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Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Influência da forma que o preço é comunicado ao consumidor na sua percepção de justiça
Author: Barros, Beatriz Proença Leite de
Examination board: Gegembauer, Hugo Valesini
Advisor: Isabella, Giuliana
Academic degree: Graduação
Publication Date: 2019
Original Abstract: Cada vez mais existe um esforço no campo da economia e psicologia para entender quais processos cognitivos estão por trás de decisões tomadas nos dia-a-dia pelos indivíduos. A presente monografia busca contribuir para esse campo por meio de um experimento de campo que investiga a percepção de justiça de preço pelos consumidores a depender se o preço é apresentado a ele verbalmente ou visualmente, assim como o efeito disso na realização ou não da compra. Diversas pesquisas buscaram compreender o efeito de diferentes formas de apresentação de preço na percepção do consumidor, mas nenhuma se propôs a estudar a influência de um preço passado verbalmente ou visualmente em sua percepção de justiça. O presente trabalho o faz por meio de uma regressão logística – para verificar a influência na probabilidade da compra ser realizada – e de uma regressão linear – para verificar a influência na percepção de justiça.
Keywords in original language : Percepção de justiça de preço
Cognição numérica
Forma de apresentação de preço
Informação verbal e visual
Abstract: There is an increasing effort in the field of economics and psychology to understand the cognitive processes that are behind the day-to-day decisions individuals make. The present monograph seeks to contribute to this field through a field experiment that investigates the price fairness perceptions by consumers, depending if the price is known verbally or visually, as well as the effect of this on the realization or not of the purchase of an item. Many researches tried to comprehend the effect of different price framings in the consumer price justice perception, but none of them made this framing of the difference between a visual and a verbal information. The present study aims to do it using a logistic regression – to verify the influence in the probability of a purchase – and a linear regression – to verify the influence in the price fairness perception.
Keywords (english terms): Perception of price fairness
Numerical cognition
Price framing
Visual and verbal information
Language: Português
CNPq Area: Ciências Sociais Aplicadas
Copyright: TODOS OS DOCUMENTOS DESTA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.
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