Dissertação de Mestrado

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Resultados da Pesquisa

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    Dissertação
    Valor agregado pelo orçamento: Como as empresas endereçam as principais críticas ao orçamento tradicional
    (2021) Ferreira, Alberto Rodrigues Pinto
    O orçamento é a ferramenta central do planejamento das empresas. Ao longo das décadas, ele passou a ser a ser usado simultaneamente para fins de definição de metas de desempenho, além da alocação de recursos . No entanto, a primazia das medidas contábeis de desempenho passou a ser criticada, pela incapacidade de apurar todas as dimensões de desempenho e por comportamentos disfuncionais causados pelo uso de metas fixas agressivas. Novas metodologias trouxeram melhorias em pontos específicos, como na apuração de custos e no uso de indicadores não financeiros, mas que não tocavam no ponto crucial dos conflitos de interesse. Essas críticas foram endereçadas pela metodologia que ficou conhecida como Beyond Budgeting, e que, entre outras coisas, defendia a substituição do orçamento por outros componentes, como custeio ABC, rolling forecast e indicadores do Balanced Scorecard, além do abandono do orçamento para fins de metas de desempenho. Apesar da perspectiva de uma mudança revolucionária, pesquisas realizadas na década de 2010 observaram um pequeno número de conversões completas à nova metodologia. Esta dissertação procura responder, no caso do Brasil, à seguinte questão de pesquisa: Como as empresas avaliam a agregação de valor do orçamento à sua gestão e como respondem às principais críticas da abordagem tradicional do orçamento?. Para tal, foi adotado o uso de métodos mistos. Noventa empresas de vários perfis responderam, numa primeira fase de pesquisa, a um questionário, e numa segunda fase, quatorze delas participaram de entrevistas semiestruturadas. Os resultados mostram que as empresas no Brasil avaliam bem o orçamento, apesar de manterem o uso tradicional de ciclos anuais e o uso simultâneo para gestão de desempenho. O uso de sistemas integrados, de um modelo que combina o planejamento estratégico e o monitoramento com indicadores não-financeiros e os relacionamentos de confiança entre executivos e acionistas foram os principais fatores da boa avaliação. A dissertação contribui para a teoria apresentando como as empresas da amostra conseguem conciliar atributos do orçamento tradicional e do Beyond Budgeting, o que pode servir de base para uma futura teorização. Ela contribui para a prática, ao exemplificar a utilização do orçamento e como empresas lidaram com as principais críticas ao processo tradicional, contando com a informação da pesquisa quantitativa enriquecida pela fase qualitativa.
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    Dissertação
    Mercado brasileiros de meios de pagamento eletrônico: uma análise estratégica do efeito da abertura do mercado de credenciamento sobre a competitividade
    (2010) Lôbo, Gustavo Mendes
    Um aumento da penetração de meios de pagamento eletrônicos beneficia a sociedade pela diminuição de custos relacionados ao uso de papel-moeda e cheques. Esse custo é ainda mais alto no Brasil por causa de riscos de assalto, custos de transporte de valores e possibilidade de inadimplência via cheques sem fundo (em função da cultura do cheque pré-datado), o que leva a um aumento de preço do uso desse meio para os lojistas e acaba limitando a participação de novos agentes estabelecimentos nesse mercado. A intenção do governo é tomar medidas que aumentem a concorrência, o que poderia levar à redução nos custos envolvidos nas transações e, portanto, maior penetração desse meio entre lojistas. Em antecipação a eventuais medidas restritivas, a maior bandeira do país em volume transacionado, Visa, decidiu eliminar a cláusula de exclusividade de seu contrato com a credenciadora Cielo. Com o fim da exclusividade, cairia a barreira contratual à entrada de novas credenciadoras no mercado. Nesse trabalho analisamos o impacto dessa medida sobre a concorrência no setor. Os resultados obtidos mostram que a barreira a entrada de novas credenciadoras no novo cenário competitivo é relativamente baixa: uma credenciadora suficientemente paciente somente entraria no mercado se conseguisse pelo menos 1,08% de participação. Contudo, a alta concentração do mercado bancário brasileiro impede a entrada de um número significativo de novas firmas. De acordo com os dados analisados, provavelmente apenas uma nova credenciadora poderá ser suficientemente forte para superar a barreira à entrada associada ao mínimo de participação encontrado. Os dados sugerem ainda que isso não será suficiente para haver queda nos preços cobrados aos lojistas.
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    Dissertação
    Gastos com TI e a eficiência das empresas um estudo com DEA no setor bancário
    (2010) Mainetti Junior, Sergio
    Tecnologia da Informação (TI) está presente na maior parte das empresas, as quais investem grandes esforços financeiros e de trabalho na busca do melhor uso dos gastos com TI. O objetivo desta dissertação é apresentar uma pesquisa empírica envolvendo a área de TI nas empresas, mais especificamente são analisados os gastos com TI e a eficiência das empresas, com o uso da técnica DEA (Análise Envoltória de Dados, do inglês, Data Envelopment Analysis) de forma categorizada. A categorização dos bancos (ou DMUs, do inglês, Decision Making Units) por foco de atuação feita nesta pesquisa e a estrita aderência aos protocolos DEA para estudos que usam esta técnica preenche uma lacuna não coberta por estudos anteriores, e apresenta resultados diferentes de estudos semelhantes sobre este tema. Os resultados apresentados mostram que para categorias diferentes de DMUs, a relação com eficiência muda, mesmo em se tratando de todas as DMUs do mesmo setor. Os principais pontos a se destacar dos resultados são: (i) Maiores gastos com TI têm uma maior correlação com eficiência para bancos Varejistas e menor correlação com eficiência para bancos Especializados em Crédito; (ii) Os bancos que têm maiores gastos com TI têm maior eficiência média apenas na categoria de bancos Varejistas, para as categorias Atacadistas e Especializados em Crédito os bancos que têm maiores gastos com TI têm menor eficiência média; e (iii) Os principais resultados resumidos aqui reforçam a importância de se seguir os protocolos adequados do uso da técnica DEA, uma vez que em se comparando DMUs de forma não homogênea, os resultados podem se apresentar diferentes.
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    Dissertação
    As empresas estelares do Brasil: uma análise do desempenho de grandes empresas do país, de 2012 a 2018
    (2020) Ó, Otávio Garcia Do
    O progressivo domínio de setores da economia por um número reduzido de firmas de grande porte com desempenho excepcional tem despertado o interesse de acadêmicos, executivos e agentes públicos, que buscam compreender as causas e consequências do denominado fenômeno das empresas estelares. Este estudo identifica e analisa as empresas estelares do Brasil, definidas como o grupo de 10% das grandes firmas do país com maior Retorno Sobre o Capital Investido (ROIC), num determinado ano. O trabalho consiste de uma pesquisa exploratória e quantitativa com dados do desempenho de 1.656 firmas entre 2012 e 2018, com os objetivos complementares de examinar se há no Brasil a tendência de concentração dos retornos pelas estelares e de identificar atributos que podem estar relacionados a uma empresa ser caracterizada como estelar, em determinado período. Os resultados mostram que, diversamente do que se observa na literatura nos EUA, no Brasil não se verifica a expressiva concentração de retornos pelas empresas estelares. A alta margem bruta e a baixa intensidade de capital fixo são identificadas como características correlacionadas à condição de empresa estelar e observa-se que os efeitos fixos de firma têm mais poder explicativo que os de indústria ou de ano para determinar que uma empresa seja estelar no Brasil, o que é consistente com pesquisas anteriores sobre o desempenho das grandes firmas nacionais
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    Dissertação
    Práticas e benefícios de stakeholders em comunidades online de empresas de SAAS: o caso da empresa Fabapp
    (2020) Yang, Hugo Borges
    Empresas dependem cada vez mais de canais digitais para comunicação e comercialização de seus produtos e serviços, fazendo uso, entre outras, de Comunidade Online de Marca (Online Brand Communities - OBCs), i.e., comunidades online hospedadas e criadas pelas próprias empresas. Apesar da vasta literatura sobre OBCs, que reflete concordância sobre os efeitos positivos que este canal traz para uma empresa, ao alavancar os mecanismos de engajamento do consumidor com a marca, existem lacunas no entendimento aprofundado da sua essência. Estudos passados sobre estratégias de como as empresas obtêm vantagem competitiva com o engajamento dos seus stakeholders em comunidades online, ainda tratam esses stakeholders como homogêneos, sem considerar a existência de tipos dentro de cada grupo das partes interessadas. Para além disso, a literatura sobre engajamento nas comunidades online tem em sua maioria o foco em consumidores, ignorando outras potenciais partes envolvidas. Estudo prévios também não abordaram de forma aprofundada o fenômeno OBC no contexto de empresas Software as a Service (SAAS), uma natureza de negócio de software que tem vindo a proliferar nos últimos anos e que apresenta um futuro promissor. É aplicado o método qualitativo de pesquisa, com um estudo de caso único: a comunidade online de uma empresa SAAS – a Fabapp. Numa primeira fase foi conduzido um estudo netnográfico, com a análise de conversas entre usuários dentro da comunidade online da empresa, e numa segunda fase entrevistas em profundidade com usuários dessa comunidade. Esta dissertação ilumina a estrutura de stakeholders e suas práticas de engajamento em uma comunidade online, e discute quais são os benefícios obtidos e desejados pelos stakeholders ao se engajarem em OBCs hospedadas por empresas SAAS. Ao entender o papel e visões dos stakeholders, este trabalho verificou a aderência de proposições derivadas da recente teoria organizacional e estratégica sob a ótica de diversos stakeholders na OBC observada e, ademais, trouxe insights e novos constructos com a elaboração de dois modelos, um de práticas e outro de benefícios para OBCs hospedadas por empresas SAAS, considerando tipos diferentes de stakeholders.