Conhecimento e meio ambiente: efeitos do ensino superior no uso da terra e consequências no desmatamento
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Dissertação
Data
2022
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Resumo
O presente estudo tem o objetivo de avaliar o efeito da criação de novos cursos de ciências
agrícolas ofertados por instituições federais de ensino superior no uso da terra, produção
agropecuária e adoção de boas práticas agrícolas, com o intuito de identificar possíveis
consequências nas áreas de matas nas fazendas brasileiras.
Com dados em painel obtidos a partir das pesquisas do Censo Agropecuário, Produção Agrícola
Municipal e do Censo da Educação Superior, e a partir de uma variação exógena, relacionada
à expansão das universidades federais no início dos anos 2000, diante do programa de apoio a
planos de reestruturação e expansão das universidades, obtém-se o efeito da presença dos novos
cursos pelo método de diff-in-diff.
Os resultados apontam que a presença dos cursos de ciências agrícolas não exerceu influência
substancial nas áreas totais das fazendas, em seu perfil de uso e na adoção de práticas agrícolas,
sem pressão ambiental nas áreas de fronteiras agrícolas. Por outro lado, foi observado um
aumento da produção de soja em detrimento da produção de cana-de-açúcar nas áreas tratadas,
principalmente em locais com elevado potencial agronômico de soja sob regime de alta
tecnologia, sugerindo a introdução de um novo método de cultivo que combina soja e milho
nesses locais. Essa variação destaca a importância do conhecimento gerado pela presença das
universidades e seu impacto em setores econômicos.
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Idioma
Português
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Notas
Membros da banca
Bragança, Arthur Amorim
Área do Conhecimento CNPQ
Ciências Sociais Aplicadas