Os desafios do processo de transformação digital: um estudo de caso na indústria química

Carregando...
Imagem de Miniatura
Co-orientadores
Tipo de documento
Dissertação
Data
2018
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
As mudanças impostas pela era digital, exigem um novo posicionamento das organizações para se adequarem a esta realidade. Neste contexto, a indústria química, conhecida pelo uso da tecnologia na busca pela excelência operacional, passa a ser tema de interesse quando decide pela implantação de um processo de transformação digital (TD). Para estudar este processo, a estratégia de pesquisa qualitativa foi utilizada através de um estudo de caso realizado em uma empresa do ramo químico. Apoiado na literatura recente sobre a transformação digital e, na análise dos dados que emergiram da pesquisa qualitativa do estudo de caso, este trabalho pretende esclarecer como ocorre o processo de implantação da transformação digital em uma indústria química. Reconhecer as barreiras para sua implantação, as oportunidades de ganhos, e como os diferentes níveis hierárquicos da empresa perceberam o processo da transformação digital também são objetivos deste trabalho. Após a análise dos dados do estudo, proposições foram apresentadas para apoiar a implementação da transformação digital na empresa, através de um roteiro que pode suportar outros processos de implantação. Com relação as visões dos vários níveis hierárquicos da empresa, conclui-se que embora sejam diferentes, são na essência, complementares e apoiam o entendimento como a TD aconteceu na firma e, em especial, trazem uma visão abrangente dos problemas que podem impactar a implantação da transformação digital. Ainda, a relação da empresa com o mercado exige um novo posicionamento da empresa frente aos clientes com maior transparência nas negociações, compartilhamento online de informações (consumos, faturamento, confiabilidade), e integração na cadeia de fornecimento antecipando as necessidades do cliente, mas sem uma grande mudança do modelo de negócio na visão cliente-fornecedor.

Titulo de periódico
Título de Livro
Idioma
Português
Notas
Membros da banca
Tadeu, Hugo Ferreira Braga
Macau, Flávio Romero
Martins, Guilherme Silveira
Área do Conhecimento CNPQ
Citação