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Type: Dissertação
Title: Os desafios do processo de transformação digital: um estudo de caso na indústria química
Authors: Nascimento, Fabio Antonio
Examination board: Tadeu, Hugo Ferreira Braga
Macau, Flávio Romero
Martins, Guilherme Silveira
Advisor: Duarte, André Luis de Castro Moura
Publication Date: 2018
Original Abstract: As mudanças impostas pela era digital, exigem um novo posicionamento das organizações para se adequarem a esta realidade. Neste contexto, a indústria química, conhecida pelo uso da tecnologia na busca pela excelência operacional, passa a ser tema de interesse quando decide pela implantação de um processo de transformação digital (TD). Para estudar este processo, a estratégia de pesquisa qualitativa foi utilizada através de um estudo de caso realizado em uma empresa do ramo químico. Apoiado na literatura recente sobre a transformação digital e, na análise dos dados que emergiram da pesquisa qualitativa do estudo de caso, este trabalho pretende esclarecer como ocorre o processo de implantação da transformação digital em uma indústria química. Reconhecer as barreiras para sua implantação, as oportunidades de ganhos, e como os diferentes níveis hierárquicos da empresa perceberam o processo da transformação digital também são objetivos deste trabalho. Após a análise dos dados do estudo, proposições foram apresentadas para apoiar a implementação da transformação digital na empresa, através de um roteiro que pode suportar outros processos de implantação. Com relação as visões dos vários níveis hierárquicos da empresa, conclui-se que embora sejam diferentes, são na essência, complementares e apoiam o entendimento como a TD aconteceu na firma e, em especial, trazem uma visão abrangente dos problemas que podem impactar a implantação da transformação digital. Ainda, a relação da empresa com o mercado exige um novo posicionamento da empresa frente aos clientes com maior transparência nas negociações, compartilhamento online de informações (consumos, faturamento, confiabilidade), e integração na cadeia de fornecimento antecipando as necessidades do cliente, mas sem uma grande mudança do modelo de negócio na visão cliente-fornecedor.
Keywords in original language : digital, estratégia digital, indústria química, modelo de negócio.
Abstract: Changes have been imposed by the digital age which require a new positioning of organizations to adapt to this new reality. In this context, the chemical industry, recognized by the use of technology to achieve operational excellence, becomes a topic of interest when it decides to implement a digital transformation process. To understand the process of digital transformation´s implementation, a qualitative research was developed through of a case study performed in a chemical company. Based on the recent literature on digital transformation and data analysis that emerged from the qualitative research, the objective is to clarify how the process of digital transformation occurs in a chemical industry, recognizing the barriers to its implementation and advantages for the company, and how the digital transformation was perceived by the different hierarchical levels in the company. After data analysis, propositions were made to support the implementation of digital transformation in the company, through of guidelines that may help others implementation´ process. It can be concluded that although the visions of the company’s hierarchical levels are different, they are complementary and support the overall understanding of how digital transformation process was developed, providing a broad vision of the problems that may impact the implementation of digital transformation. The relationship between the company and the market will require a new position of the company vis-à-vis customers resulting in a greater transparency in the negotiations, sharing online information (consumptions, billing, reliability) and integration in the customer supply chain anticipating their needs, but without a major change in the business model according customer-supplier view.
Language: Português
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Administração

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