Dissertação de Mestrado

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    A Brazilian housing market analysis: pricing and fundamentals
    (2015) Ribeiro, Ricardo Lins
    Este trabalho apresenta evidencias de que o preço dos imóveis no 2ºTri/2015 esteve sobrevalorizado. Os resultados estão baseados em analises no mercado residencial de São Paulo onde fundamentos como expectativas de taxa de juros real e PIB real são responsáveis por explicar parte do movimento da relação price-to-rent. Ao dividir a amostra em duas partes, no período entre o 1ºTri/2006 até 4ºTri/2012, movimentos na relação price-to-rent pode ser explicadas pelas variáveis econômicas escolhidas. No entanto, entre 4ºTri/2012 e 2ºTri/2015 a relação Imputed-to-actual-rent alcança os picos mais altos, sugerindo que a alta observada na relação price-to-rent não pode ser explicada pelos fundamentos econômicos propostos no modelo deste trabalho. O componente de comportamento proposto mostrou importante relevância em explicar a dinâmica de preço, confirmando a existência de certo momentum esperado nos preços de imóvel. A conclusão é que outros fatores sugerem explicar os movimentos recentes no preço dos imóveis que não os baseados na teoria econômica aplicada neste trabalho.
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    Determinantes do uso do crédito no Brasil
    (2011) Yasuda, Fabiano
    O crédito desempenha papel fundamental para a economia, na medida em que permite a suavização do consumo. Pessoas com baixo nível de renda, que não apresentam qualquer tipo de poupança ou seguro, podem utilizar o crédito para ampliar seu bem estar. No presente trabalho, são estimados os fatores determinantes do uso do crédito no Brasil, por meio dos micro-dados da POF (Pesquisa de Orçamentos Familiares). Dentre os principais fatores determinantes do crédito estão a idade, a região de domicílio, a renda e a posse de instrumentos financeiros (cartão de crédito). Quando confrontadas as estimativas de uso de crédito e endividamento – dívidas a prazo divididas pela renda –, nota-se que o uso do crédito é direcionado principalmente pela capacidade de acesso ao crédito.
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    O papel dos fundos de pensão como acionistas: um estudo com empresas brasileiras de capital aberto
    (2012) Nese, Arlete De Araujo Silva
    O impacto de ativismo dos fundos de pensão sobre o desempenho econômico de empresas quando participam de seu bloco acionário tem sido pouco analisado. Estudos em economias desenvolvidas ao longo do tempo evidenciam a relevância dos fundos de pensão como investidores institucionais no mercado de capitais. Esta importância decorre da larga posição acionária, do ativismo na governança corporativa e monitoramento das companhias na obtenção de maiores retornos. Assim, de forma a se buscar evidências no mercado brasileiro, como país representativo de mercados emergentes, utilizou-se base acionária de 442 empresas de capital aberto, com ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo (BM&F Bovespa) entre 1995 e 2009, para verificar como a participação dos fundos de pensão nos blocos de controle acionário das empresas afeta o desempenho econômico e de mercado dessas companhias. Há evidências em algumas regressões de que, a presença dos fundos de pensão nos blocos de controle aumentou o retorno contábil das empresas. Porém, somente em regressões em que os fundos de pensão, em conjunto, detêm o controle majoritário da companhia. Em nenhuma das regressões do modelo o efeito contábil foi reduzido quando observadas empresas pertencentes a grupos econômicos ou controladas pelo estado, ou quando havia participação de fundos de pensão de patrocínio público. No entanto, efeito positivo, encontrado em retorno contábil, não foi evidenciado em nenhuma das formas sobre o Q de Tobin, uma medida de valor de mercado das firmas. Uma possível explicação é que outros investidores de mercado não identificam valor na participação dos fundos de pensão no bloco de controle acionário de empresas.
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    Estimando uma função de reação não-linear para o Brasil
    (2009) Pagano, Terence De Almeida
    Este trabalho utiliza modelos de transição suave (STR) para explorar empiricamente a possibilidade da função de reação do Banco Central do Brasil ser não-linear, relaxando a hipótese que as preferências da autoridade monetária sejam simétricas em relação à inflação e a atividade. Utilizando dados em tempo real para a atividade econômica, os resultados encontrados indicam que a função de reação no Brasil é não-linear, e que os parâmetros da função de reação não se alteram ao longo do tempo. A não-linearidade da função de reação está associada ao desvio da inflação esperada em relação à meta. O período analisado é caracterizado por uma função de reação côncava, consistente com preferências avessas a recessão por parte da autoridade monetária.
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    Metodologia para estimar melhores múltiplos em avaliação de empresas elétricas
    (2013) Querido, José Eduardo Blanco
    Na avaliação relativa, selecionar corretamente o peer group é essencial. O presente trabalho apresenta uma aplicação de métodos de avaliação relativa no setor elétrico brasileiro, focando na melhoria de desempenho por meio da melhor seleção de grupos de empresas comparáveis. Foram deduzidos parâmetros que influenciam três múltiplos comumente utilizados na avaliação relativa: preço por valor patrimonial, preço por lucro e preço por vendas. Realizando avaliações anuais das empresas do setor elétrico nacional, foram testados diferentes métodos de seleção de grupos. Estes métodos de seleção focaram-se no ranqueamento por meio dos parâmetros deduzidos e também na implantação de restrição setorial ou não. Subsequentemente, foram utilizados métodos de regressão para avaliar a real influência dos parâmetros nos múltiplos. Os resultados indicam que a restrição setorial na seleção de grupos comparáveis melhora o desempenho da avaliação em quase todos os casos. O ranqueamento intra-setorial também trouxe, predominantemente, ganhos de desempenho, indicando que a consideração dos parâmetros individualmente na seleção de grupos agrega desempenho. Conclui-se que os parâmetros derivados a partir do modelo de Durand tiveram um desempenho satisfatório captando fatores determinantes do preço por valor patrimonial, tiveram um desempenho intermediário no preço por vendas e foram incapazes de captar de forma significativa fatores determinantes do preço por lucro. Conclui-se ainda que a utilização da média harmônica ao invés da média aritmética para cálculo do múltiplo característico traz significativa melhoria na precisão da avaliação relativa.
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    Determinantes das notas dos alunos do ensino público: abordagem quantílica
    (2013) Chen, Jonas Honchie
    Dada importância da educação para o desenvolvimento socioeconômico dos países, este estudo identifica e analisa os determinantes do desempenho escolar no contexto brasileiro. Utilizando dados da Prova Brasil de 2011, foram analisadas as características de escolas, alunos e professores associadas as notas de alunos do quinto ano do ensino fundamental da rede pública. Aplicando o método de regressões quantílicas e através da análise específica das regiões do país, foram abordados os fatores relacionados ao desempenho dos alunos procurando destacar os distintos impactos ao longo da distribuição das notas. Alguns resultados obtidos estão alinhados com a literatura relacionada ao tema, como a relação do gênero. Porém, variáveis como a cor dos alunos, apresentaram efeitos específicos como a associação negativa ou não significante nas regiões norte e nordeste. Em relação as características das escolas, destaca-se o impacto significativo da gestão administrativa ao qual as intituições estão sujeitas. Para os professores foram encontradas relações positivas de docentes com pós-graduação com a notas dos alunos, evidenciando a importância do incentivo a qualificação dado seu efeito semelhante em todos quantis.
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    A influência da rotatividade de funcionários nos resultados das organizações: um estudo no comércio brasileiro
    (2012) Almeida, Ciro Barbosa De Aquino
    Esta dissertação se propõe a aprofundar as pesquisas sobre a relação entre rotatividade de funcionários e resultados organizacionais, considerando a lacuna existente na literatura acadêmica sobre esta relação no contexto brasileiro e tendo em vista a relevância do assunto na busca pela otimização do desempenho das empresas. A partir de uma abordagem no nível organizacional, que utiliza dados de uma única empresa com diversas filiais comparáveis entre si, tem como objetivos (1) verificar se, na empresa específica de análise, as lojas com menor rotatividade de funcionários são aquelas com melhores resultados, em termos econômicos (volume de vendas) e organizacionais (acidentes de trabalho) e (2) verificar se certas práticas de gestão de Recursos Humanos impactam negativamente a rotatividade de funcionários, especificamente as ações de reconhecimento (quantidade de promoções ou aumentos salariais aplicados) e investimento em treinamento profissional (em horas-treinamento). Os resultados empíricos demonstram evidências estatisticamente significantes de forte relação entre rotatividade de funcionários e vendas, suportando as previsões de estudos prévios. As demais relações não foram comprovadas, entretanto os resultados da pesquisa não descartam a proposição de relação entre rotatividade de funcionários e acidentes de trabalho e sugerem que as práticas de gestão de Recursos Humanos podem possuir efeito positivo na rotatividade de funcionários, dependendo de sua motivação e organização.
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    Efeitos do momento de entrada e da estratégia de imitação no desempenho mercadológico das firmas: uma análise do setor farmacêutico brasileiro.
    (2014) Paula, Marcio Luiz De
    Este trabalho tem como objetivo avaliar os efeitos do tempo de entrada dos imitadores na capacidade deles superarem os inovadores em participação de mercado. Avaliou-se também qual estratégia de imitação (i.e. diferenciação ou imitação pura) teria maior probabilidade de levar o imitador a superar o inovador. Foram analisados dados de 114 firmas farmacêuticas que comercializaram no Brasil 86 tecnologias de uso oral para cardiologia, entre 2010 e 2013. O painel de 3284 observações foi submetido a análises de regressão probit. Concluiu-se que para cada ano adicional de defasagem de lançamento entre inovador e imitador a probabilidade de o imitador em superar o inovador diminui 1,2%. Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas que justificasse a superioridade de uma estratégia de imitação sobre a outra. A imitação pura, entretanto, demonstrou atenuar os efeitos negativos do tempo no desempenho de mercado das firmas.
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    Criação de valor para o acionista na aquisição de empresas
    (2012) Santiago Filho, Jair Luiz
    Esta dissertação analisa o impacto do anúncio de operações de fusões e aquisições realizadas por empresas brasileiras. O estudo abrange um total de 292 eventos anunciados entre 01 de janeiro de 2005 e 31 de dezembro de 2010. Foi utilizada uma abordagem de estudo de eventos, onde foram estimados os retornos anormais através da correlação dos retornos das ações com o retorno do índice de mercado no período de 100 a 21 pregões anteriores ao anúncio da operação com o objetivo de calcular o Retorno Anormal Acumulado – CAR – no período da realização da transação – três pregões anteriores a três pregões posteriores à data de anúncio da transação. Buscou-se analisar se a aquisição de controle seria fator determinante para a existência destes retornos anormais, observando-se a correlação negativa entre os CARs e a aquisição de controle de uma empresa, podendo indicar possível pagamento de sobre-preço para aquisição de controle em transações de F&As. Esta conclusão vai de encontro ao senso comum dos executivos do mercado, que utilizam os movimentos de Fusões e Aquisições como meios de incrementar o valor das empresas para seus acionistas.