporcionalmente consideráveis, especialmente no âmbito das empresas comercializadoras de energia que atuam com intermediação do risco de preços entre geradores, consumidores e entre si. Esta pesquisa pretende avançar o estudo para o mercado brasileiro, apontando alternativas completas que, que permitem incorporar os diversos fatores que afetam a difusão dos preços, não apenas a reversão à média já explorada e que no Brasil se apresenta com baixa intensidade; mas também os efeitos de sazonalidade em um país que conta com uma matriz energética ainda dependente dos recursos hídricos, e portanto, com impacto superlativo sobre os preços, suscetível a fatores climáticos até mesmo de longo prazo e custos decrescentes no tempo; a inclusão de jumps nos modelos de risco de mercados locais, os quais suportam a explicação do comportamento tão reativo dos preços, manifestos em altas frequências e volatidade, e marcante excesso de curtose. Além disso, como a dependência de dados para estes estudos são cruciais, utilizaremos uma abordagem internacionalmente aceita para sugerir um método efetivo para a discretização da estrutura a termo de preços de horizontes mais longos, contornando a atual limitação de baixa liquidez e integrando os modelos de difusão com modelos bottom-up de formação do custo marginal em um modelo híbrido que acopla as visões estatísticas e fundamentalistas sob um mesmo modelo.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    O impacto da adoção de programas de trainee na formação de líderes nas organizações
    (2018) Ortiz, Thiago Cassiano
    Esta pesquisa se propõe a avaliar a efetividade de programas de trainee, caracterizandoos como programas formais de desenvolvimento de lideranças, em contribuir com a mitigação dos impactos da iminente escassez de lideranças nas organizações, tomando como objeto de estudo um grupo de colaboradores de uma instituição financeira brasileira. As hipóteses foram construídas levando-se em consideração os efeitos da adoção de um programa de trainee sobre dois resultados esperados: a redução do tempo médio decorrido da contratação de um indivíduo até o atingimento dos primeiros cargos de liderança dentro da organização; e o aumento da probabilidade de um colaborador atingir o primeiro cargo de liderança. Para testar as hipóteses propostas, primeiramente foram aplicados métodos de pareamento para reduzir efeitos de seleção adversa, e após encontrar um grupo de controle apropriado, utilizou-se análises de sobrevivência para compreender a relação entre o tratamento (participar do programa de trainee) e as variáveis respostas escolhidas. Os resultados demonstram que o programa de trainee tem efeitos positivos sobre a probabilidade de seus participantes atingirem cargos de liderança e ainda influenciam na redução do tempo decorrido da contratação até o atingimento dos primeiros cargos de liderança.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Determinantes da renovação de contratos business-to-business
    (2017) Romão, Sanders Zurdo
    Este trabalho analisou fatores determinantes na renovação de contratos de fornecimento de produtos em um ambiente business-to-business, baseados em características intrínsecas dos clientes ou fruto da relação estabelecida com o fornecedor. Utilizamos os dados de empresas de diversos setores da economia que renovaram ou não seus contratos com uma empresa do ramo químico no período de 2013 a 2016. Os resultados obtidos com o modelo proposto mostraram que contratos em que havia alta intensidade de relação, medida pelo volume transacionado, em que a empresa fornecedora é a melhor opção do ponto de vista logístico e em que há mais de um produto contratado com o mesmo fornecedor têm aumentadas as chances de serem renovados.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    O valor estratégico da tecnologia da informação – evidências em empresas no Brasil
    (2016) Pereira, Rafael José de Almeida
    Apesar de sua relevância nas organizações, o valor estratégico da tecnologia da informação é constantemente questionado, principalmente quanto ao retorno dos investimentos que o setor demanda. A pergunta de pesquisa refere-se ao entendimento ao redor da importância estratégica da tecnologia da informação nas organizações, à luz dos conceitos da visão baseada em recursos. A literatura sugere o valor estratégico, porém a evolução contínua do setor motiva uma constante revisão para o tema. Seguindo roteiro de estudos similares, este estudo econométrico utiliza dados do mercado brasileiro e os resultados encontrados são convergentes com a literatura recente, que indica a tendência de redução das evidências que associam capacidades em tecnologia da informação e a performance da firma.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Análise sobre o impacto nos resultados de carteira de crédito, quando há um monitoramento preventivo dos clientes
    (2018) Gomes, André Vieira
    Esta dissertação tem como objetivo principal analisar o impacto nos resultados da dívida total dos clientes e inadimplência em clientes pessoa jurídica, que tiveram um tratamento diferente através de um processo de monitoramento e acompanhamento de clientes na gestão de carteira de crédito em bancos no Brasil. Para seu desenvolvimento foi realizada a revisão de literatura de risco de crédito, o mercado e processo de crédito no Brasil, a importância da gestão preventiva em bancos e o monitoramento de crédito em instituições financeiras. Duas hipóteses foram elaboradas: a primeira hipótese considera uma diminuição mais acelerada da dívida total em clientes que foram tratados via processo de monitoramento de crédito em relação aos clientes que não passaram por este processo. Além disso, avalia a evolução da dívida total destes mesmos clientes estudados, porém em outras instituições financeiras, a fim de comparar se há diferença nos resultados quando há estratégias diferentes na gestão do crédito concedido para empresas. A segunda hipótese considera o mesmo critério de análise da primeira hipótese, porém considerando a evolução da inadimplência. Utilizando a técnica econométrica de Diferenças-em-Diferenças aplicado a uma amostra de clientes que estavam expostos ao processo de monitoramento de crédito em 2016, são comparados os resultados entre os períodos de 2015 e 2017. O estudo conclui que o tratamento se mostrou relevante na redução de risco de crédito, em relação aos concorrentes. A hipótese relacionada a redução da inadimplência, em relação a concorrência, não foi confirmada.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Análise sobre a alteração no padrão de gastos dos clientes, após um aumento de limite no cartão de crédito.
    (2017) Forattini, Paulo Augusto Gonçalves Carneiro
    Este estudo tem como objetivo complementar duas pesquisas realizadas sobre a mudança do padrão de gastos dos clientes ao alterar o limite do cartão de crédito. O primeiro estudo é de SOMAN e CHEEMA (2002), os quais concluíram que os usuários deste meio de pagamento entendem que o limite de crédito concedido, é uma parte da sua renda para utilizar nas despesas do dia a dia. A segunda pesquisa foi realizada por HUBNER (2016), que identificou que uma alteração na política de crédito, por parte dos bancos emissores de cartões de crédito, faz com que haja um incremento nos gastos mensais dos clientes que utilizam este meio de pagamento. Desta forma, o propósito deste trabalho é analisar se o aumento dos gastos ocorreu por inclusão de novos ramos comerciais na rotina de compras das pessoas e se o fator risco de crédito, que é a probabilidade de um cliente se tornar inadimplente, tem influência nesta situação. O resultado das análises mostra que o aumento dos gastos está relacionado a uma inclusão de novos ramos comerciais, sendo que os clientes com maior risco de inadimplência são mais sensíveis a este incremento de compras.