Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4553
Type: Artigo Científico
Title: Uma análise de rankings de escolas brasileiras com dados do SAEB
Author: Franco, Ana Maria Paiva
Menezes Filho, Naercio Aquino
Publication Date: 2012
Original Abstract: Os elaboradores de políticas educacionais têm dado enfoque às políticas de “responsabilização” como forma de melhorar a qualidade da educação. Com base no desempenho dos alunos em testes padronizados, constroem-se medidas para classificação das escolas e estabelecem-se metas para guiar políticas de incentivo, assistência e sanção às escolas, como no caso do Chile e dos EUA. Em alguns casos, pode ser difícil obter rankings confiáveis, devido à elevada estratificação social no sistema educacional e ao problema de reversão para a média, que causam ruído nas estimativas. Neste trabalho foram analisadas diferentes medidas utilizadas para se construir rankings de escolas a partir das avaliações feitas pelo SAEB na 4ª série do Ensino Fundamental. Uma das medidas analisadas parece atender aos requisitos de ser estável e, ao mesmo tempo, não refletir principalmente o status socioeconômico dos alunos.
Keywords in original language : Educação
Desempenho
Classificação
Incentivos
Abstract: Educational policymakers have been focusing on accountability policies as a way to improve the educational quality. Based on the students’ performance in standardized tests, measures for schools’ classification are built and goals are established in order to guide incentive policies, assistance and sanctions on schools, as is being done in Chile and USA. In some cases, it may be difficult to obtain trustful school’s rankings due to a high social stratification in the educational system and the mean reversion problem that can cause noise on the estimates. In this work different measures used to construct school rankings were analyzed using SAEB’s data for the 4th grade of Primary Education. One of the analyzed measures seems to fulfill the requirement of being stable and, at the same time, not to reflect mainly the students’ socioeconomic status
Keywords (english terms): Education
Performance
Ranking
Incentives
Language: Português
CNPq Area: Ciências Sociais Aplicadas
Copyright: O INSPER E ESTE REPOSITÓRIO NÃO DETÊM OS DIREITOS DE USO E REPRODUÇÃO DOS CONTEÚDOS AQUI REGISTRADOS. É RESPONSABILIDADE DOS USUÁRIOS INDIVIDUAIS VERIFICAR OS USOS PERMITIDOS NA FONTE ORIGINAL, RESPEITANDO-SE OS DIREITOS DE AUTOR OU EDITOR.
Appears in Collections:Coleção de Artigos Científicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
R_Artigo_2012_Uma análise de ranking de ecolas brasileiras_TC.pdfR_Artigo_2012_Uma análise de ranking de ecolas brasileiras_TC1.81 MBAdobe PDFView/Open

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.