Analbetismo funcional no Brasil: um estudo em pseudo-painel
Autores
Pietro, Tassyo Clemente De
Orientador
Co-orientadores
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Tipo de documento
Dissertação
Data
2014
Resumo
Este estudo utiliza dados do INAF Brasil (Indice de Alfabetismo Funcional) de 2001 a 2011 para examinar o impacto da educação e da renda sobre o nível de alfabetismo funcional dos indivíduos, através de um modelo em pseudo-painel. Os resultados revelamque o nível educacional da mãe tem impacto significativo na determinação do grau de alfabetismo funcional, porém seu efeito é reduzido ao incluirmos a escolaridade do prório entrevistado no modelo. Essa informação se mostra esssencial, contribuindo de forma considerável para a explicação da variabilidade dos scores de alfabetismofuncional do INAp. O estudo ainda conclui que a influência da educação dos paissobre o alfabetismo é indireta, uma vez que ela se dá pela escolaridade atingida pelo indivíduo.
Palavras-chave
Analfabetismo funcional; Alfabetismo; Inaf; Pseudo-painel; Educação; Functional illiteracy; literacy; Pseudo panel; Education
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Idioma
Português
Notas
Membros da banca
Madalozzo, Regina Carla
Tavares, Priscila De Albuquerque