Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1023
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Avaliação de impacto do uso de computadores na sala de aula das escolas públicas de São Paulo
Authors: Basso, Gabriela de Melo
Examination board: Madalozzo, Regina Carla
Andrade, Eduardo de Carvalho
Advisor: Menezes Filho, Naercio Aquino
Publication Date: 2014
Original Abstract: Esse estudo tem por objetivo analisar o impacto do uso de computadores nas salas de aula das escolas públicas do estado de São Paulo. O enfoque será em alunos do 90 ano do Ensino Fundamental, mais especificamente na disciplina de matemática. Para analisar a qualidade de educação, serão utilizados os dados do SARESP (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), que incluem questionário socioeconômico e resultados do teste de proficiência, um dos fatores determinantes para o crescimento econômico, como apontam alguns estudos. Os resultados mostram que o uso de computador em sala de aula não afeta o desempenho do aluno.
Keywords in original language : Educação
Tecnologia da informação e comunicação
Ensino público
Crescimento econômico
Education
Information technology and communication
Public education
Economic growth
Abstract: This study aims to analyze the impact of the use of computers in the classrooms of public schools in the state of São Paulo. The focus will be on students on the 9th grade of elementary school, specifically in the discipline of mathematics. To analyze the quality of education, the data that will be used is SARESP (Assessment System Educational Achievement of the State of São Paulo), which include socioeconomic questionnaire and proficiency test results, one of the determining factors for economic growth, as shown by some studies. The results show that the use of computers in the classroom does not affect the student's performance.
Language: Português
Copyright: Todos os documentos desta Coleção podem ser acessados, mantendo-se os direitos dos autores pela citação da origem.
Appears in Collections:Graduação em Economia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gabriela de Melo Basso_Trabalho.pdfTEXTO COMPLETO706.56 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Gabriela de Melo Basso_AutorizacaoAluno.pdfIndisponível - Autorização Aluno438.41 kBAdobe PDFView/Open

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.