Determinação dos fatores relevantes para os alunos na escolha de um curso de engenharia

Imagem de Miniatura

Autores

Pêgas, Thiago Rodrigues

Orientador

Andrade, Eduardo de Carvalho

Co-orientadores

Citações na Scopus

Tipo de documento

Dissertação

Data

2013

Unidades Organizacionais

Resumo

A competição por alunos no mercado de ensino superior brasileiro é uma realidade e o crescimento da oferta de vagas nas instituições de ensino superior privadas tem sido maior que o crescimento do número de alunos matriculados aumentando, ainda, mais a competição por alunos. O objetivo deste trabalho é estudar a influência dos fatores produtivos na demanda por cursos de engenharia no Estado de São Paulo, para dar subsídios às decisões estratégicas dos administradores de instituições de ensino superior. Considera-se que cada aluno matriculado em determinado curso, também é um fator produtivo e seu perfil, empenho e capacidade anterior ao início e durante o curso, podem influenciar o processo de escolha por outros potenciais alunos que tenham interesse em ingressar no ensino superior. Os resultados preliminares indicam que o preço, a qualidade dos alunos matriculados, quantidade de professores doutores e a classificação do Guia do Estudante são importantes para determinação do market share de um curso de engenharia.

Palavras-chave

Ensino superior; Demanda por alunos; Market share; Peer effect.; Higher education; Demand for students; Market share; Peer effect

Titulo de periódico

URL da fonte

Título de Livro

URL na Scopus

Idioma

Português

Notas

Membros da banca

Andrade, Eduardo De Carvalho
Moita, Rodrigo Menon Simões

Área do Conhecimento CNPQ

Citação

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por