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Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Efeitos da pandemia na aceleração do uso da internet como meio de compra no mercado de vestuário brasileiro
Author: França, Nícolas Gomes
Examination board: Isabella, Giuliana
Advisor: Laban Neto, Silvio Abrahao
Academic degree: Graduação
Publication Date: 2022
Original Abstract: Ainda que o surgimento da pandemia do COVID-19 tenha afetado a todos de maneira negativa e em diversos aspectos, mostrou-se evidente uma oportunidade única de estudos relativos ao comportamento do consumidor e sua necessidade para melhor efetividade de estratégias de negócios. Baseando-se no artigo de Julia Koch, Britta Frommeyer e Gerhard Schewe (2020), este trabalho visa entender melhor como a pandemia do COVID-19 acelerou o uso de plataformas online para compra de vestuário, assim como a percepção do consumidor frente à oferta de lojas físicas e aumento na frequência de compras. O objetivo deste estudo seria o de comparar a importância de normas subjetivas e motivos utilitários e hedônicos, e suas respectivas relações com o padrão de consumo brasileiro no mercado de vestuário. Os resultados encontrados seriam que determinadas variáveis utilitárias, normas subjetivas internas e externas afetam positivamente a utilização da internet como meio de consumo e a frequência de compra. Em relação à piora na percepção de oferta de lojas físicas, esta seria afetada positivamente por certas normas subjetivas externas e negativamente pela satisfação do cliente com suas compras realizadas ao longo da pandemia.
Keywords in original language : Ecommerce
Vestuário
Pandemia
Moda
Varejo
Abstract: Even though the emergence of the COVID-19 pandemic has affected everyone in a negative way and in several aspects, a unique opportunity for studies concerning consumer behavior and its necessity for better effectiveness of business strategies has become evident. Building on the article by Julia Koch, Britta Frommeyer, and Gerhard Schewe (2020), this paper aims to better understand how the COVID-19 pandemic has accelerated the use of online platforms for apparel shopping, as well as consumer perceptions of physical stores and increased shopping frequency. The purpose of this study is to compare the importance of subjective norms and utilitarian and hedonic motives, and their respective relations with the brazilian consumption pattern in the apparel market. The results found would be that certain utilitarian variables, internal and external subjective norms positively affect the use of the internet as a means of consumption and purchase frequency. In relation to the worsening of the perception of physical stores, this would be positively affected by particular external subjective norms and negatively by customer satisfaction with their purchases throughout the pandemic.
Keywords (english terms): Ecommerce
Apparel
Pandemics
Fashion
Retail
Language: Português
CNPq Area: Ciências Exatas e da Terra
Copyright: TODOS OS DOCUMENTOS DESTA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM
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