Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/5700
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Sustentabilidade Corporativa: motivadores, estratégias e resultados
Author: Mata, Vinícius Kronfly da
Examination board: Esteves, Nathalia Ramajo
Advisor: Claro, Priscila Borin de Oliveira
Academic degree: Graduação
Publication Date: 2022
Original Abstract: Stakeholders relevantes têm aumentado a pressão para que as corporações, por meio da sustentabilidade, alinhem sua geração de resultado financeiro a criação de valor socioambiental. Este estudo busca compreender como a adoção da sustentabilidade tem se dado no Brasil ao identificar quais tem sido os principais motivadores, estratégias e resultados das empresas em sua implementação. A pesquisa possui caráter exploratório, ao fazer uma investigação de dados qualitativos coletados por meio de entrevistas a empresas de capital aberto no Brasil. Os achados apontam que a aplicação de estratégias de sustentabilidade, com o apoio da alta liderança, tem se dado nas atividades-foco do negócio, gerando valor financeiro a partir da criação de valor socioambiental. A pesquisa também sugere que um melhor custo de capital tem sido um motivador (e um resultado) predominante da implementação da sustentabilidade corporativa.
Keywords in original language : Sustentabilidade
Geração de valor
Motivadores
Estratégias
Resultados
Abstract: Relevant stakeholders have increased pressure for corporations, through sustainability, to align their generation of financial results with the creation of socio-environmental value. This study seeks to understand how the adoption of sustainability has taken place in Brazil by identifying which have been the main drivers, strategies and results of companies in their implementation. This exploratory research investigates qualitative data collected through interviews with publicly traded companies in Brazil. The findings indicate that the application of sustainability strategies, with the support of senior leadership, has taken place in the core activities of the business, generating financial value from the creation of socio-environmental value. Research also suggests that a better cost of capital has been a predominant driver (and outcome) of implementing corporate sustainability.
Keywords (english terms): Sustainability
Value generation
Drivers
Strategies
Payoffs
Language: Português
CNPq Area: Ciências Exatas e da Terra
Copyright: TODOS OS DOCUMENTOS DESTA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM
Appears in Collections:Graduação em Economia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Vinícius Kronfly da Mata_Trabalho.pdfVinícius Kronfly da Mata_Trabalho423.75 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Vinícius Kronfly da Mata_Termo Autorização.pdfVinícius Kronfly da Mata_Termo Autorização547.45 kBAdobe PDFView/Open

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.