A relação entre educação pré-primária, salários, escolaridade e proficiência escolar no Brasil
Carregando...
Autores
Curi, Andréa Zaitune
Orientador
Co-orientadores
Citações na Scopus
Tipo de documento
Artigo Científico
Data
2009
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Resumo
Neste artigo analisamos a relação entre a educação pré-primária (creche e pré-escola) e os salários, a escolaridade e a proficiência escolar no Brasil, utilizando dados da PPV e do SAEB. Os resultados mostram que a pré-escola tem uma relação positiva e significante com a conclusão dos quatro ciclos escolares, com efeito marginal crescente nos três primeiros, e que a creche tem relação positiva e significante apenas com a conclusão do ensino médio e do ensino universitário. Além disso, a pré-escola está associada com um aumento de 1 ano e meio de escolaridade e de 16% na renda, independentemente da sua relação com a educação. Finalmente, os alunos que frequentaram a pré-escola têm um desempenho escolar melhor, medido por testes de proficiência, na 4ª e 8ª séries do ensino fundamental e na 3ª série do ensino médio.
Palavras-chave
Titulo de periódico
Estudos Econômicos (São Paulo)
Título de Livro
URL na Scopus
Idioma
Português
URL permanente
Notas
Membros da banca
Área do Conhecimento CNPQ
Ciências Sociais Aplicadas