Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/2151
Type: Dissertação
Title: Entrada em mercados complementares: uma análise sobre o padrão de concorrência no mercado brasileiro de tira-manchas
Authors: Zanardi, Diego Henrique Pinto
Examination board: Azedo, Paulo Furquim De
Saes, Maria Sylvia Macchione
Advisor: Monteiro, Guilherme Fowler de Avila
Publication Date: 2018
Original Abstract: O presente estudo examina o padrão de concorrência no mercado brasileiro de Tira-Manchas. Especificamente, investiga-se o impacto competitivo da entrada nesta categoria, do fabricante líder em um bem complementar (Detergentes para Roupa). Através da estimação de modelos de vetores auto regressivos (VAR), o estudo estima as curvas de reação que compõe o mercado, com o objetivo de identificar indícios da existência de coalizão de preços. Os resultados sugerem, no entanto, que a entrante com menor poder de mercado na categoria analisada, atua como líder de preço na categoria, enquanto a empresa que criou o mercado acompanha as movimentações da líder.
Keywords in original language : Estratégia Competitiva; Duopólio; Liderança de Preço; Coalizão em Preços, Concorrência não cooperativa
Abstract: The following paper analyses the competition pattern in the Stain Removal´s Brazilian Market. We investigate the entry´s competitive impact, of a supplier who is a leader in a complementary good of our category of study. Although economy theory shows that market powder usually goes along with price leadership, we identified by estimating VAR models that the new supplier, with less market powder, act as a price leader, while the supplier with the largest market power act as follower.
Language: Português
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DIEGO HENRIQUE PINTO ZANARDI.pdf531.29 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.