Determinação dos fatores relevantes para os alunos na escolha de um curso de engenharia
Carregando...
Autores
Orientador
Andrade, Eduardo de Carvalho
Co-orientadores
Citações na Scopus
Tipo de documento
Dissertação
Data
2013
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Resumo
A competição por alunos no mercado de ensino superior brasileiro é uma realidade e o crescimento da oferta de vagas nas instituições de ensino superior privadas tem sido maior que o crescimento do número de alunos matriculados aumentando, ainda, mais a competição por alunos. O objetivo deste trabalho é estudar a influência dos fatores produtivos na demanda por cursos de engenharia no Estado de São Paulo, para dar subsídios às decisões estratégicas dos administradores de instituições de ensino superior. Considera-se que cada aluno matriculado em determinado curso, também é um fator produtivo e seu perfil, empenho e capacidade anterior ao início e durante o curso, podem influenciar o processo de escolha por outros potenciais alunos que tenham interesse em ingressar no ensino superior. Os resultados preliminares indicam que o preço, a qualidade dos alunos matriculados, quantidade de professores doutores e a classificação do Guia do Estudante são importantes para determinação do market share de um curso de engenharia.
Palavras-chave
Titulo de periódico
URL da fonte
Título de Livro
URL na Scopus
Idioma
Português
URL permanente
Notas
Membros da banca
Andrade, Eduardo De Carvalho
Moita, Rodrigo Menon Simões