Artigos Acadêmicos e Noticiosos
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Artigo Científico The effect of facial expression on emotional contagion and product evaluation in print advertising(2020) GIULIANA ISABELLA; Vieira, Valter AfonsoArtigo Científico Investigando as estratégias de respostas quanto ao boca a boca negativo on-line(2020) Fernandes, Roberta Duarte; GIULIANA ISABELLAA era digital modificou a forma como as empresas se comunicam e interagem com seus consumidores e intensificou a influência do boca a boca negativo na reputação das marcas. O presente artigo investiga quais estratégias de respostas estão sendo empregadas pelas empresas para proteger a reputação organizacional no ambiente on-line. Para atingir o objetivo do estudo, duas coletas de dados foram realizadas. A primeira consistiu na realização de 10 entrevistas semiestruturadas com gestores de marcas para levantar as estratégias utilizadas para minimizar o boca a boca negativo nas mídias sociais. A segunda foi feita com a coleta de conteúdo das marcas geridas pelas agências disponível nas mídias sociais com o intuito de verificar a presença de outras estratégias além das comentadas. Como principal resultado, observam-se situações em que as empresas preferem se desculpar, ocultar a mensagem, responder inbox ou simplesmente ignorar os comentários negativos dos consumidores.Artigo Científico Envolvimento e Percepção dos Consumidores em Relação a Marcas Reposicionadas(2018) Szylit, Flavia; GIULIANA ISABELLA; Salmonson Guimarães Barros, LuciaO objetivo deste estudo foi identificar a relação entre o envolvimento do consumidor com uma marca, a percepção de seu reposicionamento e o consumo da marca reposicionada. Utilizou-se a rede de fast food Mc Donald’s, que incluiu alimentos saudáveis em seu cardápio como parte do esforço de reposicionamento da marca. A coleta de dados foi feita por meio de questionários on-line, os quais foram respondidos por uma amostra de 214 indivíduos. Para a análise de dados, utilizou-se a econometria, per mitindo a elaboração de um modelo de equações simultâneas com duas regressões, nas quais as variáveis dependentes são percepção e consumo. Os resultados indicaram que a percepção do reposicionamento depende positivamente da postura que o consumidor assume frente a uma alimentação balanceada e da frequência com que ele vai ao McDonald’s. Essa relação é negativa para as variáveis idade, sexo, escolari dade do consumidor e da importância que ele dá ao valor nutricional dos alimentos. O estudo sugere que a percepção é influenciada por estímulos pessoais e pelo envolvimento afetivo com a marca. Por outro lado, a aderência ao novo posicionamento não é influenciada por nenhum tipo de envolvimento, mas sim pelos estímulos pessoais dos consumidores.Artigo Científico MEIOS DE PAGAMENTO DIGITAL: A REALIDADE BRASILEIRA. UM ESTUDO DE SEGMENTAÇÃO AMBIENTAL.(2018) Braga, Farah Diba Mary Anni Abrantes; GIULIANA ISABELLA; Correio, Heidy Rodriguez RamosNas últimas décadas, ocorreu uma migração da utilização do dinheiro em espécie para o dinheiro eletrônico e digital. Várias são as fases a construir e superar até que o dinheiro digital, atinja níveis de utilização semelhante ao dinheiro em espécie. Esse trabalho, através do modelo de segmentação ambiental de Almeida (2001), visa apresentar os principais fatores necessários à viabilização do uso e da expansão dos meios de pagamento digital no Brasil. Foi realizada pesquisa exploratória do tipo qualitativa. O método utilizado é o estudo de caso, mais especificamente, estudo do setor de meios de pagamento eletrônico e digital. Inicialmente foram coletados dados secundários mediante o levantamento de informações de relatórios de mercado e de artigos disponíveis em bases de dados. Em seguida, com um roteiro de entrevista semiestruturada, dados primários foram coletados. Duas entrevistas foram realizadas junto a especialistas do segmento. Os benefícios do uso do dinheiro digital serão muitos. As entrevistas ressaltaram que o dinheiro digital irá gerar novas receitas com “produtos” intangíveis; possibilitará o surgimento de novos mercados; poderá reduzir custos de manutenção do dinheiro em espécie; promoverá a inclusão digital e financeira, cidadania e auto-estima. No entanto, obstáculos precisam ser vencidos: garantir a autenticidade da transação; leis e regulamentação próprias; atingir massa crítica; redução de custos de telecomunicações; etc. Esse estudo beneficia a academia de administração explorando a técnica de segmentação ambiental. Aborda um tema pouco explorado e descrito na literatura, o dinheiro digital. É de extrema importância, às organizações empresariais e sociedade, a análise do ambiente para a entrada do dinheiro digital, uma vez que essas podem se beneficiar do novo produto. Espera-se também que esse trabalho incentive o estudo em outros campos como, o do comportamento do consumidor e das teorias organizacionaisArtigo Científico A Influência dos Produtos Têxteis Transformados pelo Processo de Logística Reversa sobre a Atitude de Compra do Consumidor(2016) Nascimento, Andréia Fabiana; Garcia, Bruna Bezerra Gutierrez; Salles, Carolina Amaral; Belo, Evilene Rocha; Haro, Tairiny Rodrigues de; Takara, Thais Akemi; GIULIANA ISABELLAA logística reversa surgiu diante da necessidade de prolongar-se a utilização da matéria-prima e reduzir os impactos ambientais negativos. Esse instrumento de gestão permite a redução de perdas e resíduos de matéria-prima de uma empresa e torna possível o desenvolvimento de novos produtos criando novos ciclos de vidas para eles. Um dos setores que gera grande desperdício, e que possibilita a logística reversa, é o setor de confecções têxteis. Tendo em vista que há muitas perdas da matéria-prima sob a forma de retalhos, aparas e peças rejeitadas, mas que ao mesmo tempo permite a produção de novos produtos como, por exemplo, o artesanato. Neste contexto, o presente trabalho avalia por meio de um experimento se há influência dos produtos têxteis transformados pelo processo de logística reversa na atitude dos consumidores. A atitude do consumidor foi verificada perante a apresentação de tecidos ecologicamente correto com a devida informação de que o produto era ecológico; tecido ecologicamente correto sem informação e tecido normal e não ecológico. O experimento demonstrou que há uma influência positiva do jeans reciclado na atitude de compra do consumidor com informação e sem informação, comparado ao jeans normal. Discussões gerenciais e teóricas são apresentadas.Artigo Científico Modelo de suscetibilidade para a cultura de consumo global(2015) Hernani-Merino, Martín; Mazzon, José Afonso; GIULIANA ISABELLAObjetivo: Visto que encontrar similaridades entre as culturas é um ponto importante para se definir produtos globais, o presente artigo propõe um modelo para caracterizar e verificar o impacto dos traços latentes da suscetibilidade para a cultura de consumo global (SCCG) de consumidores globais na aquisição de marcas globais. Método: Amplo levantamento e análise na literatura de temas relacionados às características de consumo global. Fundamentação teórica: A literatura revisada, integrada em um modelo de SCCG com sete dimensões - conformidade com a tendência de consumo, responsabilidade social, percepção de qualidade, prestígio social, credibilidade da marca, risco percebido e custo de informação armazenada -, que pode influenciar a intenção de compra. Resultados: Como resultado propõe-se um modelo teórico integrativo das dimensões que fazem parte da suscetibilidade para a cultura de consumo global que levam o consumidor a adquirir marcas de presença global. O modelo proposto envolveu sete construtos que influenciam a SCCG. Por fim, incluiu-se a intenção de compra, que é o resultado decorrente da suscetibilidade. Contribuições: O modelo proposto possibilita atingir uma compreensão de por que os consumidores tendem a comprar e consumir marcas globais. Com o modelo é possível estudar com profundidade as diferenças individuais no que tange a preferências pessoais por marcas como símbolos e significados globais. Há ainda contribuição para os gestores internacionais, para elaborarem estratégias de global branding e de posicionamento nos diferentes mercados globais onde a marca global é comercializada.Artigo Científico A Influência do Constrangimento do Consumidor no Processo de Compra(2015) GIULIANA ISABELLA; Barros, Lucia Salmonson Guimarães; Mazzon, José AfonsoO constrangimento é uma emoção que emerge em várias situações de compra e de consumo. Faltam estudos que abordem de forma abrangente como o consumidor se comporta no momento que está constrangido. Por isso, o objetivo deste artigo é mapear como o consumidor age durante o processo de compra em situações que geram constrangimento. Para isso, foi escolhido o varejo farmacêutico, onde é possível comprar uma série de produtos que podem causar constrangimento, como preservativos, testes de gravidez, pílula do dia seguinte, entre outros. Como estratégia de investigação empírica, entrevistas em profundidade com 30 balconistas de farmácia e 26 consumidores foram realizadas. A análise de conteúdo efetuada propiciou a elaboração de um frameworkconceitual e um conjunto de proposições. De acordo com oframework, o consumidor, ao se sentir constrangido, decide se abandona a compra (desistindo ou pedindo para outra pessoa fazê-la) ou se encara a situação; se optar por encarar a situação, toma coragem e desenvolve estratégias para enfrentá-la e terminá-la o mais breve possível. As ações dos consumidores são detalhadas neste framework.Artigo Científico A Influência da Adoção de práticas de Responsabilidade Social Corporativa no comportamento de compra da alta e baixa renda(2015) Quintão, Ronan Torres; GIULIANA ISABELLAEste artigo tem como objetivo identificar a influência da responsabilidade social corporativa (RSC) no comportamento de compra da alta e baixa renda em relação à percepção de benefício, valor, e intenção de compra do cliente, considerando um contexto onde a empresa socialmente responsável pratica um preço dez por cento maior do que a concorrência. Foram realizados dois experimentos para testar duas hipóteses sobre as relações da renda com o RSC. Como resultado verificou-se que ambos os grupos de consumidores de alta e baixa renda preferem produtos de empresas socialmente responsáveis quando o preço do produto está de acordo com nível de renda e gasto do consumidor. Entretanto os consumidores de baixa renda avaliam melhor comparado com os de alta renda os produtos das empresas que adotam práticas de RSC do que as que não adotam. Limitações do estudo e sugestões futuras são apresentadas no final do artigo.Artigo Científico Slogan, ter ou não ter? Um estudo com marcas fracas e fortes(2014) Cupello, Rafael Costa; GIULIANA ISABELLA; Carvalho, Lilian Soares PereiraTendo em vista que as marcas precisam se diferenciar, muitas empresas utilizam slogan para auxiliar nessa diferenciação. Sendo assim, este artigo busca investigar a interferência do uso dos slogans na imagem que os consumidores têm sobre as marcas e sua intenção de compra. Um experimento design 2X2 foi elaborado, tendo como objeto de estudo marcas de lojas de eletrodomésticos apresentados com e sem slogan. O resultado desse experimento mostra que a marca fraca não se beneficia ao utilizar slogan, o que sugere que estas marcas devem focar em outros elementos do mix de marketing para reforçar seu posicionamento.Artigo Científico Efeitos das estratégias de marketing de compras coletivas sobre o comportamento impulsivo(2014) Dias, Suzi Elen Ferreira; Santos, Rosilene Maria dos; Martins, Vinicius; GIULIANA ISABELLAO Brasil tem o segundo maior mercado de e-commerce no mundo. Um modelo usado neste setor é o de "compra coletiva" que tem como característica a venda por impulso. O comportamento do consumidor pode ser influenciado por vários fatores, dois dos quais são abordados neste artigo: a impulsividade individual dos consumidores e as estratégias do mix de marketing. A compra impulsiva é caracterizada por uma compra não planejada, ou seja, a necessidade de adquirir o produto surge pouco antes da compra. Dependendo do seu grau de impulsividade, os consumidores respondem de forma diferente às estratégias utilizadas. Assim, este artigo tem como objetivo analisar a eficácia de diferentes estratégias relacionadas ao composto de marketing para o comportamento de compra do consumidor impulsivo e não-impulsivo. 137 participantes receberam um questionário contendo a escala Buying Impulsiveness de Rook e Fisher (1995), bem como declarações sobre as estratégias de marketing utilizadas por sites de compra coletiva. A análise de regressão mostrou que três estratégias estão relacionadas à impulsividade: procurar produtos de marcas bem conhecidas, busca de ofertas com grandes descontos e confiança em receber o produto. O estudo contribui para o e-commerce e pesquisadores apresentando as estratégias que, a partir da perspectiva do consumidor, são vistas como eficazes ao consumo.