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Type: Dissertação
Title: Análise sobre a alteração no padrão de gastos dos clientes, após um aumento de limite no cartão de crédito.
Authors: Forattini, Paulo Augusto Gonçalves Carneiro
Examination board: Duarte, André Luis de Castro Moura
Bortoluzzo, Maurício Mesquita
Advisor: Ribeiro, Priscila Fernandes
Publication Date: 2017
Original Abstract: Este estudo tem como objetivo complementar duas pesquisas realizadas sobre a mudança do padrão de gastos dos clientes ao alterar o limite do cartão de crédito. O primeiro estudo é de SOMAN e CHEEMA (2002), os quais concluíram que os usuários deste meio de pagamento entendem que o limite de crédito concedido, é uma parte da sua renda para utilizar nas despesas do dia a dia. A segunda pesquisa foi realizada por HUBNER (2016), que identificou que uma alteração na política de crédito, por parte dos bancos emissores de cartões de crédito, faz com que haja um incremento nos gastos mensais dos clientes que utilizam este meio de pagamento. Desta forma, o propósito deste trabalho é analisar se o aumento dos gastos ocorreu por inclusão de novos ramos comerciais na rotina de compras das pessoas e se o fator risco de crédito, que é a probabilidade de um cliente se tornar inadimplente, tem influência nesta situação. O resultado das análises mostra que o aumento dos gastos está relacionado a uma inclusão de novos ramos comerciais, sendo que os clientes com maior risco de inadimplência são mais sensíveis a este incremento de compras.
Keywords in original language : cartão de crédito; aumento de limite de crédito; risco de crédito; comportamento de gasto;
Abstract: This study aims to complement two surveys conducted on changing the pattern of customer spending by changing the credit card limit. The first study is by SOMAN and CHEEMA (2002), who concluded that users of this means of payment understand that the credit limit granted is a part of their income to use in day-to-day expenses. The second research was carried out by HUBNER (2016), who identified that a change in credit policy by credit card issuing banks leads to an increase in monthly expenses by clients. In this way, the purpose of this paper is to analyze if the increase in expenses occurred by including new commercial branches in the purchasing routine of the people and if the factor credit risk, which is the probability of a customer becoming defaulter, has influence in this situation. The result of the analyzes shows that the increase in expenses is related to the inclusion of new commercial branches, and clients with higher risk of default are more sensitive to this increase in purchases.
Language: Português
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Administração

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