Analbetismo funcional no Brasil: um estudo em pseudo-painel

Carregando...
Imagem de Miniatura
Co-orientadores
Citações na Scopus
Tipo de documento
Dissertação
Data
2014
Título da Revista
ISSN da Revista
Título do Volume
Projetos de Pesquisa
Unidades Organizacionais
Fascículo
Resumo
Este estudo utiliza dados do INAF Brasil (Indice de Alfabetismo Funcional) de 2001 a 2011 para examinar o impacto da educação e da renda sobre o nível de alfabetismo funcional dos indivíduos, através de um modelo em pseudo-painel. Os resultados revelamque o nível educacional da mãe tem impacto significativo na determinação do grau de alfabetismo funcional, porém seu efeito é reduzido ao incluirmos a escolaridade do prório entrevistado no modelo. Essa informação se mostra esssencial, contribuindo de forma considerável para a explicação da variabilidade dos scores de alfabetismofuncional do INAp. O estudo ainda conclui que a influência da educação dos paissobre o alfabetismo é indireta, uma vez que ela se dá pela escolaridade atingida pelo indivíduo.

Titulo de periódico
URL da fonte
Título de Livro
URL na Scopus
Idioma
Português
Notas
Membros da banca
Madalozzo, Regina Carla
Tavares, Priscila De Albuquerque
Área do Conhecimento CNPQ
Citação