Sustentabilidade Corporativa: motivadores, estratégias e resultados
Autores
Mata, Vinícius Kronfly da
Orientador
Co-orientadores
Citações na Scopus
Tipo de documento
Trabalho de Conclusão de Curso
Data
2022
Resumo
Stakeholders relevantes têm aumentado a pressão para que as corporações, por meio da sustentabilidade, alinhem sua geração de resultado financeiro a criação de valor socioambiental. Este estudo busca compreender como a adoção da sustentabilidade tem se dado no Brasil ao identificar quais tem sido os principais motivadores, estratégias e resultados das empresas em sua implementação. A pesquisa possui caráter exploratório, ao fazer uma investigação de dados qualitativos coletados por meio de entrevistas a empresas de capital aberto no Brasil. Os achados apontam que a aplicação de estratégias de sustentabilidade, com o apoio da alta liderança, tem se dado nas atividades-foco do negócio, gerando valor financeiro a partir da criação de valor socioambiental. A pesquisa também sugere que um melhor custo de capital tem sido um motivador (e um resultado) predominante da implementação da sustentabilidade corporativa.
Palavras-chave
Sustentabilidade; Geração de valor; Motivadores; Estratégias; Resultados
Titulo de periódico
URL da fonte
Título de Livro
URL na Scopus
Idioma
Português
Notas
Membros da banca
Esteves, Nathalia Ramajo
Área do Conhecimento CNPQ
Ciências Exatas e da Terra