O impacto da formação inicial docente via EaD sobre o novo estudante de Pedagogia

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Autores

Serebrinic, Vivian Jacobsohn

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Tipo de documento

Dissertação

Data

2022

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Resumo

A formação inicial docente no Brasil encontra-se hoje concentrada majoritariamente em instituições privadas, na modalidade à distância. Os cursos EaD, em especial, já representam 68% das matrículas no curso superior de Pedagogia (2019), e seguem crescendo em participação nos últimos anos. Em paralelo, o perfil do estudante vem mudando, com uma tendência de crescimento dos alunos sem experiência prévia em docência. Dada a relevância da qualidade dos professores no aprendizado de seus alunos, e o intuito da formação inicial em aprimorar a qualificação docente, faz-se necessário uma avaliação mais robusta da eficácia dos cursos EaD, vis-à-vis os cursos presenciais. Esse estudo visa contribuir para essa questão, avaliando os resultados no ENADE (Exame Nacional do Ensino Superior) de estudantes similares em características observáveis, mas que diferem quanto à modalidade do curso de Pedagogia frequentado. A análise encontrou que os estudantes da modalidade EaD apresentaram notas 0,20 desvios-padrão menor que os da modalidade presencial. Além disso, essa diferença foi significativamente maior entre estudantes sem experiência em magistério, sugerindo um impacto maior da modalidade de ensino dentre esse perfil de aluno, que caminha para tornar-se preponderante.

Palavras-chave

Pedagogia; Ensino à Distância; Formação Inicial Docente; EaD

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Sinopse

Objetivos de aprendizagem

Idioma

Português

Notas

Membros da banca

Madeira, Ricardo de Abreu

Área do Conhecimento CNPQ

Ciências Sociais Aplicadas

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