Análise da criação de valor em empresas que realizaram fusões e aquisições sob o efeito da macroeconomia brasileira
Carregando...
Autores
Orientador
Co-orientadores
Citações na Scopus
Tipo de documento
Trabalho de Conclusão de Curso
Data
2020
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Resumo
Este trabalho tem como principal objetivo avaliar se fusões e aquisições (F&A)
realizadas por empresas brasileiras têm gerado valor a seus acionistas e se esta criação
de valor é maior do que aquela gerada em empresas que não utilizaram essa estratégia,
considerando o humor do mercado e outros fatores macroeconômicos no período.
Utilizamos como variável resposta o Retorno Anormal Acumulado - “Cumulative
Abnormal Return” (CAR) - após os períodos de uma semana, quinze dias e trinta dias,
para comparação entre os grupos de empresas que realizaram e não realizaram F&A no
período de 1995 a 2016. Como variáveis controle utilizamos o retorno do índice de
mercado acumulado, o valor de mercado da empresa, o retorno sobre a ação e o setor
de cada empresa. Além disso, analisamos a influência do Ibovespa como medida de
humor do mercado, além de variáveis macroeconômicas como taxa de juros e inflação.
Nossa hipótese inicial era que F&A levaria a uma maximização do valor de mercado e,
consequentemente, a um aumento do retorno para os acionistas, principalmente nos
prazos maiores, apesar do cenário macroeconômico instável no Brasil em alguns
períodos. Entretanto, concluímos que houve uma redução do valor de mercado após uma
semana das empresas que realizaram F&A em relação as empresas que não realizaram.
Entretanto, nas medidas de 15 e 30 dias, o CAR médio foi negativo em ambos os grupos,
mas menos negativo no grupo que realizou F&A em relação ao grupo controle. Também
observamos que o humor de mercado, medido pelo Ibovespa, apresenta uma influência
negativa na criação de valor.
Palavras-chave
Titulo de periódico
URL da fonte
Título de Livro
URL na Scopus
Idioma
Português
URL permanente
Notas
Membros da banca
Venezuela, Maria Kelly
Área do Conhecimento CNPQ
Ciências Sociais Aplicadas