Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.insper.edu.br/handle/11224/646
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Pirataria de música digital: uma análise do consumidor
Authors: Alvim, Bruno Canongia Baeta
Examination board: Strehlau, Vivian Iara
Melo, Carlos Alberto Furtado de
Advisor: Kirschbaum, Charles
Publication Date: 2009
Original Abstract: Esse trabalho analisa a conjuntura da pirataria e do consumidor de música digital , através do estudo da história da pirataria musical e da Web 2.0, aliada a uma pesquisa de opinião realizada com estudantes universitários, para descobrir o que a indústria musical poderia fazer para diminuir esse tipo de pirataria, ou ao menos aumentar suas receitas com a nova realidade, baseada no que o estudante universitário, consumidor de downloads ilegais, pensa a respeito desse tema, e quais as características de modelos de venda de música digital que podem atraí-lo para esse consumo. Os resultados da pesquisa e das análises do autor mostram que as características legalidade, facilidade no download e popularidade do modelo de venda de música digital são importantes para esse consumidor e têm uma relação positiva com o fato de uma pessoa, na amostra pesquisada, admitir a possibilidade aumentar seu consumo de downloads legais. Além disso, uma atenção especial também deve ser dada a outras características, como a segurança nas transações.
Keywords in original language : Música digital
Consumidor
Web 2.0
Abstract: This work analyses the conjuncture of digital music piracy and consumer, through the study of the history of music piracy and the Web 2.0, associated to a survey conducted among university students, to find out what the music industry could do to diminish this kind of piracy, or at least increase its revenues amongst the new reality, based on what the university student, illegal download consumer, thinks about the matter, and what characteristics of digital music selling models might attract him to this consumption. The results of the survey and the analyses by the author show that the characteristics legality, easy approach to download music and popularity of the digital music selling model are important to this consumer and have a positive relation with the fact of a person, among the survey sample, admitting the possibility to raise its consumption of legal downloads. Besides that, a special attention should be given to other characteristics, like the trade security.
Language: Português
Copyright: Todos os documentos desta Coleção podem ser acessados, mantendo-se os direitos dos autores pela citação da origem.
Appears in Collections:Graduação em Economia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Bruno Canongia Baeta Alvim_trabalho.pdfTexto Completo208.88 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Bruno Canongia Baeta Alvim_aluno.pdfIndisponível - Autorização Aluno89.84 kBAdobe PDFView/Open

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.