As ferramentas de comunicação on-line impactam o desempenho das ações de promoção tradicionais off-line? Um estudo no contexto B2B na indústria de bebidas

Carregando...
Imagem de Miniatura
Orientador
Ramos, Carla Sofia Dias
Co-orientadores
Citações na Scopus
Tipo de documento
Dissertação
Data
2019
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
O contexto de mercado atual apresenta uma alta competitividade e limitação de recur-sos, verificando-se também com o advento da internet, uma ampla disponibilidade de ferramentas de marketing que estão alicerçadas no ambiente digital. Essas condições tornam o ambiente de decisões de marketing altamente complexo, nomeadamente as decisões de alocação de recursos entre ferramentas de promoção on- e off-line. O principal desafio consiste em potencializar os resultados das iniciativas de marke-ting, gerando o máximo retorno dos investimentos. O presente estudo tem como ob-jetivo analisar, no contexto específico de B2B, qual o impacto que as ferramentas de promoção de marketing on-line geram na efetividade de vendas das ações de promo-ção tradicionais de marketing off-line. É aplicada uma metodologia quantitativa, atra-vés de uma regressão linear a uma amostra de 9.505 pontos-de-venda (PDV) que fo-ram impactados por promoções e ações de comunicação de marketing on- e off-line. Os resultados mostram um efeito de alavancagem de vendas resultante da utilização de ações on-line Ad Search e Ad Display em simultâneo com ações promocionais off-line de Desconto em Preço. Este estudo visa contribuir para a teoria e para a prática de marketing. Em termos teóricos, o estudo preencher um gap na discussão sobre sinergias resultantes do uso de diferentes ferramentas de promoção off-line com ferramentas de comunicação on-line.O estudo visa também colaborar com a gestão das organizações, permitindo uma alocação de recursos de marketing mais eficiente entre ferramentas on- e off-line, além de um plano de marketing mais efetivo.

Titulo de periódico
URL da fonte
Título de Livro
URL na Scopus
Idioma
Português
Notas
Membros da banca
Área do Conhecimento CNPQ
Citação