Corporate strategy development: International distance model for the Brazilian market.

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Autores

Wisniewski, Bartosz Pawel

Co-orientadores

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Tipo de documento

Dissertação

Data

2013

Unidades Organizacionais

Resumo

Este estudo tem como objetivo entender e analisar os fatores de maior importância na entrada de empresas estrangeiras no mercado brasileiro através da exportação. Os fatores em causa podem se definir através do conceito de distancia entre o Brasil e o pais exportador, tendo sido explorado na literatura existente através do Modelo Internacional de Distancia. Assim, este modelo foi aplicado a uma empresa polonês exportadora para o mercado brasileiro de forma a explicitar melhor este conceito através de um caso real. Tendo por base uma análise de correlação dos valores das importações brasileiras por país, este estudo apresenta duas hipóteses que se relacionam com ambas as partes administrativa e geográfica do Modelo Internacional de Distancia. Concluiu-se que as empresas estrangeiras que entraram no mercado brasileiro através da exportação não devem encarar a falta de entendimento mutuo na dimensão administrativa, e a existência de uma grande distancia geográfica, como barreiras à exportação. O Modelo Internacional de Distancia é também suportado por um estudo de caso de uma empresa polonês exportadora para o mercado brasileiro, revelando que no caso de a distancia entre os dois países ser grande, a diferença entre eles pode desvendar oportunidades de negócio que não poderiam ser exploradas no mercado local.

Palavras-chave

Exportação; Importação; Estratégia de internationalização; Brasil; Estratégia empresarial; Export; Import; Internationalization strategy; Brazil; Corporate strategy

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Idioma

Português

Notas

Membros da banca

Barros, Henrique Machado
Mata, Maria Eugênia
Santos, Vasco

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