Ganhos inerentes ao patrocínio cultural: estudo comparativo entre indústrias de transformação e atividades financeiras
Autores
Razente, Lívia Rizzi
Orientador
Islam, Gazi
Co-orientadores
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Tipo de documento
Trabalho de Conclusão de Curso
Data
2008
Resumo
Este trabalho analisa os possíveis ganhos inerentes ao patrocínio de ações culturais, aproveitando a subjetividade intrínseca à cultura como uma ferramenta de marketing que reforça os atributos da marca empresarial. Para tanto, contextualiza o patrocínio cultural no Brasil através dos incentivos dados pela Lei Rouanet e investiga a aplicação da referida Lei nas 500 maiores empresas que investiram recursos em cultura no ano de 2007. Dado o cenário, elabora um modelo de investimento e analisa as assimetrias existentes naquele ano, tendo como foco as diferenças que levam as indústrias de transformação a investir em cultura frente às atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados.
Palavras-chave
Lei Rouanet; Patrocínio cultural; Cultura; Marketing cultural; Rouanet Law; Cultural sponsorship; Culture; Cultural marketing
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Idioma
Português
Notas
Membros da banca
Laban Neto, Silvio Abrahao