Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/4636
Type: Artigo Científico
Title: A relação entre educação pré-primária, salários, escolaridade e proficiência escolar no Brasil
Author: Curi, Andréa Zaitune
Menezes Filho, Naercio Aquino
Publication Date: 2009
Original Abstract: Neste artigo analisamos a relação entre a educação pré-primária (creche e pré-escola) e os salários, a escolaridade e a proficiência escolar no Brasil, utilizando dados da PPV e do SAEB. Os resultados mostram que a pré-escola tem uma relação positiva e significante com a conclusão dos quatro ciclos escolares, com efeito marginal crescente nos três primeiros, e que a creche tem relação positiva e significante apenas com a conclusão do ensino médio e do ensino universitário. Além disso, a pré-escola está associada com um aumento de 1 ano e meio de escolaridade e de 16% na renda, independentemente da sua relação com a educação. Finalmente, os alunos que frequentaram a pré-escola têm um desempenho escolar melhor, medido por testes de proficiência, na 4ª e 8ª séries do ensino fundamental e na 3ª série do ensino médio.
Keywords in original language : Creche
Pré-escola
Ciclos escolares
Proficiência escolar
Salários
Abstract: This paper examines the relations between daycare and pre-school, wages, education and school performance in Brazil using a survey with detailed information on education and earnings trajectories. We find that pre-school attendance has a positive relationship with primary, middle school, high school and college conclusion, even when we condition on parental education. Pre-schooling is associated with increases of 1.5 year in schooling and about 27% in wages. Pre-schooling is also associated with increases in standardized test scores in the 4th, 8th and 11th grades.
Keywords (english terms): Day care
Pre-school
Education
School performance
Wage
Language: Português
CNPq Area: Ciências Sociais Aplicadas
URI: https://www.scielo.br/j/ee/a/hBkYgrrSSySMykFz4gwSMzn/#
Copyright: O INSPER E ESTE REPOSITÓRIO NÃO DETÊM OS DIREITOS DE USO E REPRODUÇÃO DOS CONTEÚDOS AQUI REGISTRADOS. É RESPONSABILIDADE DOS USUÁRIOS INDIVIDUAIS VERIFICAR OS USOS PERMITIDOS NA FONTE ORIGINAL, RESPEITANDO-SE OS DIREITOS DE AUTOR OU EDITOR.
Appears in Collections:Coleção de Artigos Científicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
R_Artigo_2009_A relação entre educação pré-primária_TC.pdfR_Artigo_2009_A relação entre educação pré-primária_TC504.1 kBAdobe PDFView/Open

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.