Dissertação de Mestrado

URI permanente desta comunidadehttps://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/3237

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 5 de 5
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    O uso de derivativos cambiais e a sensibilidade investimento : fluxo de caixa nas empresas
    (2010) Zenaro, Fábio José De Almeida
    Este trabalho examina se o uso de derivativos cambiais por parte das empresas que possuem exposição ao câmbio permite a elas reduzir sua dependência do fluxo de caixa interno para efetuar investimentos. Para tanto, utilizam-se como base para o estudo as empresas não-financeiras listadas na Bolsa de Valores do Estado de São Paulo e o período referente aos anos de 2004 a 2009. Em linha com a hipótese prevista, os resultados apontam para uma sensibilidade na relação investimento - fluxo de caixa significativamente menor para os usuários de derivativos cambiais quando comparados aos não-usuários, ou seja, os usuários de derivativos cambiais são menos dependentes do fluxo de caixa interno para realizar investimentos.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Modelo de cinco fatores de Fama e French: o caso do mercado brasileiro
    (2015) Ruiz, Rodrigo Hernandes
    Fama e French (2015) propuseram um novo modelo, o modelo de precificação de ativos de cinco fatores, adicionando duas novas variáveis (Rentabilidade e Investimento) ao modelo de três fatores (Mercado, Tamanho e Valor) proposto por Fama e French (1993). Tentamos adaptar o modelo de cinco fatores para o mercado brasileiro para avaliar a relevância de cada fator. Os principais resultados são que, o modelo de cinco fatores, assim como observado nos Estados Unidos, tem desempenho melhor em relação ao modelo de três fatores. Os fatores Tamanho e Valor ainda são mais importantes para entender o retorno dos ativos; e não podemos afirmar que o fator Valor se torna redundante para o mercado brasileiro, quando os fatores Rentabilidade e Investimento são adicionados.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Oportunidades de investimento corporativo e restrições financeiras no Brasil
    (2007) Salvatore Júnior, Bruno
    Neste trabalho estimamos modelos para determinar a importância da oportunidade de investimento e para identificar a existência de restrição de financiamento com o objetivo de entender se, e em caso afirmativo, como estes fatores explicam o investimento nas empresas brasileiras. Utilizando a oportunidade de investimento como fator suficiente para explicar o investimento em um mercado perfeito e completo e a dependência do lucro na concretização do investimento como um indicador de restrições de financiamento, concluímos, ainda que sem robustez, que no Brasil as empresas sofrem com a restrição de acesso ao capital, que a oportunidade de investimento isoladamente só explica o investimento para a amostra das empresas com ações negociadas em bolsa, e que as empresas maiores e melhor estruturadas, no nosso caso empresas integrantes de grupos empresariais, parecem sofrer menos com a restrição de acesso ao crédito do que as demais empresas da nossa amostra. Também concluímos que, quando a oportunidade de investimento aparece simultaneamente com o lucro, o investimento parece acontecer.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    O processo de valuation do investidor anjo brasileiro: uma compreensão preliminar
    (2016) Hass, Klauss
    O empreendedorismo inovador é fator chave no crescimento econômico e os Investidores Anjos têm tido um papel fundamental apoiando empresas inovadoras em estágios iniciais, quando carecem de mais recursos. Investidores Anjos impulsionam novos conceitos de negócios inovadores pois investem em setores variados. Embora sejam de extrema importância para o desenvolvimento econômico, os processos de investimento anjo ainda são relativamente desconhecidos no cenário nacional e a quantidade de pesquisas que analisam os critérios de investimentos é ainda mais restrita. O objetivo deste trabalho é apresentar um panorama analítico de um dos critérios mais críticos no processo de capital de risco, que é a determinação do valor do investimento. Também implicou em analisar se os investidores anjo mais experientes avaliam com maior profundidade os negócios antes de realizá-los; observar se há uma preocupação financeira deles quanto ao investimento em estágio inicial, verificar as lógicas de precificação do investimento (de valuation, e, por fim, examinar se estudos internacionais podem ser equiparados à realidade brasileira.
  • Imagem de Miniatura
    Dissertação
    Esforço de mídia offline & online e o impacto nas vendas de smartphone no mercado brasiliero
    (2017) Venturelli, Diego Ravagnani
    Esse trabalho investiga o efeito do investimento de mídia nas vendas de smartphones no mercado brasileiro. Em específico, buscou-se compreender a elasticidade mídia-vendas no meio offline, como TV, jornal, revista, rádio e o meio online, nesse caso mídia no Google: Links patrocinados, Display e Vídeo. Adicionalmente, sabendo que a mídia não é a única responsável pelas vendas da empresa, foram utilizadas as buscas no Google como uma proxy de reconhecimento da marca de smartphones e seu respectivo impacto nas vendas das empresas foi calculado. Por último, buscou-se também investigar como o investimento de mídia retroalimenta e impacta as buscas no Google. O estudo se baseia no método de análise de dados em painel.