Determinação dos fatores relevantes para os alunos na escolha de um curso de engenharia
Autores
Pêgas, Thiago Rodrigues
Orientador
Andrade, Eduardo de Carvalho
Co-orientadores
Citações na Scopus
Tipo de documento
Dissertação
Data
2013
Resumo
A competição por alunos no mercado de ensino superior brasileiro é uma realidade e o crescimento da oferta de vagas nas instituições de ensino superior privadas tem sido maior que o crescimento do número de alunos matriculados aumentando, ainda, mais a competição por alunos. O objetivo deste trabalho é estudar a influência dos fatores produtivos na demanda por cursos de engenharia no Estado de São Paulo, para dar subsídios às decisões estratégicas dos administradores de instituições de ensino superior. Considera-se que cada aluno matriculado em determinado curso, também é um fator produtivo e seu perfil, empenho e capacidade anterior ao início e durante o curso, podem influenciar o processo de escolha por outros potenciais alunos que tenham interesse em ingressar no ensino superior. Os resultados preliminares indicam que o preço, a qualidade dos alunos matriculados, quantidade de professores doutores e a classificação do Guia do Estudante são importantes para determinação do market share de um curso de engenharia.
Palavras-chave
Ensino superior; Demanda por alunos; Market share; Peer effect.; Higher education; Demand for students; Market share; Peer effect
Titulo de periódico
URL da fonte
Título de Livro
URL na Scopus
Sinopse
Objetivos de aprendizagem
Idioma
Português
Notas
Membros da banca
Andrade, Eduardo De Carvalho
Moita, Rodrigo Menon Simões