Ganhos inerentes ao patrocínio cultural: estudo comparativo entre indústrias de transformação e atividades financeiras

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Autores

Razente, Lívia Rizzi

Orientador

Islam, Gazi

Co-orientadores

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Tipo de documento

Trabalho de Conclusão de Curso

Data

2008

Unidades Organizacionais

Resumo

Este trabalho analisa os possíveis ganhos inerentes ao patrocínio de ações culturais, aproveitando a subjetividade intrínseca à cultura como uma ferramenta de marketing que reforça os atributos da marca empresarial. Para tanto, contextualiza o patrocínio cultural no Brasil através dos incentivos dados pela Lei Rouanet e investiga a aplicação da referida Lei nas 500 maiores empresas que investiram recursos em cultura no ano de 2007. Dado o cenário, elabora um modelo de investimento e analisa as assimetrias existentes naquele ano, tendo como foco as diferenças que levam as indústrias de transformação a investir em cultura frente às atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados.

Palavras-chave

Lei Rouanet; Patrocínio cultural; Cultura; Marketing cultural; Rouanet Law; Cultural sponsorship; Culture; Cultural marketing

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Idioma

Português

Notas

Membros da banca

Laban Neto, Silvio Abrahao

Área do Conhecimento CNPQ

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