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Type: Dissertação
Title: Efeitos do momento de entrada e da estratégia de imitação no desempenho mercadológico das firmas: uma análise do setor farmacêutico brasileiro.
Authors: Paula, Marcio Luiz De
Examination board: Claro, Danny Pimentel
Saes, Maria Sylvia Macchione
Advisor: Barros, Henrique Machado
Publication Date: 2014
Original Abstract: Este trabalho tem como objetivo avaliar os efeitos do tempo de entrada dos imitadores na capacidade deles superarem os inovadores em participação de mercado. Avaliou-se também qual estratégia de imitação (i.e. diferenciação ou imitação pura) teria maior probabilidade de levar o imitador a superar o inovador. Foram analisados dados de 114 firmas farmacêuticas que comercializaram no Brasil 86 tecnologias de uso oral para cardiologia, entre 2010 e 2013. O painel de 3284 observações foi submetido a análises de regressão probit. Concluiu-se que para cada ano adicional de defasagem de lançamento entre inovador e imitador a probabilidade de o imitador em superar o inovador diminui 1,2%. Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas que justificasse a superioridade de uma estratégia de imitação sobre a outra. A imitação pura, entretanto, demonstrou atenuar os efeitos negativos do tempo no desempenho de mercado das firmas.
Keywords in original language : Inovação
Imitação
Desempenho
Mercado brasileiro
Indústria farmacêutica
Brasil
Innovation
Imitation
Performance
Brazilian Market
Pharmaceutical industry
Brazil
Abstract: The objective of this work is to evaluate the entry timing effect of imitative products on their capacity to overcome innovators’ market share. It was also evaluated which imitation strategy (eg. pure imitation or differentiation) has greater probability to succeed innovator. Data from 114 pharmaceutical companies which commercialized 86 cardiology oral technologies in Brazil, between 2010 and 2013, were evaluated. A panel of 3,284 observations was submitted to probit regression analyses. It was concluded that for each additional year lagged between innovator and imitator product launch, the probability of imitator overcome innovator dropped 1.2%. There was no statistically significant difference that would justify the superiority of one imitation strategy upon another. Pure imitation, however, was showed to attenuate the negative effects of time lagging on companies’ market performance
Language: Português
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Administração

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